Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE, MÉTODO INVESTIGATIVO, RELATO DE ESTÁGIO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38609
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4506
    "inscrito_id" => 8786
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo no formato de relato de experiência narra à vivência de uma licencianda no campo do estágio Supervisionado do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Descreve a elaboração e resultados de uma sequência didática, tendo como fundamentação metodológica o ensino por investigação de Campos e Nigro (1999), utilizando diferentes estratégias, como: experimento, situação-problema, análises de dados, leitura e interpretação. Essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. Assim, a fim de que os alunos consigam fazer uma compreensão de mundo e tenham possibilidades de inferir sobre ele, é primordial que aprendam a pensar sistematicamente, e os processos da ciência auxiliam no aprimoramento desta capacidade. Este relato ressalta a importância da formação do docente e o impacto na formação dos seus futuros alunos. O objetivo é relatar criticamente a sequência didática executada, expondo suas fragilidades e potencialidades no ensino de ecologia em uma escola pública com a turma do 6º ano do ensino fundamental II, localizada em Parnamirim-RN. A experiência de estagiar permitiu constatar que a prática de novas metodologias traz novos desafios para os alunos que estão geralmente habituados a passividade, mas desafios que são naturalmente superáveis com a praxe de metodologias ativas que envolvam os processos de ensino e aprendizagem da Ciência. Ao docente em formação o ato planejar e executar a proposta que seja significativa ao aluno dentro do que é realmente estabelecido na literatura como ensino investigativo foi uma experiência rica e com certeza agregou conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE, MÉTODO INVESTIGATIVO, RELATO DE ESTÁGIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8786_16102017222901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA LETÍCIA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "paulaleticia82@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38609
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4506
    "inscrito_id" => 8786
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo no formato de relato de experiência narra à vivência de uma licencianda no campo do estágio Supervisionado do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Descreve a elaboração e resultados de uma sequência didática, tendo como fundamentação metodológica o ensino por investigação de Campos e Nigro (1999), utilizando diferentes estratégias, como: experimento, situação-problema, análises de dados, leitura e interpretação. Essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. Assim, a fim de que os alunos consigam fazer uma compreensão de mundo e tenham possibilidades de inferir sobre ele, é primordial que aprendam a pensar sistematicamente, e os processos da ciência auxiliam no aprimoramento desta capacidade. Este relato ressalta a importância da formação do docente e o impacto na formação dos seus futuros alunos. O objetivo é relatar criticamente a sequência didática executada, expondo suas fragilidades e potencialidades no ensino de ecologia em uma escola pública com a turma do 6º ano do ensino fundamental II, localizada em Parnamirim-RN. A experiência de estagiar permitiu constatar que a prática de novas metodologias traz novos desafios para os alunos que estão geralmente habituados a passividade, mas desafios que são naturalmente superáveis com a praxe de metodologias ativas que envolvam os processos de ensino e aprendizagem da Ciência. Ao docente em formação o ato planejar e executar a proposta que seja significativa ao aluno dentro do que é realmente estabelecido na literatura como ensino investigativo foi uma experiência rica e com certeza agregou conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE, MÉTODO INVESTIGATIVO, RELATO DE ESTÁGIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8786_16102017222901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA LETÍCIA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "paulaleticia82@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo no formato de relato de experiência narra à vivência de uma licencianda no campo do estágio Supervisionado do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Descreve a elaboração e resultados de uma sequência didática, tendo como fundamentação metodológica o ensino por investigação de Campos e Nigro (1999), utilizando diferentes estratégias, como: experimento, situação-problema, análises de dados, leitura e interpretação. Essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. Assim, a fim de que os alunos consigam fazer uma compreensão de mundo e tenham possibilidades de inferir sobre ele, é primordial que aprendam a pensar sistematicamente, e os processos da ciência auxiliam no aprimoramento desta capacidade. Este relato ressalta a importância da formação do docente e o impacto na formação dos seus futuros alunos. O objetivo é relatar criticamente a sequência didática executada, expondo suas fragilidades e potencialidades no ensino de ecologia em uma escola pública com a turma do 6º ano do ensino fundamental II, localizada em Parnamirim-RN. A experiência de estagiar permitiu constatar que a prática de novas metodologias traz novos desafios para os alunos que estão geralmente habituados a passividade, mas desafios que são naturalmente superáveis com a praxe de metodologias ativas que envolvam os processos de ensino e aprendizagem da Ciência. Ao docente em formação o ato planejar e executar a proposta que seja significativa ao aluno dentro do que é realmente estabelecido na literatura como ensino investigativo foi uma experiência rica e com certeza agregou conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.