A educação matemática tem adentrado pouco a pouco no universo escolar brasileiro, especialmente nos últimos anos, ela é conhecida como uma práxis que envolve o domínio do conteúdo específico (a matemática) e o domínio de ideias e processos pedagógicos relativos à transmissãoassimilação eou à apropriaçãoconstrução do saber matemático no ambiente escolar. Todavia, consiste como uma prática educativa determinada como uma prática social mais ampla. Dessa forma, a educação matemática atende a determinada finalidades humanas e aspirações sociais concretas. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência, de caráter mais descritivo e exploratório, da introdução desta perspectiva de ensino e aprendizagem da matemática num curso de formação de professores da educação básica no Estado do Ceará. Com um desenho que articulava formação a distância com atividades presenciais, esta experiência teve como suporte operacional uma plataforma de educação a distância da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma equipe de professores da Faculdade de Educação daquela Universidade. Sua intenção central era não só dar acesso aos professores da rede à educação matemática, mas especialmente demonstrar que muitas desses saberes já se encontram de forma tácita no ensino do professor que precisa vencer uma cultura tradicional na qual foi formada e repassa em seu ensino aos seus alunos. Com base nessa interface, foi possível observar que para além das dificuldades próprias de um processo ainda inaugural e inovador fui possível sensibilizar o grupo de professores para uma nova forma de lidar com o ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula.