Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA COMO FERRAMENTA PARA UMA EDUCAÇÃO REFLEXIVA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁXIS, DIÁLOGO, CONHECIMENTO MÚTUO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35218
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 270
    "inscrito_id" => 3059
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA COMO FERRAMENTA PARA UMA EDUCAÇÃO REFLEXIVA"
    "resumo" => "A formação continuada nas escolas tem grande importância para a construção da consciência crítica dos educadores, que terminam suas graduações com algumas deficiências em suas formações didáticas. De certa maneira, a formação continuada é ferramenta para que os educadores estejam em constante reflexão sobre a educação como um todo e, com isso, possibilita uma maior chance de nela intervir de forma consciente. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência exitosa de formação continuada para educadores da Escola Alfredo J. Monteverde, realizada no ano de 2016. O trabalho apresenta as propostas vividas pelos educadores, no período dessa formação, visando conhecer quais os aprendizados e a importância destes para o planejamento escolar. Observou-se que, durante o período de formação, o que mais se ressaltou foi a valorização do ato de ler (livros, textos) e refletir sobre a realidade vivida, como também a interação estabelecida entre os educadores através do diálogo. É importante destacar a relevância da formação continuada nas escolas para construção de uma práxis educativa transformadora, como também do diálogo, favorecendo assim a construção do conhecimento mútuo, entre os educadores, para fundamentar o planejamento do que será vivenciado ao longo do ano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁXIS, DIÁLOGO, CONHECIMENTO MÚTUO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3059_22072017134642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA MARINA SARAIVA DE NEGREIROS"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA MARINA"
    "autor_email" => "luizabiologia@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35218
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 270
    "inscrito_id" => 3059
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA COMO FERRAMENTA PARA UMA EDUCAÇÃO REFLEXIVA"
    "resumo" => "A formação continuada nas escolas tem grande importância para a construção da consciência crítica dos educadores, que terminam suas graduações com algumas deficiências em suas formações didáticas. De certa maneira, a formação continuada é ferramenta para que os educadores estejam em constante reflexão sobre a educação como um todo e, com isso, possibilita uma maior chance de nela intervir de forma consciente. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência exitosa de formação continuada para educadores da Escola Alfredo J. Monteverde, realizada no ano de 2016. O trabalho apresenta as propostas vividas pelos educadores, no período dessa formação, visando conhecer quais os aprendizados e a importância destes para o planejamento escolar. Observou-se que, durante o período de formação, o que mais se ressaltou foi a valorização do ato de ler (livros, textos) e refletir sobre a realidade vivida, como também a interação estabelecida entre os educadores através do diálogo. É importante destacar a relevância da formação continuada nas escolas para construção de uma práxis educativa transformadora, como também do diálogo, favorecendo assim a construção do conhecimento mútuo, entre os educadores, para fundamentar o planejamento do que será vivenciado ao longo do ano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁXIS, DIÁLOGO, CONHECIMENTO MÚTUO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3059_22072017134642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA MARINA SARAIVA DE NEGREIROS"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA MARINA"
    "autor_email" => "luizabiologia@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A formação continuada nas escolas tem grande importância para a construção da consciência crítica dos educadores, que terminam suas graduações com algumas deficiências em suas formações didáticas. De certa maneira, a formação continuada é ferramenta para que os educadores estejam em constante reflexão sobre a educação como um todo e, com isso, possibilita uma maior chance de nela intervir de forma consciente. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência exitosa de formação continuada para educadores da Escola Alfredo J. Monteverde, realizada no ano de 2016. O trabalho apresenta as propostas vividas pelos educadores, no período dessa formação, visando conhecer quais os aprendizados e a importância destes para o planejamento escolar. Observou-se que, durante o período de formação, o que mais se ressaltou foi a valorização do ato de ler (livros, textos) e refletir sobre a realidade vivida, como também a interação estabelecida entre os educadores através do diálogo. É importante destacar a relevância da formação continuada nas escolas para construção de uma práxis educativa transformadora, como também do diálogo, favorecendo assim a construção do conhecimento mútuo, entre os educadores, para fundamentar o planejamento do que será vivenciado ao longo do ano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.