ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS ADOTADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36878 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 278 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS ADOTADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Faz-se necessário olhar o ensino de Ciências presente na escola se queremos melhorar a educação científica. No entanto, práticas educativas tradicionais ainda prevalecem nas escolas, especialmente no nível da educação básica. A problemática desse tipo de ensino está no fato de se destinar apenas pela mera transferência de conteúdo. Nessa perspectiva, o estudo proposto tem como objetivo investigativo avaliar as concepções dos discentes do ensino fundamental sobre as estratégias didático-metodológicas utilizadas pelos professores para se trabalhar os conteúdos de Ciências Naturais. A pesquisa foi desenvolvida no período de 06 de fevereiro a 10 de março de 2017, se deu por meio de aplicação de questionários a 30 alunos matriculados do sexto ao nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Bandarra, localizada no Município de São João do Rio do Peixe – PB. Para a investigação foi utilizada uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo e qualitativo, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa é classificada como levantamento. Os resultados foram analisados por meio da categorização de respostas dos discentes no questionário, utilizando-se também medida de médias e porcentagem nas questões quantitativas. Os resultados apontam que as metodologias adotadas, na concepção dos envolvidos na pesquisa, não estão sendo atrativas, tornando o ensino fragmentado e desinteressante. Conclui-se que os docentes devem procurar novas estratégias didático-metodológicas para incentivar os alunos, e trabalhar temas transversais ao longo das aulas. É preciso que os professores desenvolvam habilidades de novos recursos didáticos, é importante estimular, no ensino de Ciências, a curiosidade natural e a criatividade dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS NATURAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID278_10032017224009.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY DE SOUSA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLY SOUSA" "autor_email" => "danibiologia20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36878 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 278 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS ADOTADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Faz-se necessário olhar o ensino de Ciências presente na escola se queremos melhorar a educação científica. No entanto, práticas educativas tradicionais ainda prevalecem nas escolas, especialmente no nível da educação básica. A problemática desse tipo de ensino está no fato de se destinar apenas pela mera transferência de conteúdo. Nessa perspectiva, o estudo proposto tem como objetivo investigativo avaliar as concepções dos discentes do ensino fundamental sobre as estratégias didático-metodológicas utilizadas pelos professores para se trabalhar os conteúdos de Ciências Naturais. A pesquisa foi desenvolvida no período de 06 de fevereiro a 10 de março de 2017, se deu por meio de aplicação de questionários a 30 alunos matriculados do sexto ao nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Bandarra, localizada no Município de São João do Rio do Peixe – PB. Para a investigação foi utilizada uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo e qualitativo, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa é classificada como levantamento. Os resultados foram analisados por meio da categorização de respostas dos discentes no questionário, utilizando-se também medida de médias e porcentagem nas questões quantitativas. Os resultados apontam que as metodologias adotadas, na concepção dos envolvidos na pesquisa, não estão sendo atrativas, tornando o ensino fragmentado e desinteressante. Conclui-se que os docentes devem procurar novas estratégias didático-metodológicas para incentivar os alunos, e trabalhar temas transversais ao longo das aulas. É preciso que os professores desenvolvam habilidades de novos recursos didáticos, é importante estimular, no ensino de Ciências, a curiosidade natural e a criatividade dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS NATURAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID278_10032017224009.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY DE SOUSA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLY SOUSA" "autor_email" => "danibiologia20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }