APLICAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO COM EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35847 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1333 "inscrito_id" => 2645 "titulo" => "APLICAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO COM EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes egressos do curso de ciências biológicas sobre o conceito de Biologia, a partir da técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. A Biologia é uma área das Ciências que estuda a vida e o mecanismo de regulação dos organismos, cujo estudo tem um significativo papel no desenvolvimento da vida por significativas transformações no ambiente. Considerando a grande amplitude de compreensões que o conceito de Biologia pode ser apresentado pelo sujeito, entendemos que é partir do senso comum do indivíduo; da valoração de suas concepções prévias, que pode haver a reconstrução conceitual; pois é o ponto chave para aprendizagem significativa. Esse conhecimento prévio pode ter melhor ressignificados, quando de métodos que possibilitem a construção e reconstrução do conceito pelos sujeitos. Para isso, a pesquisa foi realizada com estudantes egressos do Ensino Médio, cursando o 1º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, numa Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Os dados foram coletados a partir da abordagem, que envolveu a concepção prévia individual e coletiva (consenso) do grupo pesquisado, utilizando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD). Na análise individual por meio do CHD, percebemos respostas vagas com pouco conhecimento sobre a Biologia, muito relacionado ao nível cognitivo dos sujeitos, oriundos da educação básica. Na fase coletiva (consenso), houve reorganização das ideias, apresentando-se mais próxima do conhecimento científico. A utilização do CHD como ferramenta para coleta de dados possibilitou por seu caráter dinâmico e interativo, a reconstrução de conceitos e a superação de equívocos conceituais que podem porventura, comprometer a aprendizagem dos estudantes. Além de contribuir para que os estudantes pudessem supera a dificuldade, insegurança, dúvidas e incertezas na etapa inicial, buscando no diálogo grupal; novas perspectivas ao conceito de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEITO DE BIOLOGIA, EGRESSOS, CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2645_10092017125720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANE CLERIES MARIA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ANE CLERIES" "autor_email" => "cleries@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35847 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1333 "inscrito_id" => 2645 "titulo" => "APLICAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO COM EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes egressos do curso de ciências biológicas sobre o conceito de Biologia, a partir da técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. A Biologia é uma área das Ciências que estuda a vida e o mecanismo de regulação dos organismos, cujo estudo tem um significativo papel no desenvolvimento da vida por significativas transformações no ambiente. Considerando a grande amplitude de compreensões que o conceito de Biologia pode ser apresentado pelo sujeito, entendemos que é partir do senso comum do indivíduo; da valoração de suas concepções prévias, que pode haver a reconstrução conceitual; pois é o ponto chave para aprendizagem significativa. Esse conhecimento prévio pode ter melhor ressignificados, quando de métodos que possibilitem a construção e reconstrução do conceito pelos sujeitos. Para isso, a pesquisa foi realizada com estudantes egressos do Ensino Médio, cursando o 1º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, numa Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Os dados foram coletados a partir da abordagem, que envolveu a concepção prévia individual e coletiva (consenso) do grupo pesquisado, utilizando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD). Na análise individual por meio do CHD, percebemos respostas vagas com pouco conhecimento sobre a Biologia, muito relacionado ao nível cognitivo dos sujeitos, oriundos da educação básica. Na fase coletiva (consenso), houve reorganização das ideias, apresentando-se mais próxima do conhecimento científico. A utilização do CHD como ferramenta para coleta de dados possibilitou por seu caráter dinâmico e interativo, a reconstrução de conceitos e a superação de equívocos conceituais que podem porventura, comprometer a aprendizagem dos estudantes. Além de contribuir para que os estudantes pudessem supera a dificuldade, insegurança, dúvidas e incertezas na etapa inicial, buscando no diálogo grupal; novas perspectivas ao conceito de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEITO DE BIOLOGIA, EGRESSOS, CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2645_10092017125720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANE CLERIES MARIA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ANE CLERIES" "autor_email" => "cleries@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }