Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO LUDO-LITERÁRIO VALORES DO MUNDO

Palavra-chaves: LUDICIDADE, LITERATURA, RESPONSABILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38390
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2557
    "inscrito_id" => 2577
    "titulo" => "PROJETO LUDO-LITERÁRIO VALORES DO MUNDO"
    "resumo" => """
      O presente documento versará sobre o relato de vivência do projeto de ludo-literário “Valores do Mundo”, realizado na Escola Sesc/Natal – Zona Norte, no ensino fundamental I. Além de despertar o desejo pela leitura nos educandos, promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a interpretação dos valores progressistas da humanidade, culminando no incremento da imaginação, possibilitando a produção oral, escrita e em outras linguagens. Como breve fundamentação teórica, foi usado Costa (2007), Negrine;Negrine(2010), Gotilib (2006), Negrine;Negrine (2010)  (2008),Thompson (2011), Zabala (1998) entre outros. A metodologia empregada no projeto trilhou em primeira aproximação a pesquisa bibliográfica, coleta de livros literários que propiciassem narrativas de acordo com o público-alvo, no caso crianças dos anos iniciais, após isso foram planejadas e efetivadas cinco intervenções lúdica e literária, que envolvia textos literários que discutissem a questão dos valores humanos. No decurso de um semestre letivo. O projeto ludo-literário “Valores do Mundo”, mostrou como é importante aplicar os conceitos e práticas da responsabilidade, amor, respeito e diversidade viam literatura e diversão. Revelou também que a prática de leitura nas escolas do ensino fundamental precisa ser contextualizada e notadamente prazerosa, aliado a isso a escola deve ter um planejamento pedagógico eficaz para o desenvolvimento das práticas leitoras. Um dos maiores desafios encontrados na elaboração do projeto, é descobrir qual a melhor forma de facilitar o contato dos alunos com o texto literário. O mediador conhecendo seu público deve escolher um método de ensino que contemple o interesse. Outra, tônica do projeto foi passar e refletir criticamente com os alunos as questões de desenvolvimento humano no ensejo de ampliar os valores mais nobres da sociedade.\r\n
      Palavras-chave: Ludicidade, literatura, responsabilidade
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, LITERATURA, RESPONSABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2577_13092017080807.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÂNIO ALEXANDRE DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JÂNIO ARAÚJO"
    "autor_email" => "janioaraujori@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38390
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2557
    "inscrito_id" => 2577
    "titulo" => "PROJETO LUDO-LITERÁRIO VALORES DO MUNDO"
    "resumo" => """
      O presente documento versará sobre o relato de vivência do projeto de ludo-literário “Valores do Mundo”, realizado na Escola Sesc/Natal – Zona Norte, no ensino fundamental I. Além de despertar o desejo pela leitura nos educandos, promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a interpretação dos valores progressistas da humanidade, culminando no incremento da imaginação, possibilitando a produção oral, escrita e em outras linguagens. Como breve fundamentação teórica, foi usado Costa (2007), Negrine;Negrine(2010), Gotilib (2006), Negrine;Negrine (2010)  (2008),Thompson (2011), Zabala (1998) entre outros. A metodologia empregada no projeto trilhou em primeira aproximação a pesquisa bibliográfica, coleta de livros literários que propiciassem narrativas de acordo com o público-alvo, no caso crianças dos anos iniciais, após isso foram planejadas e efetivadas cinco intervenções lúdica e literária, que envolvia textos literários que discutissem a questão dos valores humanos. No decurso de um semestre letivo. O projeto ludo-literário “Valores do Mundo”, mostrou como é importante aplicar os conceitos e práticas da responsabilidade, amor, respeito e diversidade viam literatura e diversão. Revelou também que a prática de leitura nas escolas do ensino fundamental precisa ser contextualizada e notadamente prazerosa, aliado a isso a escola deve ter um planejamento pedagógico eficaz para o desenvolvimento das práticas leitoras. Um dos maiores desafios encontrados na elaboração do projeto, é descobrir qual a melhor forma de facilitar o contato dos alunos com o texto literário. O mediador conhecendo seu público deve escolher um método de ensino que contemple o interesse. Outra, tônica do projeto foi passar e refletir criticamente com os alunos as questões de desenvolvimento humano no ensejo de ampliar os valores mais nobres da sociedade.\r\n
      Palavras-chave: Ludicidade, literatura, responsabilidade
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, LITERATURA, RESPONSABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2577_13092017080807.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÂNIO ALEXANDRE DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JÂNIO ARAÚJO"
    "autor_email" => "janioaraujori@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente documento versará sobre o relato de vivência do projeto de ludo-literário “Valores do Mundo”, realizado na Escola Sesc/Natal – Zona Norte, no ensino fundamental I. Além de despertar o desejo pela leitura nos educandos, promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a interpretação dos valores progressistas da humanidade, culminando no incremento da imaginação, possibilitando a produção oral, escrita e em outras linguagens. Como breve fundamentação teórica, foi usado Costa (2007), Negrine;Negrine(2010), Gotilib (2006), Negrine;Negrine (2010) (2008),Thompson (2011), Zabala (1998) entre outros. A metodologia empregada no projeto trilhou em primeira aproximação a pesquisa bibliográfica, coleta de livros literários que propiciassem narrativas de acordo com o público-alvo, no caso crianças dos anos iniciais, após isso foram planejadas e efetivadas cinco intervenções lúdica e literária, que envolvia textos literários que discutissem a questão dos valores humanos. No decurso de um semestre letivo. O projeto ludo-literário “Valores do Mundo”, mostrou como é importante aplicar os conceitos e práticas da responsabilidade, amor, respeito e diversidade viam literatura e diversão. Revelou também que a prática de leitura nas escolas do ensino fundamental precisa ser contextualizada e notadamente prazerosa, aliado a isso a escola deve ter um planejamento pedagógico eficaz para o desenvolvimento das práticas leitoras. Um dos maiores desafios encontrados na elaboração do projeto, é descobrir qual a melhor forma de facilitar o contato dos alunos com o texto literário. O mediador conhecendo seu público deve escolher um método de ensino que contemple o interesse. Outra, tônica do projeto foi passar e refletir criticamente com os alunos as questões de desenvolvimento humano no ensejo de ampliar os valores mais nobres da sociedade. Palavras-chave: Ludicidade, literatura, responsabilidade

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.