Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ASTRONOMIA E O PAPEL DO ENSINO MÉDIO EM SUAS POSSÍVEIS DESCONSTRUÇÕES

Palavra-chaves: ASTRONOMIA, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36193
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2635
    "inscrito_id" => 8235
    "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ASTRONOMIA E O PAPEL DO ENSINO MÉDIO EM SUAS POSSÍVEIS DESCONSTRUÇÕES"
    "resumo" => "A Astronomia é uma ciência que é proposta a ser ensinada ao longo de todo o Ensino Fundamental (EF) e Médio (EM), segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No entanto, o que de fato é ensinado durante o Ensino Fundamental nas escolas públicas brasileiras é, em geral, apenas uma pequena parte do tema. Já no Ensino Médio, a Astronomia aparece, principalmente, por meio de uma abordagem matematizada da Gravitação Universal e das leis de Kepler. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo primário fazer um levantamento e identificar as principais concepções alternativas apresentadas por um grupo de alunos de primeiro e terceiro anos do EM de uma escola estadual da cidade de Mariana – MG. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário como ferramenta para diagnosticar as concepções sobre Astronomia, em especial sobre a Lua. A partir da análise do questionário respondido por estudantes iniciantes e concluintes do EM, foi averiguado que o referido nível de ensino não possui um papel chave na construção de conhecimentos sobre Astronomia e nem na desconstrução de concepções alternativas. Também foi constatado que as concepções alternativas apresentadas pelos alunos de Mariana são essencialmente as mesmas diagnosticadas em diversas outras regiões e grupos de alunos do país. Os resultados podem ser usados como prospecção para que professores da cidade e da região compreendam as falhas sobre conceitos astronômicos presentes em seus alunos. Finalmente, foi desenvolvida e disponibilizada uma sequência didática (SD) que pode ser usada como ferramenta de ensino, com o intuito de minimizar as concepções identificadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8235_15092017182510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIO DA COSTA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "EDIO"
    "autor_email" => "edio.junior@ifmg.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36193
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2635
    "inscrito_id" => 8235
    "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ASTRONOMIA E O PAPEL DO ENSINO MÉDIO EM SUAS POSSÍVEIS DESCONSTRUÇÕES"
    "resumo" => "A Astronomia é uma ciência que é proposta a ser ensinada ao longo de todo o Ensino Fundamental (EF) e Médio (EM), segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No entanto, o que de fato é ensinado durante o Ensino Fundamental nas escolas públicas brasileiras é, em geral, apenas uma pequena parte do tema. Já no Ensino Médio, a Astronomia aparece, principalmente, por meio de uma abordagem matematizada da Gravitação Universal e das leis de Kepler. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo primário fazer um levantamento e identificar as principais concepções alternativas apresentadas por um grupo de alunos de primeiro e terceiro anos do EM de uma escola estadual da cidade de Mariana – MG. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário como ferramenta para diagnosticar as concepções sobre Astronomia, em especial sobre a Lua. A partir da análise do questionário respondido por estudantes iniciantes e concluintes do EM, foi averiguado que o referido nível de ensino não possui um papel chave na construção de conhecimentos sobre Astronomia e nem na desconstrução de concepções alternativas. Também foi constatado que as concepções alternativas apresentadas pelos alunos de Mariana são essencialmente as mesmas diagnosticadas em diversas outras regiões e grupos de alunos do país. Os resultados podem ser usados como prospecção para que professores da cidade e da região compreendam as falhas sobre conceitos astronômicos presentes em seus alunos. Finalmente, foi desenvolvida e disponibilizada uma sequência didática (SD) que pode ser usada como ferramenta de ensino, com o intuito de minimizar as concepções identificadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8235_15092017182510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIO DA COSTA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "EDIO"
    "autor_email" => "edio.junior@ifmg.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Astronomia é uma ciência que é proposta a ser ensinada ao longo de todo o Ensino Fundamental (EF) e Médio (EM), segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No entanto, o que de fato é ensinado durante o Ensino Fundamental nas escolas públicas brasileiras é, em geral, apenas uma pequena parte do tema. Já no Ensino Médio, a Astronomia aparece, principalmente, por meio de uma abordagem matematizada da Gravitação Universal e das leis de Kepler. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo primário fazer um levantamento e identificar as principais concepções alternativas apresentadas por um grupo de alunos de primeiro e terceiro anos do EM de uma escola estadual da cidade de Mariana – MG. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário como ferramenta para diagnosticar as concepções sobre Astronomia, em especial sobre a Lua. A partir da análise do questionário respondido por estudantes iniciantes e concluintes do EM, foi averiguado que o referido nível de ensino não possui um papel chave na construção de conhecimentos sobre Astronomia e nem na desconstrução de concepções alternativas. Também foi constatado que as concepções alternativas apresentadas pelos alunos de Mariana são essencialmente as mesmas diagnosticadas em diversas outras regiões e grupos de alunos do país. Os resultados podem ser usados como prospecção para que professores da cidade e da região compreendam as falhas sobre conceitos astronômicos presentes em seus alunos. Finalmente, foi desenvolvida e disponibilizada uma sequência didática (SD) que pode ser usada como ferramenta de ensino, com o intuito de minimizar as concepções identificadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.