CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA E EVOLUÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36286 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1237 "inscrito_id" => 6315 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA E EVOLUÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Dentre os conceitos que compõem as ciências da vida, a evolução biológica merece destaque, pois trabalhar Paleontologia e Evolução em sala de aula é um pouco mais complexo em alguns aspectos que outras disciplinas, principalmente devido às crenças religiosas. Por essa razão, estão sendo cada vez mais frequentes o número de trabalhos, pesquisas referentes ao tema. Os Parâmetros Curriculares Nacionais ressaltam a relevância da Evolução Biológica e sugerem sua implantação no ensino como um eixo integrador que envolva todos os campos das Ciências Biológicas, tais como: Zoologia, Botânica, Genética, Embriologia, entre outras. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado a partir da aplicação de questionários aos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da instituição Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Paraíba, campus II, Areia-PB que cursaram Paleontologia e Evolução. Objetiva-se avaliar a importância da abordagem apresentada pela Disciplina de Paleontologia e Evolução para a formação docente dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CCA. Os dados da pesquisa demostram que os alunos do curso aprovam a atenção especial dada a formação dos alunos de licenciatura, abordando o tema em conjunto as disciplinas pedagógicas. Foi constatado que a complexidade do ensino da Paleontologia e Evolução precisa estar correlacionado com a urgência cada vez mais evidente, da necessidade da melhoria da formação do professor. O CCA/UFPB está diminuindo essa lacuna a partir do esforço de professores que buscam melhorias no ensino e dos trabalhos realizados através de programas voltados a formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, ENSINO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6315_09092017200753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA MIRANDA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "R. MIRANDA" "autor_email" => "rosangela.biologiaufpb@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36286 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1237 "inscrito_id" => 6315 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA E EVOLUÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Dentre os conceitos que compõem as ciências da vida, a evolução biológica merece destaque, pois trabalhar Paleontologia e Evolução em sala de aula é um pouco mais complexo em alguns aspectos que outras disciplinas, principalmente devido às crenças religiosas. Por essa razão, estão sendo cada vez mais frequentes o número de trabalhos, pesquisas referentes ao tema. Os Parâmetros Curriculares Nacionais ressaltam a relevância da Evolução Biológica e sugerem sua implantação no ensino como um eixo integrador que envolva todos os campos das Ciências Biológicas, tais como: Zoologia, Botânica, Genética, Embriologia, entre outras. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado a partir da aplicação de questionários aos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da instituição Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Paraíba, campus II, Areia-PB que cursaram Paleontologia e Evolução. Objetiva-se avaliar a importância da abordagem apresentada pela Disciplina de Paleontologia e Evolução para a formação docente dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CCA. Os dados da pesquisa demostram que os alunos do curso aprovam a atenção especial dada a formação dos alunos de licenciatura, abordando o tema em conjunto as disciplinas pedagógicas. Foi constatado que a complexidade do ensino da Paleontologia e Evolução precisa estar correlacionado com a urgência cada vez mais evidente, da necessidade da melhoria da formação do professor. O CCA/UFPB está diminuindo essa lacuna a partir do esforço de professores que buscam melhorias no ensino e dos trabalhos realizados através de programas voltados a formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, ENSINO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6315_09092017200753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA MIRANDA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "R. MIRANDA" "autor_email" => "rosangela.biologiaufpb@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }