Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDER A APRENDER: UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NO DISTRITO CUMARU DE PEDRA LAVRADA/PB

Palavra-chaves: APRENDER A APRENDER, OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, ESCOLA RURAL, ENSINO FUNDAMENTAL II, ENSINO FUNDAMENTAL II Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35859
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2619
    "inscrito_id" => 5999
    "titulo" => "APRENDER A APRENDER: UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NO DISTRITO CUMARU DE PEDRA LAVRADA/PB"
    "resumo" => "Com o intuito de buscar possibilidades para alcançar a “mente” do alunado que atualmente está presente na sala apenas de forma física, buscando que este se torne presente também de forma mental, este projeto de pesquisa, inserido no campo da educação, aborda um estudo acerca do sistema educacional e a dificuldade no processo de aprendizagem, apresentados pelos alunos da E.M.E.F. Santa Ana Albuquerque, no distrito Cumaru no município de Pedra Lavrada /PB, tendo como base principal para o desenvolvimento deste projeto o texto de Lenildes Ribeiro Silva UNESCO: Os Quatro Pilares da “Educação Pós- Moderna” e o Projeto Aprender a Aprender, na perspectiva de Amine Sales Buzzo e Vanessa Cristina Treviso com o texto Pedagogia de aprender a aprender: uma forma de superação de problemas ou permanência deles, potencializando este estudo com teorias de outros autores que abordam o currículo educacional de acordo com a necessidade ocorrente. O objetivo deste projeto é observar/analisar o cotidiano educacional, no sentido da relação do aluno com o meio ao qual está inserido, constatando-se o envolvimento real desse aluno no processo de ensino e aprendizagem, para a aplicação do projeto de forma laboratorial, através da qual poderá ser gerado um estudo com bases cientificas e dados a serem registrados no decorrer do projeto, tendo assim resultados reais e comprovados quanto à teoria aqui desenvolvida. Nossa proposta vem apresentar uma metodologia educacional que ultrapassa a divisão do tempo escolar em disciplinas e inclui na carga horária já existente momento em que o sujeito inserido na sala de aula receba orientações/ensinos/aprendizagens com base na subjetividade e emocionalidade proporcionando melhor desempenho mental e educacional por parte do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "APRENDER A APRENDER, OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, ESCOLA RURAL, ENSINO FUNDAMENTAL II, ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5999_15092017102238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUIRIA LOPES DE SOUTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA LOPES"
    "autor_email" => "valquiriacubati@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35859
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2619
    "inscrito_id" => 5999
    "titulo" => "APRENDER A APRENDER: UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NO DISTRITO CUMARU DE PEDRA LAVRADA/PB"
    "resumo" => "Com o intuito de buscar possibilidades para alcançar a “mente” do alunado que atualmente está presente na sala apenas de forma física, buscando que este se torne presente também de forma mental, este projeto de pesquisa, inserido no campo da educação, aborda um estudo acerca do sistema educacional e a dificuldade no processo de aprendizagem, apresentados pelos alunos da E.M.E.F. Santa Ana Albuquerque, no distrito Cumaru no município de Pedra Lavrada /PB, tendo como base principal para o desenvolvimento deste projeto o texto de Lenildes Ribeiro Silva UNESCO: Os Quatro Pilares da “Educação Pós- Moderna” e o Projeto Aprender a Aprender, na perspectiva de Amine Sales Buzzo e Vanessa Cristina Treviso com o texto Pedagogia de aprender a aprender: uma forma de superação de problemas ou permanência deles, potencializando este estudo com teorias de outros autores que abordam o currículo educacional de acordo com a necessidade ocorrente. O objetivo deste projeto é observar/analisar o cotidiano educacional, no sentido da relação do aluno com o meio ao qual está inserido, constatando-se o envolvimento real desse aluno no processo de ensino e aprendizagem, para a aplicação do projeto de forma laboratorial, através da qual poderá ser gerado um estudo com bases cientificas e dados a serem registrados no decorrer do projeto, tendo assim resultados reais e comprovados quanto à teoria aqui desenvolvida. Nossa proposta vem apresentar uma metodologia educacional que ultrapassa a divisão do tempo escolar em disciplinas e inclui na carga horária já existente momento em que o sujeito inserido na sala de aula receba orientações/ensinos/aprendizagens com base na subjetividade e emocionalidade proporcionando melhor desempenho mental e educacional por parte do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "APRENDER A APRENDER, OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, ESCOLA RURAL, ENSINO FUNDAMENTAL II, ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5999_15092017102238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUIRIA LOPES DE SOUTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA LOPES"
    "autor_email" => "valquiriacubati@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Com o intuito de buscar possibilidades para alcançar a “mente” do alunado que atualmente está presente na sala apenas de forma física, buscando que este se torne presente também de forma mental, este projeto de pesquisa, inserido no campo da educação, aborda um estudo acerca do sistema educacional e a dificuldade no processo de aprendizagem, apresentados pelos alunos da E.M.E.F. Santa Ana Albuquerque, no distrito Cumaru no município de Pedra Lavrada /PB, tendo como base principal para o desenvolvimento deste projeto o texto de Lenildes Ribeiro Silva UNESCO: Os Quatro Pilares da “Educação Pós- Moderna” e o Projeto Aprender a Aprender, na perspectiva de Amine Sales Buzzo e Vanessa Cristina Treviso com o texto Pedagogia de aprender a aprender: uma forma de superação de problemas ou permanência deles, potencializando este estudo com teorias de outros autores que abordam o currículo educacional de acordo com a necessidade ocorrente. O objetivo deste projeto é observar/analisar o cotidiano educacional, no sentido da relação do aluno com o meio ao qual está inserido, constatando-se o envolvimento real desse aluno no processo de ensino e aprendizagem, para a aplicação do projeto de forma laboratorial, através da qual poderá ser gerado um estudo com bases cientificas e dados a serem registrados no decorrer do projeto, tendo assim resultados reais e comprovados quanto à teoria aqui desenvolvida. Nossa proposta vem apresentar uma metodologia educacional que ultrapassa a divisão do tempo escolar em disciplinas e inclui na carga horária já existente momento em que o sujeito inserido na sala de aula receba orientações/ensinos/aprendizagens com base na subjetividade e emocionalidade proporcionando melhor desempenho mental e educacional por parte do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.