Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO SOFTWARE MODELLUS EM AMBIENTE VIRTUAL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA;

Palavra-chaves: MODELLUS, PEER INSTRUCTION, ENSINO DE FÍSICA, MECÂNICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38845
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2965
    "inscrito_id" => 4281
    "titulo" => "USO DO SOFTWARE MODELLUS EM AMBIENTE VIRTUAL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA;"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de um estudo sobre o ensino de física, tendo como objetivo promover a motivação e uma aprendizagem ativa entre estudantes do ensino médio, matriculados em cursos técnicos de agropecuária e agroindústria de uma instituição pública, no estado de Pernambuco, no âmbito da disciplina de Física. Aqui trazemos um recorte de nosso trabalho, destacando a associação, em sala de aula, do software Modellus, com a abordagem inspirada na Peer Instruction (Aprendizagem aos pares) de Eric Mazur, com a finalidade de explorar a aprendizagem, por meio da interação, cooperação e colaboração entre os alunos. Nesse contexto, ao escolhermos o Modellus, que é um software de modelagem computacional, que não exige um conhecimento avançado de programação, partimos do pressuposto que a situação didática construída poderia favorecer o diálogo entre os alunos e professor, de maneira mais livre, permitindo assim a expressividade dos alunos, inclusive das suas dúvidas e indagações. Os resultados indicam que a abordagem escolhida aponta para um forte avanço na participação e motivação dos estudantes nas aulas de física, afinal a assiduidade da turma, que antes ficava em torno de 50%, alcança 90%. O trabalho foi desenvolvido para atender o máximo de conteúdos da mecânica, como cinemática, movimento uniforme e variado, a segunda Lei de Newton relacionando com a as equações dos movimentos, Energia Potencia, Energia Cinética e suas Conservações, relacionando com a queda livre, durante todo o processo sempre procuramos buscar soluções que envolvesse os conteúdos estudados anteriormente, mostrando ao aluno que a natureza não trabalha isoladamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MODELLUS, PEER INSTRUCTION, ENSINO DE FÍSICA, MECÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4281_29092017165741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALTER DE ASSIS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "VALTER DANTAS"
    "autor_email" => "valter.adantas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38845
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2965
    "inscrito_id" => 4281
    "titulo" => "USO DO SOFTWARE MODELLUS EM AMBIENTE VIRTUAL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FÍSICA;"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de um estudo sobre o ensino de física, tendo como objetivo promover a motivação e uma aprendizagem ativa entre estudantes do ensino médio, matriculados em cursos técnicos de agropecuária e agroindústria de uma instituição pública, no estado de Pernambuco, no âmbito da disciplina de Física. Aqui trazemos um recorte de nosso trabalho, destacando a associação, em sala de aula, do software Modellus, com a abordagem inspirada na Peer Instruction (Aprendizagem aos pares) de Eric Mazur, com a finalidade de explorar a aprendizagem, por meio da interação, cooperação e colaboração entre os alunos. Nesse contexto, ao escolhermos o Modellus, que é um software de modelagem computacional, que não exige um conhecimento avançado de programação, partimos do pressuposto que a situação didática construída poderia favorecer o diálogo entre os alunos e professor, de maneira mais livre, permitindo assim a expressividade dos alunos, inclusive das suas dúvidas e indagações. Os resultados indicam que a abordagem escolhida aponta para um forte avanço na participação e motivação dos estudantes nas aulas de física, afinal a assiduidade da turma, que antes ficava em torno de 50%, alcança 90%. O trabalho foi desenvolvido para atender o máximo de conteúdos da mecânica, como cinemática, movimento uniforme e variado, a segunda Lei de Newton relacionando com a as equações dos movimentos, Energia Potencia, Energia Cinética e suas Conservações, relacionando com a queda livre, durante todo o processo sempre procuramos buscar soluções que envolvesse os conteúdos estudados anteriormente, mostrando ao aluno que a natureza não trabalha isoladamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MODELLUS, PEER INSTRUCTION, ENSINO DE FÍSICA, MECÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4281_29092017165741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALTER DE ASSIS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "VALTER DANTAS"
    "autor_email" => "valter.adantas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho é fruto de um estudo sobre o ensino de física, tendo como objetivo promover a motivação e uma aprendizagem ativa entre estudantes do ensino médio, matriculados em cursos técnicos de agropecuária e agroindústria de uma instituição pública, no estado de Pernambuco, no âmbito da disciplina de Física. Aqui trazemos um recorte de nosso trabalho, destacando a associação, em sala de aula, do software Modellus, com a abordagem inspirada na Peer Instruction (Aprendizagem aos pares) de Eric Mazur, com a finalidade de explorar a aprendizagem, por meio da interação, cooperação e colaboração entre os alunos. Nesse contexto, ao escolhermos o Modellus, que é um software de modelagem computacional, que não exige um conhecimento avançado de programação, partimos do pressuposto que a situação didática construída poderia favorecer o diálogo entre os alunos e professor, de maneira mais livre, permitindo assim a expressividade dos alunos, inclusive das suas dúvidas e indagações. Os resultados indicam que a abordagem escolhida aponta para um forte avanço na participação e motivação dos estudantes nas aulas de física, afinal a assiduidade da turma, que antes ficava em torno de 50%, alcança 90%. O trabalho foi desenvolvido para atender o máximo de conteúdos da mecânica, como cinemática, movimento uniforme e variado, a segunda Lei de Newton relacionando com a as equações dos movimentos, Energia Potencia, Energia Cinética e suas Conservações, relacionando com a queda livre, durante todo o processo sempre procuramos buscar soluções que envolvesse os conteúdos estudados anteriormente, mostrando ao aluno que a natureza não trabalha isoladamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.