Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS NEGRAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RECIFE.

Palavra-chaves: IDENTIDADE NEGRA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35904
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1269
    "inscrito_id" => 5682
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS NEGRAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS DE ESCOLAS PÚBLICAS  DO RECIFE."
    "resumo" => "Ao  tornar obrigatório o ensino  da História e Cultura Africana e  Afro-brasileira nas  escolas  de todo o país, a Lei 10.639/03  também  obrigou  o Estado a  reconhecer a necessidade de implantar políticas públicas voltadas à população negra, tornando-se um marco na Educação Brasileira. Enquanto professoras de escolas públicas do Município de  Recife, percebemos  que os debates e as ações em torno desta Lei ocorrem timidamente nas escolas, em situações pontais  ou a partir da motivação pessoal de algumas professoras negras e militantes. A  partir dessas  observações, desenvolvemos  este estudo ,cujos objetivos são: Compreender como a identidade das   professoras negras, interfere em suas práticas pedagógicas, com vistas à   promoção da igualdade étnico racial no ambiente escolar. Também  pretendemos  verificar se o autorreconhecimento das professoras enquanto mulheres negras  interfere  na construção de uma identidade positiva de seus estudantes negros e negras. Partimos da   hipótese de  que essas profissionais, por se  reconhecerem   negras, desenvolvem  práticas diferenciadas daquelas que não se reconhecem como tal  e por esse motivo  suas  práticas  pedagógicas  tendem a voltar-se  para a promoção de uma Educação das Relações Étnico-Raciais. Realizamos uma Pesquisa Qualitativa, de caráter explicativo, envolvendo  21 professoras dos Anos Iniciais de escolas  municipais do Recife ,que responderam  um questionário semiestruturado contendo cinco  questões  sobre o tipo de instituição que promoveu  sua  formação, qual a formação delas, como  se identificam quanto a sua cor/raça, se têm conhecimentos  acerca da Lei 10.639/03 e quais as atividades que elas desenvolvem na escola, com ênfase nesta  lei. Com os  resultados obtidos, constatamos que a maioria das participantes se reconhece como negra, mas esse   autorreconhecimento   não é determinante para a realização de práticas pedagógicas com ênfase na  promoção sistemática de uma Educação das Relações Étnico-Raciais. Algumas delas ainda necessitam agregar um caráter mais estruturante às suas ações, pois muitas  são pensadas e desenvolvidas  como consequência de culminâncias ou vivências de projetos ligados as datas comemorativas, desenvolvidas nos meses de maio, agosto e novembro . Constatamos  que as práticas pedagógicas com ênfase na Lei 10.639/03 não  são  prerrogativas  apenas das professoras negras, pois as que se declararam brancas também desenvolvem ações a partir desta Lei. Finalmente, verificamos que a Lei 10.639/03  é bastante conhecida  pelas docentes participantes da pesquisa e concluímos que a carência de investimentos ou a pouca oferta de  formação inicial e  continuada, sobre essa temática, aos docentes da Rede Municipal de Ensino do Recife ,é seu maior entrave."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE NEGRA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID5682_09092017233151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA VIEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA VIEIRA"
    "autor_email" => "joelmasantos2611@hotmail."
    "autor_ies" => "UPE-UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35904
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1269
    "inscrito_id" => 5682
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS NEGRAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS DE ESCOLAS PÚBLICAS  DO RECIFE."
    "resumo" => "Ao  tornar obrigatório o ensino  da História e Cultura Africana e  Afro-brasileira nas  escolas  de todo o país, a Lei 10.639/03  também  obrigou  o Estado a  reconhecer a necessidade de implantar políticas públicas voltadas à população negra, tornando-se um marco na Educação Brasileira. Enquanto professoras de escolas públicas do Município de  Recife, percebemos  que os debates e as ações em torno desta Lei ocorrem timidamente nas escolas, em situações pontais  ou a partir da motivação pessoal de algumas professoras negras e militantes. A  partir dessas  observações, desenvolvemos  este estudo ,cujos objetivos são: Compreender como a identidade das   professoras negras, interfere em suas práticas pedagógicas, com vistas à   promoção da igualdade étnico racial no ambiente escolar. Também  pretendemos  verificar se o autorreconhecimento das professoras enquanto mulheres negras  interfere  na construção de uma identidade positiva de seus estudantes negros e negras. Partimos da   hipótese de  que essas profissionais, por se  reconhecerem   negras, desenvolvem  práticas diferenciadas daquelas que não se reconhecem como tal  e por esse motivo  suas  práticas  pedagógicas  tendem a voltar-se  para a promoção de uma Educação das Relações Étnico-Raciais. Realizamos uma Pesquisa Qualitativa, de caráter explicativo, envolvendo  21 professoras dos Anos Iniciais de escolas  municipais do Recife ,que responderam  um questionário semiestruturado contendo cinco  questões  sobre o tipo de instituição que promoveu  sua  formação, qual a formação delas, como  se identificam quanto a sua cor/raça, se têm conhecimentos  acerca da Lei 10.639/03 e quais as atividades que elas desenvolvem na escola, com ênfase nesta  lei. Com os  resultados obtidos, constatamos que a maioria das participantes se reconhece como negra, mas esse   autorreconhecimento   não é determinante para a realização de práticas pedagógicas com ênfase na  promoção sistemática de uma Educação das Relações Étnico-Raciais. Algumas delas ainda necessitam agregar um caráter mais estruturante às suas ações, pois muitas  são pensadas e desenvolvidas  como consequência de culminâncias ou vivências de projetos ligados as datas comemorativas, desenvolvidas nos meses de maio, agosto e novembro . Constatamos  que as práticas pedagógicas com ênfase na Lei 10.639/03 não  são  prerrogativas  apenas das professoras negras, pois as que se declararam brancas também desenvolvem ações a partir desta Lei. Finalmente, verificamos que a Lei 10.639/03  é bastante conhecida  pelas docentes participantes da pesquisa e concluímos que a carência de investimentos ou a pouca oferta de  formação inicial e  continuada, sobre essa temática, aos docentes da Rede Municipal de Ensino do Recife ,é seu maior entrave."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE NEGRA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID5682_09092017233151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA VIEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA VIEIRA"
    "autor_email" => "joelmasantos2611@hotmail."
    "autor_ies" => "UPE-UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Ao tornar obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas de todo o país, a Lei 10.639/03 também obrigou o Estado a reconhecer a necessidade de implantar políticas públicas voltadas à população negra, tornando-se um marco na Educação Brasileira. Enquanto professoras de escolas públicas do Município de Recife, percebemos que os debates e as ações em torno desta Lei ocorrem timidamente nas escolas, em situações pontais ou a partir da motivação pessoal de algumas professoras negras e militantes. A partir dessas observações, desenvolvemos este estudo ,cujos objetivos são: Compreender como a identidade das professoras negras, interfere em suas práticas pedagógicas, com vistas à promoção da igualdade étnico racial no ambiente escolar. Também pretendemos verificar se o autorreconhecimento das professoras enquanto mulheres negras interfere na construção de uma identidade positiva de seus estudantes negros e negras. Partimos da hipótese de que essas profissionais, por se reconhecerem negras, desenvolvem práticas diferenciadas daquelas que não se reconhecem como tal e por esse motivo suas práticas pedagógicas tendem a voltar-se para a promoção de uma Educação das Relações Étnico-Raciais. Realizamos uma Pesquisa Qualitativa, de caráter explicativo, envolvendo 21 professoras dos Anos Iniciais de escolas municipais do Recife ,que responderam um questionário semiestruturado contendo cinco questões sobre o tipo de instituição que promoveu sua formação, qual a formação delas, como se identificam quanto a sua cor/raça, se têm conhecimentos acerca da Lei 10.639/03 e quais as atividades que elas desenvolvem na escola, com ênfase nesta lei. Com os resultados obtidos, constatamos que a maioria das participantes se reconhece como negra, mas esse autorreconhecimento não é determinante para a realização de práticas pedagógicas com ênfase na promoção sistemática de uma Educação das Relações Étnico-Raciais. Algumas delas ainda necessitam agregar um caráter mais estruturante às suas ações, pois muitas são pensadas e desenvolvidas como consequência de culminâncias ou vivências de projetos ligados as datas comemorativas, desenvolvidas nos meses de maio, agosto e novembro . Constatamos que as práticas pedagógicas com ênfase na Lei 10.639/03 não são prerrogativas apenas das professoras negras, pois as que se declararam brancas também desenvolvem ações a partir desta Lei. Finalmente, verificamos que a Lei 10.639/03 é bastante conhecida pelas docentes participantes da pesquisa e concluímos que a carência de investimentos ou a pouca oferta de formação inicial e continuada, sobre essa temática, aos docentes da Rede Municipal de Ensino do Recife ,é seu maior entrave.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.