Este trabalho objetiva analisar a representação da prática docente operada no filme Mentes Perigosas (Dangerous Minds, 1995). Assim, tem-se o intuito de discutir alguns pontos-chave que oferecem subsídios à compreensão da representação do profissional docente, e também da dinâmica em sala de aula, que a película em questão traz como análise. A postura do docente, a relação professor-aluno, a metodologia de ensino-aprendizagem usada, o processo de avaliação, dentre outros tópicos, serão aqui abordados. Mas tal exercício não se presta apenas a constatar como o professor tem sido ou é representado no cinema. Não. O objetivo maior deste trabalho é vislumbrar as práticas, atitudes, técnicas e/ou comportamentos da personagem principal – a professora Louanne Johnson (interpretada pela atriz Michelle Pfeiffer) – que podem auxiliar a prática docente dos “professores reais”. Seria, assim, um exercício de separar o joio do trigo: identificar e distinguir os elementos que devem permanecer no mundo ficcional – apesar do filme contar a história verídica da professora Louanne Johnson – daqueles que podem ser representativos e aplicados na realidade educacional brasileira, e mais especificamente na dinâmica de sala de aula. Erigiu-se esta meta porque o filme comercial atende a interesses diversos, e a representação que ele opera de uma dada realidade é sempre parcial, seletiva, idealizada, pois que influenciada pelos interesses nem sempre “nobres” daqueles que o produziram.