Este artigo suscita as experiências de uma pesquisa em andamento do Programa PIBIC/CNPq/UFPI, intitulada “A Construção de Diálogos Intergeracionais entre Jovens, Adultos e Idosos no Parque Eliane em Teresina-PI”. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Ferrigno(2010), Oliveira(2011) Miranda(2010) e Melluci(2005) e tem como foco refletir sobre a Construção de Diálogos Intergeracionais entre Jovens, Adultos e Idosos de 05 famílias da comunidade Parque Eliane de Teresina-PI, bem como busca identificar os significados que caracterizam o ser “jovem”, “adulto” e “idoso” nas Práticas Culturais de Diálogos Intergeracionais, com vistas à melhoria das convivências humanas no espaço familiar, escolar, de lazer e na comunidade. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, baseada na Pesquisa-Ação.Estas experiências possibilitaram a compreensão de que a construção de Diálogos Intergeracionais ajuda na inclusão social de Jovens, Adultos e Idosos enriquecendo-os mutuamente e desenvolvendo a tolerância e a solidariedade e amenizando, portanto, os efeitos deletérios do preconceito etário.