FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA EXPERIENCIA PARA A VIDA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37001 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 594 "inscrito_id" => 1603 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA EXPERIENCIA PARA A VIDA" "resumo" => "Este artigo relata situações vivenciadas por docentes e estagiários (as) em formação inicial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A discussão aqui apresentada vincula-se a um componente curricular do curso o “Estágio em Formação de Formadores”, atividade supervisionada, no primeiro semestre de 2017, por duas professoras do Departamento de Educação I, no turno noturno. O Estágio em Formação de Formadores faz parte do currículo do curso de Pedagogia da UFMA. Tem como prioridade, fomentar a formação continuada de professoras (es) atuantes na rede pública Municipal e/ou Estadual de ensino do estado do Maranhão, bem como, proporcionar as (aos) alunos(as) do curso, a oportunidade de vivenciarem a função de formador (a) ao ministrarem formações, que põem em jogo conhecimentos produzidos em experiências anteriores. Neste artigo realizamos uma reflexão a respeito de um ateliê, o “Cantando e Alfabetizando”. Assim, a questão de partida para desenvolvermos a reflexão é: em que medida a música proporciona a aprendizagem de diferentes conteúdos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil? Partimos do pressuposto que a música enquanto instrumento mediador de aprendizagem pode e deve ser explorada no cotidiano escolar por ser um meio que pode contribuir para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos (as) e para a ampliação do universo de conhecimentos. Na realização das análises dialogamos com Farias (2001), Osteto (2012), Paixão (2012;2015), entre outros. Concluímos que o referido estágio pressupõe, daqueles que o integram, um constante movimento de ação-reflexão-ação nos momentos que o constitui. Observamos também que a música quando apresentada como instrumento pedagógico na escola, incentiva a leitura e a escrita dos alunos (as), bem como, a socialização e senso crítico e criativo deles (as)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MÚSICA NA ESCOLA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE FORMADORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1603_29082017065030.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TYCIANA VASCONCELOS BATALHA" "autor_nome_curto" => "TYCIANA BATALHA" "autor_email" => "alftyci@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37001 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 594 "inscrito_id" => 1603 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA EXPERIENCIA PARA A VIDA" "resumo" => "Este artigo relata situações vivenciadas por docentes e estagiários (as) em formação inicial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A discussão aqui apresentada vincula-se a um componente curricular do curso o “Estágio em Formação de Formadores”, atividade supervisionada, no primeiro semestre de 2017, por duas professoras do Departamento de Educação I, no turno noturno. O Estágio em Formação de Formadores faz parte do currículo do curso de Pedagogia da UFMA. Tem como prioridade, fomentar a formação continuada de professoras (es) atuantes na rede pública Municipal e/ou Estadual de ensino do estado do Maranhão, bem como, proporcionar as (aos) alunos(as) do curso, a oportunidade de vivenciarem a função de formador (a) ao ministrarem formações, que põem em jogo conhecimentos produzidos em experiências anteriores. Neste artigo realizamos uma reflexão a respeito de um ateliê, o “Cantando e Alfabetizando”. Assim, a questão de partida para desenvolvermos a reflexão é: em que medida a música proporciona a aprendizagem de diferentes conteúdos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil? Partimos do pressuposto que a música enquanto instrumento mediador de aprendizagem pode e deve ser explorada no cotidiano escolar por ser um meio que pode contribuir para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos (as) e para a ampliação do universo de conhecimentos. Na realização das análises dialogamos com Farias (2001), Osteto (2012), Paixão (2012;2015), entre outros. Concluímos que o referido estágio pressupõe, daqueles que o integram, um constante movimento de ação-reflexão-ação nos momentos que o constitui. Observamos também que a música quando apresentada como instrumento pedagógico na escola, incentiva a leitura e a escrita dos alunos (as), bem como, a socialização e senso crítico e criativo deles (as)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MÚSICA NA ESCOLA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE FORMADORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1603_29082017065030.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TYCIANA VASCONCELOS BATALHA" "autor_nome_curto" => "TYCIANA BATALHA" "autor_email" => "alftyci@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }