SALES, Ariela Fernandes. Semiótica na aula de literatura: o realismo e suas representações. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38605>. Acesso em: 23/12/2024 01:56
O presente trabalho tem a intenção de expor o projeto didático de tema “Semiótica na aula de literatura: o Realismo e suas representações”, aplicado no 2º ano do curso de eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tal projeto foi desenvolvido por entendermos a importância de construir um ensino de literatura que transpassasse o ensino de história da literatura, como é costumeiramente tradicional nas turmas do Ensino Médio. Para tanto, construímos o projeto em três etapas que permitiram a reflexão e sensibilização da aprendizagem a partir do texto literário; a discussão dos conceitos de literatura e realismo, o contato com a obra literária “Dom Casmurro” e suas adaptações e a posterior escrita de uma resenha crítica sobre contos do autor brasileiro Machado de Assis à escolha dos alunos. Para a realização do referido projeto, ancoramo-nos principalmente no pensamento de Barbosa (2014), sobre a importância do ensino de literatura através de projetos didáticos, e Pignatari (1987) sobre os conhecimentos da área de Semiótica, aplicados na realização do nosso projeto. Percebemos que o projeto teve sucesso por atrair a atenção da turma com suas diversas facetas de leitura; romances, contos, minisséries e resenhas. Além disso, a utilização das novas tecnologias (vídeos do Youtube e apresentações de PowerPoint) potencializou os efeitos pretendidos inicialmente pelo projeto: a imersão nos textos literários. Cremos que sua realização pôs em prática o que dizem os documentos oficiais, a exemplo das Orientações curriculares nacionais, sobre o ensino de literatura; este deve ser reflexivo e sensibilizador na trajetória escolar do aluno.