BATALHA OXIGENADA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36087 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1313 "inscrito_id" => 1204 "titulo" => "BATALHA OXIGENADA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Esse artigo tem o objetivo de apresentar uma intervenção com um Jogo Didático na área de Química Orgânica intitulado “Batalha Oxigenada”. Esse jogo tem como propósito envolver e auxiliar os estudantes na aprendizagem no tocante ao conteúdo das Funções Oxigenadas, uma parte da Química Orgânica que aborda os compostos formados por Carbono (C), Oxigênio (O) e Hidrogênio (H). De antemão, é importante estabelecer que, a utilização dos Jogos Didáticos é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que desenvolve habilidades e competências nos estudantes, os direcionando a exercitar a criatividade. A metodologia escolhida foi o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), proposto por George Kelly (1963) onde é dividido em cinco etapas: (1) Antecipação, (2) Investimento, (3) Encontro, (4) Confirmação ou Desconfirmação e (5) Revisão Construtiva, no texto segue detalhadamente todas as etapas. Este Jogo é voltado para os discentes do terceiro ano do Ensino Médio, por trabalhar um assunto específico desta série. A intervenção foi vivenciada em uma escola de rede Pública Estatual de Pernambuco, situada no Município de Vitória de Santo Antão, a Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Dias Cardoso, com 24 (vinte e quatro) sujeitos e teve como instrumento de coleta de dados, dois questionários, um aplicado antes da intervenção e o outro aplicado após a vivência com o Jogo: Batalha Oxigenada. É importante ressaltar que este jogo, conforme o relato dos estudantes contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem destes, uma vez que, houve a preocupação, o envolvimento, a interação e principalmente a busca pela construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTUDANTES, FUNÇÕES OXIGENADAS, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1204_10092017113653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLY EVILLY DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "WELLY EVILLY" "autor_email" => "wellyevilly@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36087 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1313 "inscrito_id" => 1204 "titulo" => "BATALHA OXIGENADA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Esse artigo tem o objetivo de apresentar uma intervenção com um Jogo Didático na área de Química Orgânica intitulado “Batalha Oxigenada”. Esse jogo tem como propósito envolver e auxiliar os estudantes na aprendizagem no tocante ao conteúdo das Funções Oxigenadas, uma parte da Química Orgânica que aborda os compostos formados por Carbono (C), Oxigênio (O) e Hidrogênio (H). De antemão, é importante estabelecer que, a utilização dos Jogos Didáticos é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que desenvolve habilidades e competências nos estudantes, os direcionando a exercitar a criatividade. A metodologia escolhida foi o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), proposto por George Kelly (1963) onde é dividido em cinco etapas: (1) Antecipação, (2) Investimento, (3) Encontro, (4) Confirmação ou Desconfirmação e (5) Revisão Construtiva, no texto segue detalhadamente todas as etapas. Este Jogo é voltado para os discentes do terceiro ano do Ensino Médio, por trabalhar um assunto específico desta série. A intervenção foi vivenciada em uma escola de rede Pública Estatual de Pernambuco, situada no Município de Vitória de Santo Antão, a Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Dias Cardoso, com 24 (vinte e quatro) sujeitos e teve como instrumento de coleta de dados, dois questionários, um aplicado antes da intervenção e o outro aplicado após a vivência com o Jogo: Batalha Oxigenada. É importante ressaltar que este jogo, conforme o relato dos estudantes contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem destes, uma vez que, houve a preocupação, o envolvimento, a interação e principalmente a busca pela construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTUDANTES, FUNÇÕES OXIGENADAS, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1204_10092017113653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLY EVILLY DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "WELLY EVILLY" "autor_email" => "wellyevilly@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }