O presente artigo tem o objetivo de refletir a relevância do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, mostrando a importância da política educacional do Ensino Médio como revolução na educação a partir do “chão da escola”. Desde abril de 2014 a dezembro de 2015, a escola vem ressignificando o ensino das escolas públicas, como também fomentando uma formação continuada dos professores e coordenadores privilegiando logo no princípio, a formação integral do sujeito, a articulação entre os direitos à aprendizagem, o desenvolvimento humano e a organização do trabalho pedagógico. Isso em todas as áreas do ensino. Portanto, tratou-se de uma formação interdisciplinar no intuito de atender o foco do programa e discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, uma proposta de teoria e prática considerando o” chão da escola”. Neste sentido, os professores do Ensino Médio tiveram oportunidade para discutirem a prática educativa da escola, a formação dos sujeitos na sociedade plural, principalmente o ensino pertinente do trabalho, da ciência, da tecnologia para isso a escola realizou um estudo de reflexiva teoria prática com os professores e práticas de ensino em sala de aula com os alunos do Ensino Médio à luz da metodologia da proposta do Pacto Nacional. Portanto, foi uma formação continuada que atendeu coordenadores, professores e alunos das escolas públicas do Ceará e do Brasil. Ele fomentou uma nova prática em sala de aula, a favor da formação de sujeitos protagonistas, professores, aprendizes e construção de um conhecimento sistêmico no qual elegendo a interdisciplinaridade como metodologia de ensino.