Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 255
DIÁLOGO E INTERVENÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA COM ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO

Palavra-chaves: FRACASSO ESCOLAR, VULNERABILIDADE SOCIAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho descreve o projeto de extensão que atende três (03) escolas públicas da cidade de João Pessoa/PB em que se encontram matriculados adolescentes residentes em Casas de Acolhimento. Este projeto é a ampliação do trabalho realizado no PROBEX/2016 quando na ocasião atendemos os adolescentes residentes em Casas de Acolhimento com o objetivo de contribuir com a melhoria do processo de aprendizagem destes, potencializando a conexão entre o Ensino Superior e a Educação Básica. O objetivo do projeto é possibilitar a formação acadêmica e cidadã de discentes da graduação e profissionais da educação vinculados às escolas da Rede Publica Municipal e/ou Estadual, nas quais estudam os adolescentes que apresentam distorção idade/ano na escola. Verificou-se junto ao projeto realizado em 2016, despreparo de professores e funcionários em relação aos estudantes que vivenciam situações de vulnerabilidade social e de alta complexidade, tratando-os com indiferença e insensibilidade na mediação do processo de escolarização. Para tanto, iniciamos os contatos com os gestores e supervisores escolares para apresentar a proposta do projeto de extensão e consequentemente, a sua aprovação no âmbito destas instituições. Vislumbramos através deste projeto, realizar oficinas e círculos de diálogo nas escolas, articulando a realidade dos adolescentes residentes em casas de acolhimento, sensibilizando os profissionais da educação para maior atendimento na mediação da aprendizagem destes estudantes, que além de vivenciarem situações de risco, precisam lidar com o consequente insucesso escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.