Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA INCLUSÃO DIGITAL: RELAÇÕES ENTRE CONTEXTOS, AÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL, EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo apresenta recortes de uma tese que pesquisa a Inclusão Digital (ID) em diversos contextos educacionais, propondo reflexões sobre a ID e as ações promovidas em torno dos seus eixos. Nesses contextos, processos específicos vão desde a alfabetização digital até a apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para usos próprios, voltados ao desenvolvimento da cidadania, a partir de demandas comunitárias. A tese se baseia em experiências vivenciadas em ensino, pesquisa e extensão, e que relacionam TIC e ID, em um estudo de caso interinstitucional que envolve o IFPB e alguns parceiros, escolas, comunidades e grupos sociais. Nesse trabalho, ensino, pesquisa e extensão se unem na atenção a um novo paradigma que passou a orientar as ações de extensão no IFPB, e à relação entre esse paradigma e os pressupostos da cibercultura, buscando efetividade quanto à aprendizagem e ao uso de TIC, a partir das relações construídas e do sentido de uso dessas tecnologias nos contextos de sua aplicação. Em termos de políticas públicas, a relação entre os cenários estudados e os governos se percebe, principalmente, quanto ao desenvolvimento das ações de ID e a infraestrutura de TIC nos espaços pesquisados. Os resultados sugerem que apesar dos discursos da ID em prol da educação para participação nas sociedades contemporâneas, os problemas de infraestrutura em alguns lugares não garantem sequer o acesso a essas tecnologias, e, em termos de qualificação, algumas ações se desenvolvem com pouca ou nenhuma conexão com a cidadania, restringindo seus resultados sociais, políticos, econômicos ou culturais. A análise sobre a efetividade da educação digital, com vias à promoção da cidadania e à inclusão social, sugere a necessidade de sentido para uso das TIC, atenção e respeito a contextos próprios, qualificação cidadã, parcerias a partir de relações horizontais entre instituições e comunidades, protagonismo dessas comunidades nos ciclos das ações propostas, e a garantia de que o Estado cumpra o seu papel no provimento e na distribuição de bens públicos.

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