A Química é uma disciplina de grande importância no currículo escolar do Ensino Médio, uma vez que trata do estudo da matéria e de seus componentes. No entanto, apesar de ser fundamental na formação escolar de jovens e crianças, a Química é, geralmente, uma disciplina com grandes índices de reprovação, comumente, tida como exaustiva e de difícil compreensão. Este trabalho tem como objetivo destacar as atividades lúdicas como ferramenta que possibilita melhorar a compreensão e assimilação dos conteúdos no ensino de Química. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com estudantes do 3º ano do Ensino Médio da escola Francisco Holanda Montenegro. Os dados foram colhidos através da aplicação de um questionário a 37 alunos do 3º ano. Os resultados apontam que 85% destes reconhecem que as atividades lúdicas melhoram o processo ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais interessantes e para 97% deles tais atividades melhoram as relações sociais que ocorrem no ambiente escolar, o que comprova a importância das atividades lúdicas no ensino da Química.