Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIDA E ROTINA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA AVANI DE LIMA CUNHA, VALENTE, BAHIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA AVANI DE LIMA CUNHA Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha localiza-se na Fazenda Madeira da cidade de Valente, Bahia. A escola foi fundada em 1996, devido a insatisfação dos agricultores locais e da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira, com o modelo educativo que se desenvolvia naquela região. A Escola Família de Valente é uma instituição de ensino fundamental das séries finais (do 6º ao 9º ano) que funciona com base nos princípios da Educação do Campo, utilizando da Pedagogia da Alternância como metodologia de ensino. O corpo discente permanece uma semana integral na escola e uma semana integral em casa. Como a Escola Avani de Lima Cunha se baseia em princípios e fazeres específicos, surge a vontade de trazer, neste artigo, um pouco do universo e da dinâmica desse contexto formativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos o princípio da observação participante, sendo que, a pesquisadora ficou por um período integral na escola, com o intuito de manter o contato direto com o ambiente de pesquisa e entender o contexto em questão. A primeira observação trazida a respeito da Escola Família Agrícola de Valente é sobre como ela se estrutura, sendo formada por um conjunto de casas, arquitetando-se como se fosse um arraial, e cada construção tem uma função escolar diferente, mas todas com o mesmo objetivo, o educativo. As práticas educativas, seja por meio de atividades teóricas ou práticas, podem se desenrolar em diversos espaços, o/a monitora/a não está restrito/a a sala de aula e consegue explorar todo o lugarejo. A rotina nessa escola família inicia às seis da manhã e todos/as só vão dormir às vinte e uma horas e cinquenta minutos. Como a escola tem a perspectiva de formar os/as discentes para a vida, os/as mesmos/as, além de estudar, cumprem tarefas escolares. A finalidade é que eles/as ajudem na manutenção da instituição e também de ensinar a esses/as jovens conviverem coletivamente e respeitar as diferenças do/a outro/a. Para realizar o ensino de integração entre o saber científico e o popular, é necessário conhecer a realidade de que se fala. Nesse sentido, as Escolas Famílias têm instrumentos pedagógicos que auxiliam nesse processo, como: plano de estudo, caderno de realidade, folha de observação e os Serões. A escola sofre alguns problemas de ordem econômica, porém não consiste em um motivo justificável para desistir da experiência, uma vez que, ela tem legitimado sua extrema importância para a região, levando em consideração seu zelo pela coletividade e desenvolvimento local. Logo, em cada atitude dos seus/suas administradores/as, é perceptível a vontade de vencer, de manter a escola ativa, de formar pessoas críticas e capazes lutar por uma comunidade mais justa e igualitária.

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