Resumo: Este trabalho tem o objetivo de expor as possibilidades da Resolução de Problemas para o desenvolvimento da criatividade, envolvendo um problema de conjuntos, que oportunizem o trabalho com problemas nas aulas de Matemática. Pretende-se apresentar a Resolução de Problemas explorando seu uso a partir da experiência vivenciada na disciplina de Fundamentos de Matemática Básica ministrado pelo professor Roger Huanca, do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, campus Monteiro, no segundo semestre de 2017, no qual foi utilizada uma metodologia para desenvolver o pensamento crítico e interpretativo. A intenção foi de expor uma estratégia de trabalho com problemas em que o sentido da criatividade fosse desenvolvido. Cada um dos momentos da atividade foi acompanhado de uma reflexão das potencialidades de ensino e da aprendizagem através da metodologia de ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas, desencadeada tanto pela análise do recurso quanto da postura do professor. Com esta pesquisa, também, buscamos compreender pensamentos e sentimentos de futuros professores de matemática sobre aulas envolvendo Resolução de Problemas. O foco do trabalho foi o desenvolvimento da criatividade, o espírito colaborativo e a aprendizagem da teoria de conjuntos através da Resolução de Problemas. Esta pesquisa é de caráter qualitativo com resultado parcial.