Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35654
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4308
    "inscrito_id" => 9394
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Educação Ambiental busca através de informações sensibilizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente e apontar as formas de convivência mais equilibradas com o mesmo. Desta forma, o presente trabalho realizou uma intervenção ambiental em uma escola de ensino fundamental do bairro de Jaguaribe, na cidade de João Pessoa - PB. A metodologia utilizada foi a realização de duas palestras sobre temas acerca de questões ambientais (uma intitulada “Meio Ambiente e Água”, e a outra “Ambiente e Reciclagem”) e de dinâmicas educativas com o intuito de tornar as ideias transmitidas nas palestras menos abstratas para os alunos, além da aplicação de questionários com a intenção de efetuar uma verificação do nível de assimilação das crianças em relação aos conteúdos abordados nas palestras e obter resultados para uma posterior discussão. Ademais disso, as atividades efetuadas se deram em parceria com todos os atores importantes da comunidade escolar (Direção, equipe pedagógica, docentes, estudantes, pais), onde foi estabelecida uma equipe que trabalhou e opinou em conjunto para uma melhor execução e desenvolvimento das mesmas. Os resultados demonstraram que apesar da realização dessa intervenção ter surtido efeitos positivos, do ponto de vista sensibilizador, ela abre espaço para o desenvolvimento de mais intervenções. Com a execução desse trabalho foi possível concluir que promover a associação do conhecimento teórico com atividades práticas possibilitou uma melhor assimilação de conteúdos. Concluiu-se também que, tendo em vista a análise feita nos gráficos apresentados, existe ainda uma necessidade de reforçar cada vez mais as ideias que foi passada aos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID9394_16102017202849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYSA TOMÁZ DE AQUINO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "THAYSA GOMES"
    "autor_email" => "thaysa.tomaz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35654
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4308
    "inscrito_id" => 9394
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Educação Ambiental busca através de informações sensibilizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente e apontar as formas de convivência mais equilibradas com o mesmo. Desta forma, o presente trabalho realizou uma intervenção ambiental em uma escola de ensino fundamental do bairro de Jaguaribe, na cidade de João Pessoa - PB. A metodologia utilizada foi a realização de duas palestras sobre temas acerca de questões ambientais (uma intitulada “Meio Ambiente e Água”, e a outra “Ambiente e Reciclagem”) e de dinâmicas educativas com o intuito de tornar as ideias transmitidas nas palestras menos abstratas para os alunos, além da aplicação de questionários com a intenção de efetuar uma verificação do nível de assimilação das crianças em relação aos conteúdos abordados nas palestras e obter resultados para uma posterior discussão. Ademais disso, as atividades efetuadas se deram em parceria com todos os atores importantes da comunidade escolar (Direção, equipe pedagógica, docentes, estudantes, pais), onde foi estabelecida uma equipe que trabalhou e opinou em conjunto para uma melhor execução e desenvolvimento das mesmas. Os resultados demonstraram que apesar da realização dessa intervenção ter surtido efeitos positivos, do ponto de vista sensibilizador, ela abre espaço para o desenvolvimento de mais intervenções. Com a execução desse trabalho foi possível concluir que promover a associação do conhecimento teórico com atividades práticas possibilitou uma melhor assimilação de conteúdos. Concluiu-se também que, tendo em vista a análise feita nos gráficos apresentados, existe ainda uma necessidade de reforçar cada vez mais as ideias que foi passada aos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID9394_16102017202849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYSA TOMÁZ DE AQUINO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "THAYSA GOMES"
    "autor_email" => "thaysa.tomaz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Educação Ambiental busca através de informações sensibilizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente e apontar as formas de convivência mais equilibradas com o mesmo. Desta forma, o presente trabalho realizou uma intervenção ambiental em uma escola de ensino fundamental do bairro de Jaguaribe, na cidade de João Pessoa - PB. A metodologia utilizada foi a realização de duas palestras sobre temas acerca de questões ambientais (uma intitulada “Meio Ambiente e Água”, e a outra “Ambiente e Reciclagem”) e de dinâmicas educativas com o intuito de tornar as ideias transmitidas nas palestras menos abstratas para os alunos, além da aplicação de questionários com a intenção de efetuar uma verificação do nível de assimilação das crianças em relação aos conteúdos abordados nas palestras e obter resultados para uma posterior discussão. Ademais disso, as atividades efetuadas se deram em parceria com todos os atores importantes da comunidade escolar (Direção, equipe pedagógica, docentes, estudantes, pais), onde foi estabelecida uma equipe que trabalhou e opinou em conjunto para uma melhor execução e desenvolvimento das mesmas. Os resultados demonstraram que apesar da realização dessa intervenção ter surtido efeitos positivos, do ponto de vista sensibilizador, ela abre espaço para o desenvolvimento de mais intervenções. Com a execução desse trabalho foi possível concluir que promover a associação do conhecimento teórico com atividades práticas possibilitou uma melhor assimilação de conteúdos. Concluiu-se também que, tendo em vista a análise feita nos gráficos apresentados, existe ainda uma necessidade de reforçar cada vez mais as ideias que foi passada aos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.