Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EFICIÊNCIA DO MÉTODO DA PALAVRA GERADORA EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM LEITURA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, MÉTODO, PALAVRA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35162
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2303
    "inscrito_id" => 1895
    "titulo" => "A EFICIÊNCIA DO MÉTODO DA PALAVRA GERADORA EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM LEITURA"
    "resumo" => "Em vista do tema alfabetização e letramento ser bastante complexo, em face de muitos métodos existentes, caracterizado pela constante transformação da educação brasileira, buscando sanar o problema do analfabetismo no país, analisaremos nesse trabalho a eficiência do método criado por Paulo Freire da palavra geradora em vinte alunos que foram contemplados com o Programa Novo Mais Educação, por se tratar de alunos que cursam o terceiro ano do Ensino Fundamental e ainda não sabem ler e nem escrever, estando em grande defasagem em relação aos seus colegas da mesma sala.  Essa pesquisa realizou-se na escola Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. O relato de experiência aborda o método e foi praticado durante três meses nas aulas de Língua Portuguesa nos dias em que acontece o programa na escola, que é realizada por quatro horas semanais da referida disciplina, através de atividades que contemplam a metodologia que será aqui relatada. As aulas foram ministradas pela professora inscrita no programa, porém diante do planejamento e supervisão da articuladora que é a relatora desse artigo. Procuramos nessa pesquisa contribuir para o avanço da proficiência em leitura e escrita dessa escola, que se encontra em decline em sua meta determinada pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Não esperamos aqui, encontrar os motivos do fracasso da aprendizagem nessa instituição de ensino, mas sim buscar formas de ajudar elevar esses níveis de modo que os alunos ali matriculados possam estar aptos a praticarem a leitura e escrita, não somente decodificando letras e sílabas, mas interpretando textos, ou seja, que possam ser efetivamente letrados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, MÉTODO, PALAVRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1895_11092017202910.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEVANIA ALMEIDA BENEVIDES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLEVANIA"
    "autor_email" => "clevaniabenevides2014@hot"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35162
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2303
    "inscrito_id" => 1895
    "titulo" => "A EFICIÊNCIA DO MÉTODO DA PALAVRA GERADORA EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM LEITURA"
    "resumo" => "Em vista do tema alfabetização e letramento ser bastante complexo, em face de muitos métodos existentes, caracterizado pela constante transformação da educação brasileira, buscando sanar o problema do analfabetismo no país, analisaremos nesse trabalho a eficiência do método criado por Paulo Freire da palavra geradora em vinte alunos que foram contemplados com o Programa Novo Mais Educação, por se tratar de alunos que cursam o terceiro ano do Ensino Fundamental e ainda não sabem ler e nem escrever, estando em grande defasagem em relação aos seus colegas da mesma sala.  Essa pesquisa realizou-se na escola Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. O relato de experiência aborda o método e foi praticado durante três meses nas aulas de Língua Portuguesa nos dias em que acontece o programa na escola, que é realizada por quatro horas semanais da referida disciplina, através de atividades que contemplam a metodologia que será aqui relatada. As aulas foram ministradas pela professora inscrita no programa, porém diante do planejamento e supervisão da articuladora que é a relatora desse artigo. Procuramos nessa pesquisa contribuir para o avanço da proficiência em leitura e escrita dessa escola, que se encontra em decline em sua meta determinada pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Não esperamos aqui, encontrar os motivos do fracasso da aprendizagem nessa instituição de ensino, mas sim buscar formas de ajudar elevar esses níveis de modo que os alunos ali matriculados possam estar aptos a praticarem a leitura e escrita, não somente decodificando letras e sílabas, mas interpretando textos, ou seja, que possam ser efetivamente letrados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, MÉTODO, PALAVRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1895_11092017202910.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEVANIA ALMEIDA BENEVIDES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLEVANIA"
    "autor_email" => "clevaniabenevides2014@hot"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Em vista do tema alfabetização e letramento ser bastante complexo, em face de muitos métodos existentes, caracterizado pela constante transformação da educação brasileira, buscando sanar o problema do analfabetismo no país, analisaremos nesse trabalho a eficiência do método criado por Paulo Freire da palavra geradora em vinte alunos que foram contemplados com o Programa Novo Mais Educação, por se tratar de alunos que cursam o terceiro ano do Ensino Fundamental e ainda não sabem ler e nem escrever, estando em grande defasagem em relação aos seus colegas da mesma sala. Essa pesquisa realizou-se na escola Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. O relato de experiência aborda o método e foi praticado durante três meses nas aulas de Língua Portuguesa nos dias em que acontece o programa na escola, que é realizada por quatro horas semanais da referida disciplina, através de atividades que contemplam a metodologia que será aqui relatada. As aulas foram ministradas pela professora inscrita no programa, porém diante do planejamento e supervisão da articuladora que é a relatora desse artigo. Procuramos nessa pesquisa contribuir para o avanço da proficiência em leitura e escrita dessa escola, que se encontra em decline em sua meta determinada pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Não esperamos aqui, encontrar os motivos do fracasso da aprendizagem nessa instituição de ensino, mas sim buscar formas de ajudar elevar esses níveis de modo que os alunos ali matriculados possam estar aptos a praticarem a leitura e escrita, não somente decodificando letras e sílabas, mas interpretando textos, ou seja, que possam ser efetivamente letrados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.