PROJETO LUDO-LITERÁRIO VALORES DO MUNDO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38390 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2557 "inscrito_id" => 2577 "titulo" => "PROJETO LUDO-LITERÁRIO VALORES DO MUNDO" "resumo" => """ O presente documento versará sobre o relato de vivência do projeto de ludo-literário “Valores do Mundo”, realizado na Escola Sesc/Natal – Zona Norte, no ensino fundamental I. Além de despertar o desejo pela leitura nos educandos, promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a interpretação dos valores progressistas da humanidade, culminando no incremento da imaginação, possibilitando a produção oral, escrita e em outras linguagens. Como breve fundamentação teórica, foi usado Costa (2007), Negrine;Negrine(2010), Gotilib (2006), Negrine;Negrine (2010) (2008),Thompson (2011), Zabala (1998) entre outros. A metodologia empregada no projeto trilhou em primeira aproximação a pesquisa bibliográfica, coleta de livros literários que propiciassem narrativas de acordo com o público-alvo, no caso crianças dos anos iniciais, após isso foram planejadas e efetivadas cinco intervenções lúdica e literária, que envolvia textos literários que discutissem a questão dos valores humanos. No decurso de um semestre letivo. O projeto ludo-literário “Valores do Mundo”, mostrou como é importante aplicar os conceitos e práticas da responsabilidade, amor, respeito e diversidade viam literatura e diversão. Revelou também que a prática de leitura nas escolas do ensino fundamental precisa ser contextualizada e notadamente prazerosa, aliado a isso a escola deve ter um planejamento pedagógico eficaz para o desenvolvimento das práticas leitoras. Um dos maiores desafios encontrados na elaboração do projeto, é descobrir qual a melhor forma de facilitar o contato dos alunos com o texto literário. O mediador conhecendo seu público deve escolher um método de ensino que contemple o interesse. Outra, tônica do projeto foi passar e refletir criticamente com os alunos as questões de desenvolvimento humano no ensejo de ampliar os valores mais nobres da sociedade.\r\n Palavras-chave: Ludicidade, literatura, responsabilidade """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, LITERATURA, RESPONSABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2577_13092017080807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÂNIO ALEXANDRE DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JÂNIO ARAÚJO" "autor_email" => "janioaraujori@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38390 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2557 "inscrito_id" => 2577 "titulo" => "PROJETO LUDO-LITERÁRIO VALORES DO MUNDO" "resumo" => """ O presente documento versará sobre o relato de vivência do projeto de ludo-literário “Valores do Mundo”, realizado na Escola Sesc/Natal – Zona Norte, no ensino fundamental I. Além de despertar o desejo pela leitura nos educandos, promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a interpretação dos valores progressistas da humanidade, culminando no incremento da imaginação, possibilitando a produção oral, escrita e em outras linguagens. Como breve fundamentação teórica, foi usado Costa (2007), Negrine;Negrine(2010), Gotilib (2006), Negrine;Negrine (2010) (2008),Thompson (2011), Zabala (1998) entre outros. A metodologia empregada no projeto trilhou em primeira aproximação a pesquisa bibliográfica, coleta de livros literários que propiciassem narrativas de acordo com o público-alvo, no caso crianças dos anos iniciais, após isso foram planejadas e efetivadas cinco intervenções lúdica e literária, que envolvia textos literários que discutissem a questão dos valores humanos. No decurso de um semestre letivo. O projeto ludo-literário “Valores do Mundo”, mostrou como é importante aplicar os conceitos e práticas da responsabilidade, amor, respeito e diversidade viam literatura e diversão. Revelou também que a prática de leitura nas escolas do ensino fundamental precisa ser contextualizada e notadamente prazerosa, aliado a isso a escola deve ter um planejamento pedagógico eficaz para o desenvolvimento das práticas leitoras. Um dos maiores desafios encontrados na elaboração do projeto, é descobrir qual a melhor forma de facilitar o contato dos alunos com o texto literário. O mediador conhecendo seu público deve escolher um método de ensino que contemple o interesse. Outra, tônica do projeto foi passar e refletir criticamente com os alunos as questões de desenvolvimento humano no ensejo de ampliar os valores mais nobres da sociedade.\r\n Palavras-chave: Ludicidade, literatura, responsabilidade """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, LITERATURA, RESPONSABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2577_13092017080807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÂNIO ALEXANDRE DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JÂNIO ARAÚJO" "autor_email" => "janioaraujori@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }