ABORDANDO O TEMA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM ALMANAQUE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35700 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3085 "inscrito_id" => 7643 "titulo" => "ABORDANDO O TEMA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM ALMANAQUE" "resumo" => "O presente estudo intenciona articular uma proposta de ensino para aulas de química com fundamentos teóricos e legais respaldados pela lei 10.639/03 que torna obrigatória a inserção do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica. Os envolvidos foram alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Iporá-Goiás. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, esquematizada em duas fases, cujo objetivo geral foi proporcionar a interação entre conhecimentos científicos da Química e a formação social a fim de incentivar uma nova visão sobre a cultura afro-brasileira. As fases da pesquisa foram: I- Aplicação de um questionário para identificar o conhecimento e os temas de interesses dos alunos pela história e cultura Afro-Brasileira, e a construção de uma almanaque relacionando a temática aos conteúdos de Química; II- Planejamento da aula para avaliação do almanaque: o material foi apresentado aos alunos em duas aulas da disciplina de História, os mesmos forma divididos em grupos e posteriormente tiveram tempo para leitura e exposição dos assuntos que gostaram e que abordavam conhecimentos novos. Os resultados apontam que o tema é pouco trabalhado nas escolas, especialmente nas disciplinas de Ciências da Natureza. Os participantes da pesquisa que mencionaram ter estudado sobre o tema relataram que o mesmo foi ministrado apenas nas disciplinas de História, Artes e Geografia. A aplicação do questionário foi positiva por permitir a identificação de assuntos de interesse dos alunos, facilitando a construção do almanaque, e despertando a curiosidade dos mesmos para o material. Por fim, foram realizadas algumas correções no material didático construído, e que o mesmo possui grande potencial para proporcionar o ensino contextualizado da Química e favorece ir de encontro com as propostas da Lei 10.639/03." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID7643_04102017184831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NARA ALINNE NOBRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NARA ALINNE" "autor_email" => "nara.silva@ifgoiano.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35700 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3085 "inscrito_id" => 7643 "titulo" => "ABORDANDO O TEMA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM ALMANAQUE" "resumo" => "O presente estudo intenciona articular uma proposta de ensino para aulas de química com fundamentos teóricos e legais respaldados pela lei 10.639/03 que torna obrigatória a inserção do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica. Os envolvidos foram alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Iporá-Goiás. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, esquematizada em duas fases, cujo objetivo geral foi proporcionar a interação entre conhecimentos científicos da Química e a formação social a fim de incentivar uma nova visão sobre a cultura afro-brasileira. As fases da pesquisa foram: I- Aplicação de um questionário para identificar o conhecimento e os temas de interesses dos alunos pela história e cultura Afro-Brasileira, e a construção de uma almanaque relacionando a temática aos conteúdos de Química; II- Planejamento da aula para avaliação do almanaque: o material foi apresentado aos alunos em duas aulas da disciplina de História, os mesmos forma divididos em grupos e posteriormente tiveram tempo para leitura e exposição dos assuntos que gostaram e que abordavam conhecimentos novos. Os resultados apontam que o tema é pouco trabalhado nas escolas, especialmente nas disciplinas de Ciências da Natureza. Os participantes da pesquisa que mencionaram ter estudado sobre o tema relataram que o mesmo foi ministrado apenas nas disciplinas de História, Artes e Geografia. A aplicação do questionário foi positiva por permitir a identificação de assuntos de interesse dos alunos, facilitando a construção do almanaque, e despertando a curiosidade dos mesmos para o material. Por fim, foram realizadas algumas correções no material didático construído, e que o mesmo possui grande potencial para proporcionar o ensino contextualizado da Química e favorece ir de encontro com as propostas da Lei 10.639/03." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID7643_04102017184831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NARA ALINNE NOBRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NARA ALINNE" "autor_email" => "nara.silva@ifgoiano.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }