Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES, DESAFIOS DA INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa constitui-se de um estudo acerca das concepções e desafios dos professores de uma Escola do Ensino Médio para a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Determinou-se como questões para serem discutidas: Os professores estão preparados para trabalhar com esses alunos? Quais desafios e concepções os professores têm em relação ao processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência? A pesquisa teve como objetivo analisar os desafios e concepções dos professores sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência. Como pressupostos teóricos foram utilizados autores como: Bardin (1977), Carvalho (2000), Ludke (1986),Mazzotta (1999), Mantoan (2010) , Quixaba (2011), Santos (2007), Serra (2008), Martins (2004), foram também analisados os dispositivos legais como a Política Nacional da Educação Inclusiva (2008), Diretrizes Nacionais para a Educação Especial (2001), Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), Declaração de Salamanca (1994), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2011), Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (2004), Resolução CNE/CEB Nº 02 (2001). A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida em escola de Ensino Médio da rede estadual de ensino da cidade de São Luís- MA. Os sujeitos envolvidos constituíram-se de doze professores dessa escola. Como procedimentos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e de campo. As técnicas de pesquisa foram a entrevista semiestruturada e aplicação de questionários. No tratamento e análise dos dados fez-se uso do método de análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram fatores que estão estritamente ligados à falta de efetivação da Política de Educação Especial numa perspectiva inclusiva. Conclui-se que os professores e a escola não estão preparados para a inclusão de alunos com deficiência.

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