Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO COM EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: CONCEITO DE BIOLOGIA, EGRESSOS, CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes egressos do curso de ciências biológicas sobre o conceito de Biologia, a partir da técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. A Biologia é uma área das Ciências que estuda a vida e o mecanismo de regulação dos organismos, cujo estudo tem um significativo papel no desenvolvimento da vida por significativas transformações no ambiente. Considerando a grande amplitude de compreensões que o conceito de Biologia pode ser apresentado pelo sujeito, entendemos que é partir do senso comum do indivíduo; da valoração de suas concepções prévias, que pode haver a reconstrução conceitual; pois é o ponto chave para aprendizagem significativa. Esse conhecimento prévio pode ter melhor ressignificados, quando de métodos que possibilitem a construção e reconstrução do conceito pelos sujeitos. Para isso, a pesquisa foi realizada com estudantes egressos do Ensino Médio, cursando o 1º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, numa Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Os dados foram coletados a partir da abordagem, que envolveu a concepção prévia individual e coletiva (consenso) do grupo pesquisado, utilizando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD). Na análise individual por meio do CHD, percebemos respostas vagas com pouco conhecimento sobre a Biologia, muito relacionado ao nível cognitivo dos sujeitos, oriundos da educação básica. Na fase coletiva (consenso), houve reorganização das ideias, apresentando-se mais próxima do conhecimento científico. A utilização do CHD como ferramenta para coleta de dados possibilitou por seu caráter dinâmico e interativo, a reconstrução de conceitos e a superação de equívocos conceituais que podem porventura, comprometer a aprendizagem dos estudantes. Além de contribuir para que os estudantes pudessem supera a dificuldade, insegurança, dúvidas e incertezas na etapa inicial, buscando no diálogo grupal; novas perspectivas ao conceito de Biologia.

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