DIALOGANDO ENTRE MEIO AMBIENTE E CINEMA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE UMA OFICINA DE VÍDEO AMBIENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36444 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4618 "inscrito_id" => 9129 "titulo" => "DIALOGANDO ENTRE MEIO AMBIENTE E CINEMA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE UMA OFICINA DE VÍDEO AMBIENTAL" "resumo" => "O presente trabalho busca relatar a experiência de uma oficina de vídeo ambiental desenvolvida com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas do Recife, Pernambuco, tendo como fundamentos a perspectiva crítica da educação ambiental e o potencial do cinema como ferramenta pedagógica. A educação ambiental crítica se propõe a refletir e mudar valores, hábitos e atitudes individuais e coletivas, buscando a transformação e construção de uma nova sociedade. O cinema pode ser um importante aliado nesse processo, uma vez que permite a releitura do mundo e desenvolve o protagonismo, a sensibilidade, a coletividade e a responsabilidade dos envolvidos na produção audiovisual. Tal oficina foi desenvolvida ao longo de cinco dias e trabalhou, de forma interligada, aspectos teóricos e práticos da educação ambiental e do cinema, sendo produzidos ao final dois curta-metragens. A avaliação das atividades ocorreu a partir de dinâmicas realizadas com os próprios alunos e reflexões de auto-avaliação desenvolvidas pelas ministrantes. Os alunos de ambas as escolas avaliaram positivamente as ações, em particular as discussões acerca do conceito de meio ambiente e dos elementos da composição fotográfica, além das experiências práticas de produção audiovisual no campo ambiental. Apontaram como necessidades de aperfeiçoamento a etapa de edição, que poderia ser trabalhada mais coletivamente. Concebemos que as atividades desenvolvidas não possuem um fim por si só, mas apresentam grandes possibilidades de transformação dos jovens e comunidades envolvidas, seja devido à percepção diferenciada de mundo que o fazer cinema possibilita desenvolver, além de fortalecer a auto-estima e a capacidade de trabalhar e gerar um produto coletivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, AUDIOVISUAL, CINEMA AMBIENTAL, ESCOLA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID9129_16102017231108.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE ANDRADE DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "DANIELE CARVALHO" "autor_email" => "daniele.acarvalho@gmail.c" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36444 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4618 "inscrito_id" => 9129 "titulo" => "DIALOGANDO ENTRE MEIO AMBIENTE E CINEMA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE UMA OFICINA DE VÍDEO AMBIENTAL" "resumo" => "O presente trabalho busca relatar a experiência de uma oficina de vídeo ambiental desenvolvida com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas do Recife, Pernambuco, tendo como fundamentos a perspectiva crítica da educação ambiental e o potencial do cinema como ferramenta pedagógica. A educação ambiental crítica se propõe a refletir e mudar valores, hábitos e atitudes individuais e coletivas, buscando a transformação e construção de uma nova sociedade. O cinema pode ser um importante aliado nesse processo, uma vez que permite a releitura do mundo e desenvolve o protagonismo, a sensibilidade, a coletividade e a responsabilidade dos envolvidos na produção audiovisual. Tal oficina foi desenvolvida ao longo de cinco dias e trabalhou, de forma interligada, aspectos teóricos e práticos da educação ambiental e do cinema, sendo produzidos ao final dois curta-metragens. A avaliação das atividades ocorreu a partir de dinâmicas realizadas com os próprios alunos e reflexões de auto-avaliação desenvolvidas pelas ministrantes. Os alunos de ambas as escolas avaliaram positivamente as ações, em particular as discussões acerca do conceito de meio ambiente e dos elementos da composição fotográfica, além das experiências práticas de produção audiovisual no campo ambiental. Apontaram como necessidades de aperfeiçoamento a etapa de edição, que poderia ser trabalhada mais coletivamente. Concebemos que as atividades desenvolvidas não possuem um fim por si só, mas apresentam grandes possibilidades de transformação dos jovens e comunidades envolvidas, seja devido à percepção diferenciada de mundo que o fazer cinema possibilita desenvolver, além de fortalecer a auto-estima e a capacidade de trabalhar e gerar um produto coletivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, AUDIOVISUAL, CINEMA AMBIENTAL, ESCOLA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID9129_16102017231108.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE ANDRADE DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "DANIELE CARVALHO" "autor_email" => "daniele.acarvalho@gmail.c" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }