O presente artigo apresenta o projeto de extensão desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Floresta, no qual, discute a carência que muitos docentes expressam com relação ao uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em sua prática pedagógica. O objetivo deste projeto foi de viabilizar a utilização das TIC com competência e habilidade efetiva para o público do Ensino Médio, visando uma melhoria significativa do processo de ensino-aprendizagem, contemplando a capacitação dos professores do Ensino Médio da rede estadual urbana do Município de Floresta –PE no que tange ao uso de softwares, aplicativos e sistemas web, bem como o uso dos equipamentos áudio visuais, na sala de aula, disponíveis para as três escolas contempladas. Para efetivar esta formação, foi construído um plano de curso, denominado Aplicando a Informática na Sala de Aula – AISA, dividido em seis módulos: Editores de Texto, Planilhas Eletrônicas, Gerador de Apresentações de Slide, Equipamentos Multimídia, Redes Sociais no Ambiente Educacional, Softwares e aplicativos para professores, juntamente com uma reflexão para avaliação e auto avaliação do curso. A partir do plano de curso, montou-se uma mídia de dados, contendo material didático (apostilas) e modelos úteis à atividade do professor, onde também foram elaboradas vídeo aulas para que o professor possa consulta-las quando necessário – utilizando a metodologia Blended Learning, momentos presenciais e a distância com a mediação de ambientes virtuais de aprendizagem.