As transformações constantes da sociedade têm exigido cada vez mais da formação docente e da prática educativa. Ao professor se exige um compromisso de desenvolver práticas educativas que permitam o aluno a compreensão, reflexão e aplicação de seus conhecimentos, construídos ao longo de sua formação escolar, ao seu dia a dia, a sua realidade, solucionando problemas e se posicionando de forma crítica e ativamente em sua vivência social. Este trabalho compõe a primeira parte de conjunto de estudos sobre a formação docente e a prática educativa de um grupo de professores de uma escola pública do município de João Pessoa e tem por objetivo investigar as concepções de professores, suas habilidades e competências para a docência no ensino básico. Foram entrevistados nove professores, sobre a escolha da profissão, o papel do professor em sala de aula e as competências e habilidades docentes, da escola Estadual de Ensino Médio Olivina Olivia, situada na região metropolitana da cidade de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa fundamenta-se na pesquisa qualitativa, através do método dialético, sendo as informações analisadas através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram lacunas nas concepções dos professores quanto as competências e habilidades docentes, pois a maioria dos professores ainda apresenta concepções das pedagogias tradicionais ou clássicas fundadas no domínio do conteúdo e na transmissão dos conhecimentos, uma vez que 66,6% dos professores não apresentaram concepções a cerca de um ensino por competências como proposto por documentos políticos e pesquisas atuais na educação. Por fim, conclui-se com esse estudo, que é preciso averiguar como está ocorrendo esse processo de ensino-aprendizagem na escola.