MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO: O USO DO APLICATIVO SARAHAH PARA PROPORCIONAR VOZ AO EDUCANDO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37423 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3701 "inscrito_id" => 3319 "titulo" => "MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO: O USO DO APLICATIVO SARAHAH PARA PROPORCIONAR VOZ AO EDUCANDO" "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre o uso do aplicativo Sarahah como ferramenta de mediação tecnológica na educação, que pode auxiliar no desbloqueio do medo do educando questionar algo ao educador sem que o mesmo com suas subjetividade e contexto histórico social se sinta envergonhado, e possa em posterior momento com a ajuda do educador perder o medo do questionar e indagar. A pesquisa foi exploratória, desenvolvida com o objetivo de proporcionar panorama geral, aproximativo, a respeito do aplicativo Sarahah como uma ferramenta que media o ato comunicacional do educando para com o educador sem o mesmo identificar o educando, assim propiciando maior liberdade ao educando que tem medo, ademais foi utilizado a pesquisa bibliografia a partir de livros e por entrevista que consiste na presença “frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação” (GIL, 2008, p.109). Assim para a elaboração da pesquisa e do resultados foram entrevistados 220 alunos da Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba, com perguntas sobre quais eram os motivos que barravam, impediam de realizar perguntas e em ambiente de educação formal, e se houvesse um aplicativo para realizar perguntas em anonimato ao educador facilitaria a realização de perguntas. Em suma segundo 90% dos entrevistados o aplicativo facilitaria aprendizagem, pois segundo os mesmos muitas indagações e dúvidas são deixadas de lado por medo de perguntar ao educador em sala de aula, assim, dos 220 alunos entrevistados 89% tem dificuldades de realizar indagações e solicitar informações por medo de passar vergonha e ser exposto conforme a justificativa da pesquisa, ademais, foi constatado que 92% fariam uso do aplicativo em ambiente de educação formal, se o educador adota-se o método comunicacional. Segundo os entrevistados a utilização da ferramenta permitiria um diálogo mais aberto entre educador e turma de educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO, SARAHAH, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID3319_15102017170700.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON VALENTIM" "autor_nome_curto" => "VALENTIM, J." "autor_email" => "jeffersonvalentim2014@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37423 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3701 "inscrito_id" => 3319 "titulo" => "MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO: O USO DO APLICATIVO SARAHAH PARA PROPORCIONAR VOZ AO EDUCANDO" "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre o uso do aplicativo Sarahah como ferramenta de mediação tecnológica na educação, que pode auxiliar no desbloqueio do medo do educando questionar algo ao educador sem que o mesmo com suas subjetividade e contexto histórico social se sinta envergonhado, e possa em posterior momento com a ajuda do educador perder o medo do questionar e indagar. A pesquisa foi exploratória, desenvolvida com o objetivo de proporcionar panorama geral, aproximativo, a respeito do aplicativo Sarahah como uma ferramenta que media o ato comunicacional do educando para com o educador sem o mesmo identificar o educando, assim propiciando maior liberdade ao educando que tem medo, ademais foi utilizado a pesquisa bibliografia a partir de livros e por entrevista que consiste na presença “frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação” (GIL, 2008, p.109). Assim para a elaboração da pesquisa e do resultados foram entrevistados 220 alunos da Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba, com perguntas sobre quais eram os motivos que barravam, impediam de realizar perguntas e em ambiente de educação formal, e se houvesse um aplicativo para realizar perguntas em anonimato ao educador facilitaria a realização de perguntas. Em suma segundo 90% dos entrevistados o aplicativo facilitaria aprendizagem, pois segundo os mesmos muitas indagações e dúvidas são deixadas de lado por medo de perguntar ao educador em sala de aula, assim, dos 220 alunos entrevistados 89% tem dificuldades de realizar indagações e solicitar informações por medo de passar vergonha e ser exposto conforme a justificativa da pesquisa, ademais, foi constatado que 92% fariam uso do aplicativo em ambiente de educação formal, se o educador adota-se o método comunicacional. Segundo os entrevistados a utilização da ferramenta permitiria um diálogo mais aberto entre educador e turma de educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO, SARAHAH, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID3319_15102017170700.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON VALENTIM" "autor_nome_curto" => "VALENTIM, J." "autor_email" => "jeffersonvalentim2014@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }