Discussões sobre História e Filosofia das Ciências, ganharam força entre a comunidade científica no século passado e permanecem até a contemporaneidade. Destaca-se a relação que possuem, proporcionando reflexões sobre os procedimentos de ensino-aprendizagem, pertinentes à organização dos currículos educacionais e da formação de professores. Na segunda metade do século passado, evidencia-se essa vinculação como facilitadora do processo de ensino da ciência, destacando-se sua relevância para a formação de professores, objetivo central desta pesquisa. A filosofia da ciência tornou-se essencial, dando sustentação para a didática das ciências nos cursos de formação de professores, uma vez que tem ligação direta com as demais disciplinas. Se o trabalho didático possibilitado a partir das ideias de Kuhn e demais pensadores de sua geração foi essencial para a história da didática, parece ser o momento de ir além. A partir dos aportes clássicos e historicistas, a didática da ciência teve uma importante evolução. Trata-se de superar a crise contemporânea no ensino das ciências refletido nas aulas com pouca significação, que acarretam uma imagem simplificada e distorcida da ciência. Não se pretende atribuir a solução dos problemas relacionados ao ensino das ciências, mas, permitir, no âmbito da educação, que se apresente algumas respostas para tais problemas do ensino das ciências. A escassa preocupação com a história e a filosofia da ciência nos cursos de formação de professores, tem conduzido a assumir uma filosofia da ciência “imatura e incontrolável”. Contudo, sabe-se que a filosofia da ciência é um elemento essencial para a análise e fundamentação das disciplinas científicas além do que pode ajudar os professores a explicar seus pontos de vista sobre a construção do conhecimento científico. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho é a pesquisa exploratória e a pesquisa bibliográfica. Como procedimento metodológico utilizou-se, em uma primeira etapa, a seleção de referências que contemplam fontes primárias e secundárias tornando-se a fundamentação para a pesquisa. Após a análise do referencial adotado, como conclusão parcial pelo fato da pesquisa estar em andamento, verifica-se que há inúmeras lacunas, especialmente na formação dos professores e que é preciso introduzir, no contexto acadêmico, a vinculação da didática e a filosofia das ciências como forma de mostrar aos futuros professores a relevância que as metaciências possuem para o ensino de ciências. Esse diálogo pode mudar a imagem de ciência, tratando-a como deve ser, de acordo com sua complexidade.