A Astronomia é uma ciência que é proposta a ser ensinada ao longo de todo o Ensino Fundamental (EF) e Médio (EM), segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No entanto, o que de fato é ensinado durante o Ensino Fundamental nas escolas públicas brasileiras é, em geral, apenas uma pequena parte do tema. Já no Ensino Médio, a Astronomia aparece, principalmente, por meio de uma abordagem matematizada da Gravitação Universal e das leis de Kepler. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo primário fazer um levantamento e identificar as principais concepções alternativas apresentadas por um grupo de alunos de primeiro e terceiro anos do EM de uma escola estadual da cidade de Mariana – MG. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário como ferramenta para diagnosticar as concepções sobre Astronomia, em especial sobre a Lua. A partir da análise do questionário respondido por estudantes iniciantes e concluintes do EM, foi averiguado que o referido nível de ensino não possui um papel chave na construção de conhecimentos sobre Astronomia e nem na desconstrução de concepções alternativas. Também foi constatado que as concepções alternativas apresentadas pelos alunos de Mariana são essencialmente as mesmas diagnosticadas em diversas outras regiões e grupos de alunos do país. Os resultados podem ser usados como prospecção para que professores da cidade e da região compreendam as falhas sobre conceitos astronômicos presentes em seus alunos. Finalmente, foi desenvolvida e disponibilizada uma sequência didática (SD) que pode ser usada como ferramenta de ensino, com o intuito de minimizar as concepções identificadas.