DESMOTIVAÇÃO E INDISCIPLINA ESCOLARUMA REALIDADE DE ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36431 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3037 "inscrito_id" => 1180 "titulo" => "DESMOTIVAÇÃO E INDISCIPLINA ESCOLARUMA REALIDADE DE ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO" "resumo" => """ Neste trabalho, apresentaremos casos de desmotivação e indisciplina escolar, de adolescentes residentes em casas de acolhimento, percebidas na minha experiência como mediadora educacional pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões de Saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas com adolescentes. Esta mediação educacional, ocorre de forma personalizada. Observei na adolescente e não apenas no comportamento dela, mais de outras residentes na casa de acolhimento feminina, esta indisciplina na escola. A resistência ao cumprimento de regras e a desmotivação relacionada a assuntos escolares. O relacionamento da adolescente, com professores, funcionários da escola e colegas, está conflituoso. Existe uma desmotivação em relação aos estudos, de empenho, interesse, de ação e mudança desta realidade que ocasiona inúmeras duvidas de assuntos trabalhados na escola. O que nos remete a aprofundar e estudar sobre a realidade desses (as) adolescentes e tentar compreender quais os motivos que os (as) levam a tais comportamentos. \r\n A metodologia trabalhada nesta pesquisa consiste em abordagem bibliográfica e descritiva. Contando a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Considerando que nossa base de reflexão partiu de leituras de autores que discutem a desmotivação e indisciplina escolar. Como também a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. \r\n A indisciplina é uma constante que está no cotidiano, seja para com eles (as) mesmos (a), ou para com o outro, a agressividade e resistência a normas, regras, e a qualquer coisa que desperte sua revolva, haverá revides com indisciplina e desmotivação. No entanto a reflexão e conhecimento da história de vida desses (a) adolescentes pelos profissionais da educação e demais profissionais que tenham contato com estes adolescentes em situação de acolhimento, irão ter o conhecimento de que, na maioria dos casos suas vidas são registradas por ausência de uma estrutura familiar, de carinho e atenção, afeto, evidenciando um possível motivo para tais comportamentos. No entanto, este conhecimento e reflexão sobre a realidade de vida, estes (as) adolescentes poderá ajudar ao profissional da educação, como também ao profissional na casa de acolhimento a compreender os motivos pelo qual este (a) agi dessa maneira. Podendo surgir alternativas e maneiras de lidar com eles (a), apostando em uma possível mudança em seus comportamentos. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ADOLESCENTE, INDISCIPLINA, DESMOTIVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID1180_02102017212657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGINA MAGALLY ALVES VITORINO" "autor_nome_curto" => "MAGALLY" "autor_email" => "magallyvitorino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36431 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3037 "inscrito_id" => 1180 "titulo" => "DESMOTIVAÇÃO E INDISCIPLINA ESCOLARUMA REALIDADE DE ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO" "resumo" => """ Neste trabalho, apresentaremos casos de desmotivação e indisciplina escolar, de adolescentes residentes em casas de acolhimento, percebidas na minha experiência como mediadora educacional pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões de Saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas com adolescentes. Esta mediação educacional, ocorre de forma personalizada. Observei na adolescente e não apenas no comportamento dela, mais de outras residentes na casa de acolhimento feminina, esta indisciplina na escola. A resistência ao cumprimento de regras e a desmotivação relacionada a assuntos escolares. O relacionamento da adolescente, com professores, funcionários da escola e colegas, está conflituoso. Existe uma desmotivação em relação aos estudos, de empenho, interesse, de ação e mudança desta realidade que ocasiona inúmeras duvidas de assuntos trabalhados na escola. O que nos remete a aprofundar e estudar sobre a realidade desses (as) adolescentes e tentar compreender quais os motivos que os (as) levam a tais comportamentos. \r\n A metodologia trabalhada nesta pesquisa consiste em abordagem bibliográfica e descritiva. Contando a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Considerando que nossa base de reflexão partiu de leituras de autores que discutem a desmotivação e indisciplina escolar. Como também a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. \r\n A indisciplina é uma constante que está no cotidiano, seja para com eles (as) mesmos (a), ou para com o outro, a agressividade e resistência a normas, regras, e a qualquer coisa que desperte sua revolva, haverá revides com indisciplina e desmotivação. No entanto a reflexão e conhecimento da história de vida desses (a) adolescentes pelos profissionais da educação e demais profissionais que tenham contato com estes adolescentes em situação de acolhimento, irão ter o conhecimento de que, na maioria dos casos suas vidas são registradas por ausência de uma estrutura familiar, de carinho e atenção, afeto, evidenciando um possível motivo para tais comportamentos. No entanto, este conhecimento e reflexão sobre a realidade de vida, estes (as) adolescentes poderá ajudar ao profissional da educação, como também ao profissional na casa de acolhimento a compreender os motivos pelo qual este (a) agi dessa maneira. Podendo surgir alternativas e maneiras de lidar com eles (a), apostando em uma possível mudança em seus comportamentos. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ADOLESCENTE, INDISCIPLINA, DESMOTIVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID1180_02102017212657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGINA MAGALLY ALVES VITORINO" "autor_nome_curto" => "MAGALLY" "autor_email" => "magallyvitorino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }