Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA DOSAGEM DE CONCRETO CONVENCIONAL COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DA ENGENHARIA CIVIL

Palavra-chaves: DOSAGEM, CONCRETO, APLICATIVO DIDÁTICO, PROGRAMAÇÃO, PROGRAMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Na engenharia o uso de softwares tem crescido, o que demonstra a necessidade de atualizar as metodologias de ensino, transformando a tecnologia em uma ferramenta capaz de dinamizar o processo de aprendizagem. Dentre os softwares disponíveis, ganha destaque os aplicativos móveis (Apps), que por serem instalados em smartphones têm a grande vantagem de quase sempre estarem em mãos. Nas disciplinas da área de estruturas do curso de Engenharia Civil, há constantemente a necessidade da realização de extensas marchas de cálculo, em que por vezes é necessária a análise de ábacos, tabelas e fórmulas, tornando o processo ainda mais demorado e trabalhoso. Essa dificuldade se estende ao ambiente profissional. Durante as atividades de campo, o engenheiro costumeiramente se depara com a necessidade de fazer cálculos (nem sempre rápidos e simples) para resolução de problemas ou proposição de soluções. Uma das situações que dia após dia se repete nas obras é a de determinação ou verificação da dosagem correta do concreto. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo desenvolver um aplicativo intitulado CCC. beta 1.0 para smartphones com sistema operacional Android capaz de calcular o traço unitário em peso (TUP) de concretos convencionais por meio das metodologias propostas pelo American Concrete Institute (ACI) e pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Com este fim foi feita uma breve revisão bibliográfica sobre os métodos de dosagem propostos e os parâmetros que devem ser considerados. Para verificar a acurácia do CCC. beta 1.0 os dados de saída do App foram comparados com resultados de dosagens calculadas manualmente, além disso foram analisadas comparativamente as respostas obtidas nos métodos de dosagem ACI e ABCP, pelo CCC. beta 1.0. Frente aos resultados atesta-se a eficácia do aplicativo, o qual pode ser considerado um recurso didático auxiliar no ensino da engenharia, capaz de motivar os alunos e despertá-los para o conteúdo, conduzindo-os à análise crítica dos resultados a partir de diferentes métodos de dosagem.

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