Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEITOS QUÍMICOS PRESENTES NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM PANORAMA DAS EMENTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS

Palavra-chaves: PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO DE QUÍMICA, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Os professores de Ciências da Natureza estão encarregados de ensinar não apenas o conteúdo curricular de Biologia, mas também outros componentes curriculares, tais como a Física, a Química e a Geociências. Assim sendo, a presente pesquisa faz uma análise documental sobre o levantamento dos conteúdos curriculares de Química presentes nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de onze Instituições Federais de Ensino Superior mineiras, que demonstram a carga horária e os conteúdos estudados por futuros professores de Ciências da Natureza. O intuito é perceber algumas características dos conceitos de Química estudados por esses alunos dos cursos de Ciências Biológicas no Estado de Minas Gerais, já que são estes profissionais que acabam lecionando nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que esses cursos de formação inicial apresentam uma carga horária relativamente baixa para o ensino de Química, contemplando ainda poucos conteúdos relacionados à Química, fragilizando, assim, a preparação destes futuros professores. As disciplinas de Química mais estudadas pelos futuros professores de Ciências da Natureza são: Química Geral, onde algumas universidades oferecem prática e teoria separadamente e em outras essas aparecem juntas dividindo a mesma carga horária. Outra disciplina que aparece em muitas universidades é a Bioquímica, também dividida em teoria e prática. Observamos também que os conteúdos relacionados à Química são normalmente aprendidos nas universidades no início do curso de graduação, momento este, em que o aluno encontra-se muito imaturo e com conflitos inclusive sobre a escolha da carreira, e isso pode influenciar no seu aprendizado. É necessário repensar a estrutura curricular de como estão distribuídos esses conteúdos, bem como suas ementas.

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