Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO COM EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: CONCEITO DE BIOLOGIA, EGRESSOS, CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35847
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1333
    "inscrito_id" => 2645
    "titulo" => "APLICAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO COM EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes egressos do curso de ciências biológicas sobre o conceito de Biologia, a partir da técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. A Biologia é uma área das Ciências que estuda a vida e o mecanismo de regulação dos organismos, cujo estudo tem um significativo papel no desenvolvimento da vida por significativas transformações no ambiente. Considerando a grande amplitude de compreensões que o conceito de Biologia pode ser apresentado pelo sujeito, entendemos que é partir do senso comum do indivíduo; da valoração de suas concepções prévias, que pode haver a reconstrução conceitual; pois é o ponto chave para aprendizagem significativa. Esse conhecimento prévio pode ter melhor ressignificados, quando de métodos que possibilitem a construção e reconstrução do conceito pelos sujeitos. Para isso, a pesquisa foi realizada com estudantes egressos do Ensino Médio, cursando o 1º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, numa Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Os dados foram coletados a partir da abordagem, que envolveu a concepção prévia individual e coletiva (consenso) do grupo pesquisado, utilizando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD). Na análise individual por meio do CHD, percebemos respostas vagas com pouco conhecimento sobre a Biologia, muito relacionado ao nível cognitivo dos sujeitos, oriundos da educação básica. Na fase coletiva (consenso), houve reorganização das ideias, apresentando-se mais próxima do conhecimento científico. A utilização do CHD como ferramenta para coleta de dados possibilitou por seu caráter dinâmico e interativo, a reconstrução de conceitos e a superação de equívocos conceituais que podem porventura, comprometer a aprendizagem dos estudantes. Além de contribuir para que os estudantes pudessem supera a dificuldade, insegurança, dúvidas e incertezas na etapa inicial, buscando no diálogo grupal; novas perspectivas ao conceito de Biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEITO DE BIOLOGIA, EGRESSOS, CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2645_10092017125720.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANE CLERIES MARIA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "ANE CLERIES"
    "autor_email" => "cleries@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35847
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1333
    "inscrito_id" => 2645
    "titulo" => "APLICAÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO COM EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes egressos do curso de ciências biológicas sobre o conceito de Biologia, a partir da técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. A Biologia é uma área das Ciências que estuda a vida e o mecanismo de regulação dos organismos, cujo estudo tem um significativo papel no desenvolvimento da vida por significativas transformações no ambiente. Considerando a grande amplitude de compreensões que o conceito de Biologia pode ser apresentado pelo sujeito, entendemos que é partir do senso comum do indivíduo; da valoração de suas concepções prévias, que pode haver a reconstrução conceitual; pois é o ponto chave para aprendizagem significativa. Esse conhecimento prévio pode ter melhor ressignificados, quando de métodos que possibilitem a construção e reconstrução do conceito pelos sujeitos. Para isso, a pesquisa foi realizada com estudantes egressos do Ensino Médio, cursando o 1º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, numa Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Os dados foram coletados a partir da abordagem, que envolveu a concepção prévia individual e coletiva (consenso) do grupo pesquisado, utilizando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD). Na análise individual por meio do CHD, percebemos respostas vagas com pouco conhecimento sobre a Biologia, muito relacionado ao nível cognitivo dos sujeitos, oriundos da educação básica. Na fase coletiva (consenso), houve reorganização das ideias, apresentando-se mais próxima do conhecimento científico. A utilização do CHD como ferramenta para coleta de dados possibilitou por seu caráter dinâmico e interativo, a reconstrução de conceitos e a superação de equívocos conceituais que podem porventura, comprometer a aprendizagem dos estudantes. Além de contribuir para que os estudantes pudessem supera a dificuldade, insegurança, dúvidas e incertezas na etapa inicial, buscando no diálogo grupal; novas perspectivas ao conceito de Biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEITO DE BIOLOGIA, EGRESSOS, CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2645_10092017125720.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANE CLERIES MARIA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "ANE CLERIES"
    "autor_email" => "cleries@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes egressos do curso de ciências biológicas sobre o conceito de Biologia, a partir da técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. A Biologia é uma área das Ciências que estuda a vida e o mecanismo de regulação dos organismos, cujo estudo tem um significativo papel no desenvolvimento da vida por significativas transformações no ambiente. Considerando a grande amplitude de compreensões que o conceito de Biologia pode ser apresentado pelo sujeito, entendemos que é partir do senso comum do indivíduo; da valoração de suas concepções prévias, que pode haver a reconstrução conceitual; pois é o ponto chave para aprendizagem significativa. Esse conhecimento prévio pode ter melhor ressignificados, quando de métodos que possibilitem a construção e reconstrução do conceito pelos sujeitos. Para isso, a pesquisa foi realizada com estudantes egressos do Ensino Médio, cursando o 1º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, numa Universidade Pública em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Os dados foram coletados a partir da abordagem, que envolveu a concepção prévia individual e coletiva (consenso) do grupo pesquisado, utilizando a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD). Na análise individual por meio do CHD, percebemos respostas vagas com pouco conhecimento sobre a Biologia, muito relacionado ao nível cognitivo dos sujeitos, oriundos da educação básica. Na fase coletiva (consenso), houve reorganização das ideias, apresentando-se mais próxima do conhecimento científico. A utilização do CHD como ferramenta para coleta de dados possibilitou por seu caráter dinâmico e interativo, a reconstrução de conceitos e a superação de equívocos conceituais que podem porventura, comprometer a aprendizagem dos estudantes. Além de contribuir para que os estudantes pudessem supera a dificuldade, insegurança, dúvidas e incertezas na etapa inicial, buscando no diálogo grupal; novas perspectivas ao conceito de Biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.