Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, ENSINO, JOGOS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35649
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4741
    "inscrito_id" => 7660
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Os Jogos lúdicos são ferramentas utilizadas no ensino de forma didática que além de incentivar nos alunos a participação durante as aulas, promove uma maior interação entre os mesmos. Isso é evidenciado pelo grande número de trabalhos na área da educação, destacando a contribuição do uso de jogos para o processo de ensino-aprendizagem. No caso da disciplina de química, os jogos apresentam um benefício ainda mais notável, pois tornam os conceitos abstratos, como modelos e teorias, manipuláveis através de tabuleiros, cartas e peças, para a abstração mental dos alunos. Unir o ensino da química ao uso de jogos em sala se mostra uma estratégia de ensino interessante. Este artigo tem como objetivo a construção de jogos lúdicos e a avaliação da aprendizagem dos jogos aplicados como metodologia de ensino e aprendizagem aos alunos da disciplina de Metodologia no Ensino de Química, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, a partir de materiais alternativos e de baixo custo, que possam ser utilizados em várias etapas de ensino e aprendizagem. Para isso, foram utilizados livros e diversos artigos como bases referenciais. Ao fim dos jogos, foi aplicado um questionário para avaliar a eficácia da utilização dessa metodologia. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de química se mostra uma ferramenta pedagógica de alto potencial didático, devendo ser mais explorado beneficiando a qualidade do ensino de química, servindo como recurso auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, proporcionando o diálogo em sala de aula. A função educativa dos jogos foi observada na aplicação dos mesmos, verificando-se a facilitação na assimilação dos conhecimentos, em um ambiente prazeroso, e com uma competitividade saudável. Com os resultados alcançados, percebemos que novas metodologias de ensino devem ser usadas para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos de química de uma maneira criativa e divertida, optando por aulas menos tradicionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7660_16102017234335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WINÍCIO DE ABREU ALVES"
    "autor_nome_curto" => "WINÍCIO "
    "autor_email" => "winicio_cz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35649
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4741
    "inscrito_id" => 7660
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Os Jogos lúdicos são ferramentas utilizadas no ensino de forma didática que além de incentivar nos alunos a participação durante as aulas, promove uma maior interação entre os mesmos. Isso é evidenciado pelo grande número de trabalhos na área da educação, destacando a contribuição do uso de jogos para o processo de ensino-aprendizagem. No caso da disciplina de química, os jogos apresentam um benefício ainda mais notável, pois tornam os conceitos abstratos, como modelos e teorias, manipuláveis através de tabuleiros, cartas e peças, para a abstração mental dos alunos. Unir o ensino da química ao uso de jogos em sala se mostra uma estratégia de ensino interessante. Este artigo tem como objetivo a construção de jogos lúdicos e a avaliação da aprendizagem dos jogos aplicados como metodologia de ensino e aprendizagem aos alunos da disciplina de Metodologia no Ensino de Química, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, a partir de materiais alternativos e de baixo custo, que possam ser utilizados em várias etapas de ensino e aprendizagem. Para isso, foram utilizados livros e diversos artigos como bases referenciais. Ao fim dos jogos, foi aplicado um questionário para avaliar a eficácia da utilização dessa metodologia. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de química se mostra uma ferramenta pedagógica de alto potencial didático, devendo ser mais explorado beneficiando a qualidade do ensino de química, servindo como recurso auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, proporcionando o diálogo em sala de aula. A função educativa dos jogos foi observada na aplicação dos mesmos, verificando-se a facilitação na assimilação dos conhecimentos, em um ambiente prazeroso, e com uma competitividade saudável. Com os resultados alcançados, percebemos que novas metodologias de ensino devem ser usadas para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos de química de uma maneira criativa e divertida, optando por aulas menos tradicionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7660_16102017234335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WINÍCIO DE ABREU ALVES"
    "autor_nome_curto" => "WINÍCIO "
    "autor_email" => "winicio_cz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os Jogos lúdicos são ferramentas utilizadas no ensino de forma didática que além de incentivar nos alunos a participação durante as aulas, promove uma maior interação entre os mesmos. Isso é evidenciado pelo grande número de trabalhos na área da educação, destacando a contribuição do uso de jogos para o processo de ensino-aprendizagem. No caso da disciplina de química, os jogos apresentam um benefício ainda mais notável, pois tornam os conceitos abstratos, como modelos e teorias, manipuláveis através de tabuleiros, cartas e peças, para a abstração mental dos alunos. Unir o ensino da química ao uso de jogos em sala se mostra uma estratégia de ensino interessante. Este artigo tem como objetivo a construção de jogos lúdicos e a avaliação da aprendizagem dos jogos aplicados como metodologia de ensino e aprendizagem aos alunos da disciplina de Metodologia no Ensino de Química, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, a partir de materiais alternativos e de baixo custo, que possam ser utilizados em várias etapas de ensino e aprendizagem. Para isso, foram utilizados livros e diversos artigos como bases referenciais. Ao fim dos jogos, foi aplicado um questionário para avaliar a eficácia da utilização dessa metodologia. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de química se mostra uma ferramenta pedagógica de alto potencial didático, devendo ser mais explorado beneficiando a qualidade do ensino de química, servindo como recurso auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, proporcionando o diálogo em sala de aula. A função educativa dos jogos foi observada na aplicação dos mesmos, verificando-se a facilitação na assimilação dos conhecimentos, em um ambiente prazeroso, e com uma competitividade saudável. Com os resultados alcançados, percebemos que novas metodologias de ensino devem ser usadas para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos de química de uma maneira criativa e divertida, optando por aulas menos tradicionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.