O presente trabalho faz parte de uma série de intervenções que vêm sendo desenvolvidas em uma escola de referência em ensino médio que é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Observações realizadas na escola indicaram a necessidade de inovação no ensino de química, pois os alunos apresentavam dificuldades no entendimento dos conteúdos. Objetivamos com esta intervenção propor uma abordagem dos conteúdos de forma que eles pudessem interagir mais na aula, tornando-se pesquisadores dos assuntos a partir dos versos do cordel. Sendo assim, buscamos abordar o conteúdo de química através dos versos da literatura de cordel. Também optamos por trabalhar com esta literatura no ensino de química para que possamos preservar este estilo literário e com isso a mesma não venha a ser esquecida pelas futuras gerações. A literatura de cordel é uma cultura peculiar do Nordeste e utilizamos o fator da beleza das rimas para expor através dos versos o assunto e com isso favorecer o interesse dos alunos em aprender química. Foi utilizado o texto do cordel Tabela e cia porque os conteúdos químicos eram condizentes com a ementa da turma de 1º ano. As atividades da intervenção realizada com o cordel foram executadas em quatro etapas. Buscamos saber o conhecimento prévio dos alunos sobre a nova abordagem, realizamos o estudo dos versos, os alunos desenvolveram uma pesquisa a partir dos versos e em seguida obtivemos os resultados finais. Resultados estes que indicaram a aceitação dos alunos acerca da nova abordagem dos conteúdos químicos.