ALVES, Winício De Abreu et al.. A utilização de jogos lúdicos para o ensino de química. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35649>. Acesso em: 05/11/2024 03:59
Os Jogos lúdicos são ferramentas utilizadas no ensino de forma didática que além de incentivar nos alunos a participação durante as aulas, promove uma maior interação entre os mesmos. Isso é evidenciado pelo grande número de trabalhos na área da educação, destacando a contribuição do uso de jogos para o processo de ensino-aprendizagem. No caso da disciplina de química, os jogos apresentam um benefício ainda mais notável, pois tornam os conceitos abstratos, como modelos e teorias, manipuláveis através de tabuleiros, cartas e peças, para a abstração mental dos alunos. Unir o ensino da química ao uso de jogos em sala se mostra uma estratégia de ensino interessante. Este artigo tem como objetivo a construção de jogos lúdicos e a avaliação da aprendizagem dos jogos aplicados como metodologia de ensino e aprendizagem aos alunos da disciplina de Metodologia no Ensino de Química, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, a partir de materiais alternativos e de baixo custo, que possam ser utilizados em várias etapas de ensino e aprendizagem. Para isso, foram utilizados livros e diversos artigos como bases referenciais. Ao fim dos jogos, foi aplicado um questionário para avaliar a eficácia da utilização dessa metodologia. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de química se mostra uma ferramenta pedagógica de alto potencial didático, devendo ser mais explorado beneficiando a qualidade do ensino de química, servindo como recurso auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, proporcionando o diálogo em sala de aula. A função educativa dos jogos foi observada na aplicação dos mesmos, verificando-se a facilitação na assimilação dos conhecimentos, em um ambiente prazeroso, e com uma competitividade saudável. Com os resultados alcançados, percebemos que novas metodologias de ensino devem ser usadas para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos de química de uma maneira criativa e divertida, optando por aulas menos tradicionais.