Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Palavra-chaves: ENSINO POR COMPETÊNCIAS, HABILIDADES DOCENTE, SABERES DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36174
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 3849
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA"
    "resumo" => "As transformações constantes da sociedade têm exigido cada vez mais da formação docente e da prática educativa. Ao professor se exige um compromisso de desenvolver práticas educativas que permitam o aluno a compreensão, reflexão e aplicação de seus conhecimentos, construídos ao longo de sua formação escolar, ao seu dia a dia, a sua realidade, solucionando problemas e se posicionando de forma crítica e ativamente em sua vivência social. Este trabalho compõe a primeira parte de conjunto de estudos sobre a formação docente e a prática educativa de um grupo de professores de uma escola pública do município de João Pessoa e tem por objetivo investigar as concepções de professores, suas habilidades e competências para a docência no ensino básico. Foram entrevistados nove professores, sobre a escolha da profissão, o papel do professor em sala de aula e as competências e habilidades docentes, da escola Estadual de Ensino Médio Olivina Olivia, situada na região metropolitana da cidade de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa fundamenta-se na pesquisa qualitativa, através do método dialético, sendo as informações analisadas através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram lacunas nas concepções dos professores quanto as competências e habilidades docentes, pois a maioria dos professores ainda apresenta concepções das pedagogias tradicionais ou clássicas fundadas no domínio do conteúdo e na transmissão dos conhecimentos, uma vez que 66,6% dos professores não apresentaram concepções a cerca de um ensino por competências como proposto por documentos políticos e pesquisas atuais na educação. Por fim, conclui-se com esse estudo, que é preciso averiguar como está ocorrendo esse processo de ensino-aprendizagem na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO POR COMPETÊNCIAS, HABILIDADES DOCENTE, SABERES DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3849_10092017190619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIKA MEDEIROS DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "JESSIKA LUCENA"
    "autor_email" => "jessikamlucena@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36174
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 3849
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA"
    "resumo" => "As transformações constantes da sociedade têm exigido cada vez mais da formação docente e da prática educativa. Ao professor se exige um compromisso de desenvolver práticas educativas que permitam o aluno a compreensão, reflexão e aplicação de seus conhecimentos, construídos ao longo de sua formação escolar, ao seu dia a dia, a sua realidade, solucionando problemas e se posicionando de forma crítica e ativamente em sua vivência social. Este trabalho compõe a primeira parte de conjunto de estudos sobre a formação docente e a prática educativa de um grupo de professores de uma escola pública do município de João Pessoa e tem por objetivo investigar as concepções de professores, suas habilidades e competências para a docência no ensino básico. Foram entrevistados nove professores, sobre a escolha da profissão, o papel do professor em sala de aula e as competências e habilidades docentes, da escola Estadual de Ensino Médio Olivina Olivia, situada na região metropolitana da cidade de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa fundamenta-se na pesquisa qualitativa, através do método dialético, sendo as informações analisadas através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram lacunas nas concepções dos professores quanto as competências e habilidades docentes, pois a maioria dos professores ainda apresenta concepções das pedagogias tradicionais ou clássicas fundadas no domínio do conteúdo e na transmissão dos conhecimentos, uma vez que 66,6% dos professores não apresentaram concepções a cerca de um ensino por competências como proposto por documentos políticos e pesquisas atuais na educação. Por fim, conclui-se com esse estudo, que é preciso averiguar como está ocorrendo esse processo de ensino-aprendizagem na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO POR COMPETÊNCIAS, HABILIDADES DOCENTE, SABERES DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3849_10092017190619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIKA MEDEIROS DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "JESSIKA LUCENA"
    "autor_email" => "jessikamlucena@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As transformações constantes da sociedade têm exigido cada vez mais da formação docente e da prática educativa. Ao professor se exige um compromisso de desenvolver práticas educativas que permitam o aluno a compreensão, reflexão e aplicação de seus conhecimentos, construídos ao longo de sua formação escolar, ao seu dia a dia, a sua realidade, solucionando problemas e se posicionando de forma crítica e ativamente em sua vivência social. Este trabalho compõe a primeira parte de conjunto de estudos sobre a formação docente e a prática educativa de um grupo de professores de uma escola pública do município de João Pessoa e tem por objetivo investigar as concepções de professores, suas habilidades e competências para a docência no ensino básico. Foram entrevistados nove professores, sobre a escolha da profissão, o papel do professor em sala de aula e as competências e habilidades docentes, da escola Estadual de Ensino Médio Olivina Olivia, situada na região metropolitana da cidade de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa fundamenta-se na pesquisa qualitativa, através do método dialético, sendo as informações analisadas através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram lacunas nas concepções dos professores quanto as competências e habilidades docentes, pois a maioria dos professores ainda apresenta concepções das pedagogias tradicionais ou clássicas fundadas no domínio do conteúdo e na transmissão dos conhecimentos, uma vez que 66,6% dos professores não apresentaram concepções a cerca de um ensino por competências como proposto por documentos políticos e pesquisas atuais na educação. Por fim, conclui-se com esse estudo, que é preciso averiguar como está ocorrendo esse processo de ensino-aprendizagem na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.