CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO EM FÍSICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36262 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2058 "inscrito_id" => 2771 "titulo" => "CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO EM FÍSICA" "resumo" => "Ao analisarmos os conteúdos de Física nos currículos escolares do Ensino Médio, percebemos o distanciamento entre aquilo que se ensina e a realidade fora da sala de aula. Esse distanciamento entre os conteúdos presentes na escola e a vivência dos estudantes contribui para a estigmatização da Física como uma disciplina muito difícil, pois os saberes presentes na escola são desatualizados e carentes de significação. A excessiva matematização da Física em sala de aula também é um fator determinante para essa falta de significado, visto que esse procedimento não colabora com a aprendizagem de conceitos e não favorece os aspectos qualitativos do ensino de Física. Outro fator que contribui nesse sentido é a falta de experimentação na escola, seja por falta de estruturas de laboratórios, seja por falta de propostas que incorporem a experimentação como método de investigação, simulação ou, até mesmo, de verificação. Uma forma de dar significado a esses conteúdos é trabalhar de maneira contextualizada e interdisciplinar. Neste trabalho fizemos com 17 dos 120 alunos de uma escola estadual do RN a construção e lançamento de foguetes de garrafa PET, com o objetivo de despertar a curiosidade dos estudantes e a vontade de aprender, facilitar a troca de informações entre os estudantes, o que contribui com uma aprendizagem colaborativa, e favorecer a transposição didática de conteúdos, ou seja, a transformação do conhecimento científico em conhecimento estudado na sala de aula. Foram abordados conteúdos da 1ª série do Ensino Médio, como os relativos às Leis de Newton, centro de massa e centro de gravidade; estados físicos da matéria e suas propriedades, bem como os cálculos necessários ao lançamento. Iniciamos com uma exposição com apoio audiovisual, leituras, discussões, realização de exercícios de forma individual e em pequenos grupos e seminários. Ao mesmo tempo, os alunos construíram e lançaram foguetes feitos de garrafas PET. Percebeu-se que os alunos envolvidos nesta atividade tiveram maior participação nas aulas, com menos conversas paralelas e maior número de perguntas. Os lançamentos chamaram a atenção da comunidade escolar e muitos alunos que não puderam participar desse primeiro trabalho solicitaram a repetição do mesmo para que também pudessem se envolver." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FOGUETES PET, INTERDSISCIPLINARIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2771_11092017165516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELCIO CORREIA DE SOUZA TAVARES" "autor_nome_curto" => "ELCIO TAVARES" "autor_email" => "elciotavares67@gmail.com" "autor_ies" => "CEEP LOURDINHA GUERRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36262 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2058 "inscrito_id" => 2771 "titulo" => "CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO EM FÍSICA" "resumo" => "Ao analisarmos os conteúdos de Física nos currículos escolares do Ensino Médio, percebemos o distanciamento entre aquilo que se ensina e a realidade fora da sala de aula. Esse distanciamento entre os conteúdos presentes na escola e a vivência dos estudantes contribui para a estigmatização da Física como uma disciplina muito difícil, pois os saberes presentes na escola são desatualizados e carentes de significação. A excessiva matematização da Física em sala de aula também é um fator determinante para essa falta de significado, visto que esse procedimento não colabora com a aprendizagem de conceitos e não favorece os aspectos qualitativos do ensino de Física. Outro fator que contribui nesse sentido é a falta de experimentação na escola, seja por falta de estruturas de laboratórios, seja por falta de propostas que incorporem a experimentação como método de investigação, simulação ou, até mesmo, de verificação. Uma forma de dar significado a esses conteúdos é trabalhar de maneira contextualizada e interdisciplinar. Neste trabalho fizemos com 17 dos 120 alunos de uma escola estadual do RN a construção e lançamento de foguetes de garrafa PET, com o objetivo de despertar a curiosidade dos estudantes e a vontade de aprender, facilitar a troca de informações entre os estudantes, o que contribui com uma aprendizagem colaborativa, e favorecer a transposição didática de conteúdos, ou seja, a transformação do conhecimento científico em conhecimento estudado na sala de aula. Foram abordados conteúdos da 1ª série do Ensino Médio, como os relativos às Leis de Newton, centro de massa e centro de gravidade; estados físicos da matéria e suas propriedades, bem como os cálculos necessários ao lançamento. Iniciamos com uma exposição com apoio audiovisual, leituras, discussões, realização de exercícios de forma individual e em pequenos grupos e seminários. Ao mesmo tempo, os alunos construíram e lançaram foguetes feitos de garrafas PET. Percebeu-se que os alunos envolvidos nesta atividade tiveram maior participação nas aulas, com menos conversas paralelas e maior número de perguntas. Os lançamentos chamaram a atenção da comunidade escolar e muitos alunos que não puderam participar desse primeiro trabalho solicitaram a repetição do mesmo para que também pudessem se envolver." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FOGUETES PET, INTERDSISCIPLINARIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2771_11092017165516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELCIO CORREIA DE SOUZA TAVARES" "autor_nome_curto" => "ELCIO TAVARES" "autor_email" => "elciotavares67@gmail.com" "autor_ies" => "CEEP LOURDINHA GUERRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }