CURRÍCULO ESCOLAR EM CONTEXTO AMAZÔNICO: QUAL ESPAÇO DOS SABERES LOCAIS NO CURRÍCULO?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36347 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4288 "inscrito_id" => 8190 "titulo" => "CURRÍCULO ESCOLAR EM CONTEXTO AMAZÔNICO: QUAL ESPAÇO DOS SABERES LOCAIS NO CURRÍCULO?" "resumo" => "Tendo como referência os estudos investigativos realizados no Mestrado e Doutorado (2010-2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAM, pesquisando e orientando estudantes de graduação sobre os saberes locais e sua inserção no currículo escolar na perspectiva de repensar e dar novos significados às práticas curriculares, este artigo pretende descrever os resultados de alguns questionamentos suscitados a partir do contato com docentes colaboradores das escolas que durante a trajetória de pesquisas em campo participaram com dados que geraram debates, inquietações e proposições para estudos no campo do Currículo escolar e os Saberes Locais, sobretudo, na realidade das escolas de Ensino Fundamental em Parintins-Amazonas. Há uma difusa e tensa discussão nas teorias do currículo sobre os conteúdos que realmente importam para serem desenvolvidos em sala de aula com os estudantes. Apple (2006), Moreira; Candau (2008), Santomé (1995), Ghedin (2006), Silva (2010), Moreira e Silva (1995), Geertz (1997), Lopes (1999), dentre outros os quais colocam em pauta posições que contestam a priorização dos saberes científicos e universais em detrimento dos saberes locais e singulares dos grupos culturais. Portanto, pensar um currículo escolar que atenda as distintas realidades é requerer o acesso às múltiplas experiências, valores, costumes e saberes diversos. Portanto serão socializados os resultados de entrevistas com 05 (cinco) docentes do 5º ano do ensino fundamental, articulados à observação realizada em sala de aula. Trata-se de uma reflexão sobre o espaço dos saberes locais do contexto amazonense nas práticas curriculares, salientando a necessidade de convivência entre o local e o universal, o singular e o diverso, pois é importante que o estudante encontre nos currículos vivenciados na escola a conexão com os elementos identitários que constituem as localidades amazônicas. Somente reformular conteúdos, aumentar ou diminuir disciplinas e ementas, seguir parâmetros, diretrizes, bases curriculares ou modificar metodologias, não darão conta das diferentes e complexas realidades que permeiam a escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO ESCOLAR, SABERES LOCAIS, CONTEXTO AMAZÔNICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8190_16102017201237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉZIA SIMÉIA BARBOSA DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KÉZIA BARBOSA" "autor_email" => "keziasimeia40@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36347 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4288 "inscrito_id" => 8190 "titulo" => "CURRÍCULO ESCOLAR EM CONTEXTO AMAZÔNICO: QUAL ESPAÇO DOS SABERES LOCAIS NO CURRÍCULO?" "resumo" => "Tendo como referência os estudos investigativos realizados no Mestrado e Doutorado (2010-2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAM, pesquisando e orientando estudantes de graduação sobre os saberes locais e sua inserção no currículo escolar na perspectiva de repensar e dar novos significados às práticas curriculares, este artigo pretende descrever os resultados de alguns questionamentos suscitados a partir do contato com docentes colaboradores das escolas que durante a trajetória de pesquisas em campo participaram com dados que geraram debates, inquietações e proposições para estudos no campo do Currículo escolar e os Saberes Locais, sobretudo, na realidade das escolas de Ensino Fundamental em Parintins-Amazonas. Há uma difusa e tensa discussão nas teorias do currículo sobre os conteúdos que realmente importam para serem desenvolvidos em sala de aula com os estudantes. Apple (2006), Moreira; Candau (2008), Santomé (1995), Ghedin (2006), Silva (2010), Moreira e Silva (1995), Geertz (1997), Lopes (1999), dentre outros os quais colocam em pauta posições que contestam a priorização dos saberes científicos e universais em detrimento dos saberes locais e singulares dos grupos culturais. Portanto, pensar um currículo escolar que atenda as distintas realidades é requerer o acesso às múltiplas experiências, valores, costumes e saberes diversos. Portanto serão socializados os resultados de entrevistas com 05 (cinco) docentes do 5º ano do ensino fundamental, articulados à observação realizada em sala de aula. Trata-se de uma reflexão sobre o espaço dos saberes locais do contexto amazonense nas práticas curriculares, salientando a necessidade de convivência entre o local e o universal, o singular e o diverso, pois é importante que o estudante encontre nos currículos vivenciados na escola a conexão com os elementos identitários que constituem as localidades amazônicas. Somente reformular conteúdos, aumentar ou diminuir disciplinas e ementas, seguir parâmetros, diretrizes, bases curriculares ou modificar metodologias, não darão conta das diferentes e complexas realidades que permeiam a escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO ESCOLAR, SABERES LOCAIS, CONTEXTO AMAZÔNICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8190_16102017201237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉZIA SIMÉIA BARBOSA DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KÉZIA BARBOSA" "autor_email" => "keziasimeia40@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }