Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEMIÓTICA NA AULA DE LITERATURA: O REALISMO E SUAS REPRESENTAÇÕES

Palavra-chaves: LITERATURA, PROJETO DIDÁTICO, REALISMO, SEMIÓTICA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38605
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4109
    "inscrito_id" => 9189
    "titulo" => "SEMIÓTICA NA AULA DE LITERATURA: O REALISMO E SUAS REPRESENTAÇÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho tem a intenção de expor o projeto didático de tema “Semiótica na aula de literatura: o Realismo e suas representações”, aplicado no 2º ano do curso de eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tal projeto foi desenvolvido por entendermos a importância de construir um ensino de literatura que transpassasse o ensino de história da literatura, como é costumeiramente tradicional nas turmas do Ensino Médio. Para tanto, construímos o projeto em três etapas que permitiram a reflexão e sensibilização da aprendizagem a partir do texto literário; a discussão dos conceitos de literatura e realismo, o contato com a obra literária “Dom Casmurro” e suas adaptações e a posterior escrita de uma resenha crítica sobre contos do autor brasileiro Machado de Assis à escolha dos alunos. Para a realização do referido projeto, ancoramo-nos principalmente no pensamento de Barbosa (2014), sobre a importância do ensino de literatura através de projetos didáticos, e Pignatari (1987) sobre os conhecimentos da área de Semiótica, aplicados na realização do nosso projeto. Percebemos que o projeto teve sucesso por atrair a atenção da turma com suas diversas facetas de leitura; romances, contos, minisséries e resenhas. Além disso, a utilização das novas tecnologias (vídeos do Youtube e apresentações de PowerPoint) potencializou os efeitos pretendidos inicialmente pelo projeto: a imersão nos textos literários. Cremos que sua realização pôs em prática o que dizem os documentos oficiais, a exemplo das Orientações curriculares nacionais, sobre o ensino de literatura; este deve ser reflexivo e sensibilizador na trajetória escolar do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, PROJETO DIDÁTICO, REALISMO, SEMIÓTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID9189_16102017174243.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIELA FERNANDES SALES"
    "autor_nome_curto" => "ARIELA SALES"
    "autor_email" => "ariela.sales@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38605
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4109
    "inscrito_id" => 9189
    "titulo" => "SEMIÓTICA NA AULA DE LITERATURA: O REALISMO E SUAS REPRESENTAÇÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho tem a intenção de expor o projeto didático de tema “Semiótica na aula de literatura: o Realismo e suas representações”, aplicado no 2º ano do curso de eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tal projeto foi desenvolvido por entendermos a importância de construir um ensino de literatura que transpassasse o ensino de história da literatura, como é costumeiramente tradicional nas turmas do Ensino Médio. Para tanto, construímos o projeto em três etapas que permitiram a reflexão e sensibilização da aprendizagem a partir do texto literário; a discussão dos conceitos de literatura e realismo, o contato com a obra literária “Dom Casmurro” e suas adaptações e a posterior escrita de uma resenha crítica sobre contos do autor brasileiro Machado de Assis à escolha dos alunos. Para a realização do referido projeto, ancoramo-nos principalmente no pensamento de Barbosa (2014), sobre a importância do ensino de literatura através de projetos didáticos, e Pignatari (1987) sobre os conhecimentos da área de Semiótica, aplicados na realização do nosso projeto. Percebemos que o projeto teve sucesso por atrair a atenção da turma com suas diversas facetas de leitura; romances, contos, minisséries e resenhas. Além disso, a utilização das novas tecnologias (vídeos do Youtube e apresentações de PowerPoint) potencializou os efeitos pretendidos inicialmente pelo projeto: a imersão nos textos literários. Cremos que sua realização pôs em prática o que dizem os documentos oficiais, a exemplo das Orientações curriculares nacionais, sobre o ensino de literatura; este deve ser reflexivo e sensibilizador na trajetória escolar do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, PROJETO DIDÁTICO, REALISMO, SEMIÓTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID9189_16102017174243.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIELA FERNANDES SALES"
    "autor_nome_curto" => "ARIELA SALES"
    "autor_email" => "ariela.sales@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem a intenção de expor o projeto didático de tema “Semiótica na aula de literatura: o Realismo e suas representações”, aplicado no 2º ano do curso de eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tal projeto foi desenvolvido por entendermos a importância de construir um ensino de literatura que transpassasse o ensino de história da literatura, como é costumeiramente tradicional nas turmas do Ensino Médio. Para tanto, construímos o projeto em três etapas que permitiram a reflexão e sensibilização da aprendizagem a partir do texto literário; a discussão dos conceitos de literatura e realismo, o contato com a obra literária “Dom Casmurro” e suas adaptações e a posterior escrita de uma resenha crítica sobre contos do autor brasileiro Machado de Assis à escolha dos alunos. Para a realização do referido projeto, ancoramo-nos principalmente no pensamento de Barbosa (2014), sobre a importância do ensino de literatura através de projetos didáticos, e Pignatari (1987) sobre os conhecimentos da área de Semiótica, aplicados na realização do nosso projeto. Percebemos que o projeto teve sucesso por atrair a atenção da turma com suas diversas facetas de leitura; romances, contos, minisséries e resenhas. Além disso, a utilização das novas tecnologias (vídeos do Youtube e apresentações de PowerPoint) potencializou os efeitos pretendidos inicialmente pelo projeto: a imersão nos textos literários. Cremos que sua realização pôs em prática o que dizem os documentos oficiais, a exemplo das Orientações curriculares nacionais, sobre o ensino de literatura; este deve ser reflexivo e sensibilizador na trajetória escolar do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.