Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ALIMENTAÇÃO, LUDICIDADE, NUTRIÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35709
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3918
    "inscrito_id" => 1425
    "titulo" => "AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento de um indivíduo. Quando feita incorretamente, a alimentação pode acarretar em problemas de saúde, como por exemplo doenças cardíacas, sobrepeso, câncer. Os hábitos alimentares surgem na infância e vão se modificando ao longo do tempo, devido a fatores como escola, convívio social, mídia, entre outros. Se faz importante que dentro da escola, assim como em outros espaços, ocorra a influência de práticas alimentares saudáveis, visto que estas vão refletir nas preferências das crianças podendo perpetuar até a fase adulta. A escola vem então a ser um constituinte deste processo sendo um espaço promotor de saúde, conhecimento, autoestima. O presente trabalho tem como objetivo proporcionar aos escolares vivências lúdicas com a alimentação saudável, promover o conhecimento acerca de uma má alimentação além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis. Trata-se de um relato de experiência das ações de educação alimentar e nutricional, realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Antônia Rangel de Farias, localizada no município de João Pessoa - PB. As ações foram desenvolvidas com alunos do 6º e 8º anos com idade média de 14 anos e os temas abordados foram grupos alimentares com apresentação dos principais nutrientes e alimentação saudável. As atividades ocorreram em seis encontros com aulas expositivo-dialogadas e práticas lúdicas. Através destas ações os alunos puderam ter acesso a informação referente aos hábitos alimentares e também puderam se expressar mediante ao assunto abordado. O uso de atividades lúdicas também contribuiu de forma significativa e apresentou uma grande importância na fase de apreensão do conhecimento pelos escolares. Ficou evidente que a escola tem um papel importante na formação de hábitos alimentares dos escolares, surgindo assim a necessidade de abordar mais vezes a temática, visto que para a mudança de hábitos alimentares se faz necessário um acompanhamento a longo prazo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO, LUDICIDADE, NUTRIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1425_16102017113807.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LOUISE FERNANDES CAETANO"
    "autor_nome_curto" => "LOUISE CAETANO"
    "autor_email" => "louisefcaetano@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35709
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3918
    "inscrito_id" => 1425
    "titulo" => "AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento de um indivíduo. Quando feita incorretamente, a alimentação pode acarretar em problemas de saúde, como por exemplo doenças cardíacas, sobrepeso, câncer. Os hábitos alimentares surgem na infância e vão se modificando ao longo do tempo, devido a fatores como escola, convívio social, mídia, entre outros. Se faz importante que dentro da escola, assim como em outros espaços, ocorra a influência de práticas alimentares saudáveis, visto que estas vão refletir nas preferências das crianças podendo perpetuar até a fase adulta. A escola vem então a ser um constituinte deste processo sendo um espaço promotor de saúde, conhecimento, autoestima. O presente trabalho tem como objetivo proporcionar aos escolares vivências lúdicas com a alimentação saudável, promover o conhecimento acerca de uma má alimentação além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis. Trata-se de um relato de experiência das ações de educação alimentar e nutricional, realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Antônia Rangel de Farias, localizada no município de João Pessoa - PB. As ações foram desenvolvidas com alunos do 6º e 8º anos com idade média de 14 anos e os temas abordados foram grupos alimentares com apresentação dos principais nutrientes e alimentação saudável. As atividades ocorreram em seis encontros com aulas expositivo-dialogadas e práticas lúdicas. Através destas ações os alunos puderam ter acesso a informação referente aos hábitos alimentares e também puderam se expressar mediante ao assunto abordado. O uso de atividades lúdicas também contribuiu de forma significativa e apresentou uma grande importância na fase de apreensão do conhecimento pelos escolares. Ficou evidente que a escola tem um papel importante na formação de hábitos alimentares dos escolares, surgindo assim a necessidade de abordar mais vezes a temática, visto que para a mudança de hábitos alimentares se faz necessário um acompanhamento a longo prazo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO, LUDICIDADE, NUTRIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1425_16102017113807.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LOUISE FERNANDES CAETANO"
    "autor_nome_curto" => "LOUISE CAETANO"
    "autor_email" => "louisefcaetano@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento de um indivíduo. Quando feita incorretamente, a alimentação pode acarretar em problemas de saúde, como por exemplo doenças cardíacas, sobrepeso, câncer. Os hábitos alimentares surgem na infância e vão se modificando ao longo do tempo, devido a fatores como escola, convívio social, mídia, entre outros. Se faz importante que dentro da escola, assim como em outros espaços, ocorra a influência de práticas alimentares saudáveis, visto que estas vão refletir nas preferências das crianças podendo perpetuar até a fase adulta. A escola vem então a ser um constituinte deste processo sendo um espaço promotor de saúde, conhecimento, autoestima. O presente trabalho tem como objetivo proporcionar aos escolares vivências lúdicas com a alimentação saudável, promover o conhecimento acerca de uma má alimentação além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis. Trata-se de um relato de experiência das ações de educação alimentar e nutricional, realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Antônia Rangel de Farias, localizada no município de João Pessoa - PB. As ações foram desenvolvidas com alunos do 6º e 8º anos com idade média de 14 anos e os temas abordados foram grupos alimentares com apresentação dos principais nutrientes e alimentação saudável. As atividades ocorreram em seis encontros com aulas expositivo-dialogadas e práticas lúdicas. Através destas ações os alunos puderam ter acesso a informação referente aos hábitos alimentares e também puderam se expressar mediante ao assunto abordado. O uso de atividades lúdicas também contribuiu de forma significativa e apresentou uma grande importância na fase de apreensão do conhecimento pelos escolares. Ficou evidente que a escola tem um papel importante na formação de hábitos alimentares dos escolares, surgindo assim a necessidade de abordar mais vezes a temática, visto que para a mudança de hábitos alimentares se faz necessário um acompanhamento a longo prazo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.