Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIAÇÃO DO JOGO A MÚSICA “X” NO AUXÍLIO DAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO APRENDIZADO, OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS, PRÁTICAS METODOLÓGICAS Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36331
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1568
    "inscrito_id" => 5673
    "titulo" => """
      CRIAÇÃO DO JOGO A MÚSICA “X” NO AUXÍLIO DAS AULAS DE \r\n
      MATEMÁTICA
      """
    "resumo" => "O presente artigo mostra a criação de uma nova ferramenta criada para auxiliar no processo de ensino aprendizagem de matemática, em que o objetivo principal é inserir esse material nas atividades complementares de sala de aula focando na aprendizagem das quatro operações fundamentais. Essa ferramenta foi intitulada de Jogo a Música “X”. Para a realização de tal atividade foi necessário ir até o ambiente escolar, onde, a escola escolhida para implementação foi a Escola Estadual Sebastião Gurgel, localizada em Caraúbas-RN. O alvo para essa pesquisa e posterior implementação foram alunos do primeiro ano do ensino médio. Foram feitas observações iniciais na perspectiva de ajudar na identificação dos obstáculos que envolvem o ensino aprendizagem no que diz respeito às operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como também às praticas metodológicas utilizadas pelo professor de matemática. Da análise dos dados cedidos pela escola é notável o baixo rendimento de maior parte dos estudantes da referida instituição de ensino na disciplina de matemática no bimestre II do ano de 2017. Foram feitos testes escritos que refletiram resultados insatisfatórios no desempenho dos alunos, então, foi aplicada a nova proposta metodológica. Ao final do projeto aqui apresentado percebeu-se o melhor aproveitamento das aulas com a participação de todos os estudantes e rendimento educacional no que diz respeito ao conteúdo abordado no jogo envolvendo música. Ao final do acompanhamento e aplicação do material lúdico pôde-se perceber a facilidade com que os alunos resolvem os exercícios propostos na área já explorada usando um método novo que torna a aula mais interessante e eficaz."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZADO, OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS, PRÁTICAS METODOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID5673_10092017225239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSALIA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÁLIA SILVA"
    "autor_email" => "rosaliagomes01@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36331
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1568
    "inscrito_id" => 5673
    "titulo" => """
      CRIAÇÃO DO JOGO A MÚSICA “X” NO AUXÍLIO DAS AULAS DE \r\n
      MATEMÁTICA
      """
    "resumo" => "O presente artigo mostra a criação de uma nova ferramenta criada para auxiliar no processo de ensino aprendizagem de matemática, em que o objetivo principal é inserir esse material nas atividades complementares de sala de aula focando na aprendizagem das quatro operações fundamentais. Essa ferramenta foi intitulada de Jogo a Música “X”. Para a realização de tal atividade foi necessário ir até o ambiente escolar, onde, a escola escolhida para implementação foi a Escola Estadual Sebastião Gurgel, localizada em Caraúbas-RN. O alvo para essa pesquisa e posterior implementação foram alunos do primeiro ano do ensino médio. Foram feitas observações iniciais na perspectiva de ajudar na identificação dos obstáculos que envolvem o ensino aprendizagem no que diz respeito às operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como também às praticas metodológicas utilizadas pelo professor de matemática. Da análise dos dados cedidos pela escola é notável o baixo rendimento de maior parte dos estudantes da referida instituição de ensino na disciplina de matemática no bimestre II do ano de 2017. Foram feitos testes escritos que refletiram resultados insatisfatórios no desempenho dos alunos, então, foi aplicada a nova proposta metodológica. Ao final do projeto aqui apresentado percebeu-se o melhor aproveitamento das aulas com a participação de todos os estudantes e rendimento educacional no que diz respeito ao conteúdo abordado no jogo envolvendo música. Ao final do acompanhamento e aplicação do material lúdico pôde-se perceber a facilidade com que os alunos resolvem os exercícios propostos na área já explorada usando um método novo que torna a aula mais interessante e eficaz."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO APRENDIZADO, OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS, PRÁTICAS METODOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID5673_10092017225239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSALIA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÁLIA SILVA"
    "autor_email" => "rosaliagomes01@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo mostra a criação de uma nova ferramenta criada para auxiliar no processo de ensino aprendizagem de matemática, em que o objetivo principal é inserir esse material nas atividades complementares de sala de aula focando na aprendizagem das quatro operações fundamentais. Essa ferramenta foi intitulada de Jogo a Música “X”. Para a realização de tal atividade foi necessário ir até o ambiente escolar, onde, a escola escolhida para implementação foi a Escola Estadual Sebastião Gurgel, localizada em Caraúbas-RN. O alvo para essa pesquisa e posterior implementação foram alunos do primeiro ano do ensino médio. Foram feitas observações iniciais na perspectiva de ajudar na identificação dos obstáculos que envolvem o ensino aprendizagem no que diz respeito às operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como também às praticas metodológicas utilizadas pelo professor de matemática. Da análise dos dados cedidos pela escola é notável o baixo rendimento de maior parte dos estudantes da referida instituição de ensino na disciplina de matemática no bimestre II do ano de 2017. Foram feitos testes escritos que refletiram resultados insatisfatórios no desempenho dos alunos, então, foi aplicada a nova proposta metodológica. Ao final do projeto aqui apresentado percebeu-se o melhor aproveitamento das aulas com a participação de todos os estudantes e rendimento educacional no que diz respeito ao conteúdo abordado no jogo envolvendo música. Ao final do acompanhamento e aplicação do material lúdico pôde-se perceber a facilidade com que os alunos resolvem os exercícios propostos na área já explorada usando um método novo que torna a aula mais interessante e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.