Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: O APRENDIZADO DA CITOLOGIA DE UMA FORMA LÚDICA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, CITOLOGIA, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35555
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2782
    "inscrito_id" => 5505
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: O APRENDIZADO DA CITOLOGIA DE UMA FORMA LÚDICA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se do uso do lúdico como processo educativo, com isso possibilita trabalhar didaticamente o conteúdo que o professor deseja, de forma que o aluno ao mesmo tempo que brinca também constrói seu conhecimento especifico sobre o tema proposto e levando em consideração a competição, percepção e imaginação dos alunos. O lúdico proporciona o individuo crescer emocionalmente, esperar sua vez de jogar, aceitar as regras, superar obstáculos e aceitar os resultados mesmo que eles não sejam satisfatórios, e com isso, aprender a lidar com frustações, aperfeiçoar mais seu conhecimento e vencer desafios. Ainda sobre a ludicidade e didática é importante destacar o desenvolvimento, visando que cada um encara seus anseios de forma diferentes, cada criança, cada ser é único na forma de construir esse conhecimento pessoal. É necessário que haja uma atenção por parte dos educadores considerando que nem sempre um método de ensino atinge a todos com a mesma valência, e para atingir em maior sucesso no ensino-aprendizagem é interessante que o docente medie vários tipos de mecanismos de ensino sendo de forma lúdica ou tradicional. Diantes disso, este trabalho visa debater sobre a intervenção realizada por graduandos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Em uma escola da rede estadual de ensino, com a veemência de explorar o lúdico, foi desenvolvido maquete e jogo sobre citologia, com propósito de promover maior aprendizado sobre a importância do assunto. A realização da intervenção começou no inicio de Maio até o final de junho de 2016, incluindo a construção e execução do projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, CITOLOGIA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5505_20092017000135.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLY RODRIGUES PEREIRA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "MICHELLY R."
    "autor_email" => "michelllyrodrigues19@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35555
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2782
    "inscrito_id" => 5505
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: O APRENDIZADO DA CITOLOGIA DE UMA FORMA LÚDICA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se do uso do lúdico como processo educativo, com isso possibilita trabalhar didaticamente o conteúdo que o professor deseja, de forma que o aluno ao mesmo tempo que brinca também constrói seu conhecimento especifico sobre o tema proposto e levando em consideração a competição, percepção e imaginação dos alunos. O lúdico proporciona o individuo crescer emocionalmente, esperar sua vez de jogar, aceitar as regras, superar obstáculos e aceitar os resultados mesmo que eles não sejam satisfatórios, e com isso, aprender a lidar com frustações, aperfeiçoar mais seu conhecimento e vencer desafios. Ainda sobre a ludicidade e didática é importante destacar o desenvolvimento, visando que cada um encara seus anseios de forma diferentes, cada criança, cada ser é único na forma de construir esse conhecimento pessoal. É necessário que haja uma atenção por parte dos educadores considerando que nem sempre um método de ensino atinge a todos com a mesma valência, e para atingir em maior sucesso no ensino-aprendizagem é interessante que o docente medie vários tipos de mecanismos de ensino sendo de forma lúdica ou tradicional. Diantes disso, este trabalho visa debater sobre a intervenção realizada por graduandos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Em uma escola da rede estadual de ensino, com a veemência de explorar o lúdico, foi desenvolvido maquete e jogo sobre citologia, com propósito de promover maior aprendizado sobre a importância do assunto. A realização da intervenção começou no inicio de Maio até o final de junho de 2016, incluindo a construção e execução do projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, CITOLOGIA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5505_20092017000135.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLY RODRIGUES PEREIRA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "MICHELLY R."
    "autor_email" => "michelllyrodrigues19@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho trata-se do uso do lúdico como processo educativo, com isso possibilita trabalhar didaticamente o conteúdo que o professor deseja, de forma que o aluno ao mesmo tempo que brinca também constrói seu conhecimento especifico sobre o tema proposto e levando em consideração a competição, percepção e imaginação dos alunos. O lúdico proporciona o individuo crescer emocionalmente, esperar sua vez de jogar, aceitar as regras, superar obstáculos e aceitar os resultados mesmo que eles não sejam satisfatórios, e com isso, aprender a lidar com frustações, aperfeiçoar mais seu conhecimento e vencer desafios. Ainda sobre a ludicidade e didática é importante destacar o desenvolvimento, visando que cada um encara seus anseios de forma diferentes, cada criança, cada ser é único na forma de construir esse conhecimento pessoal. É necessário que haja uma atenção por parte dos educadores considerando que nem sempre um método de ensino atinge a todos com a mesma valência, e para atingir em maior sucesso no ensino-aprendizagem é interessante que o docente medie vários tipos de mecanismos de ensino sendo de forma lúdica ou tradicional. Diantes disso, este trabalho visa debater sobre a intervenção realizada por graduandos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Em uma escola da rede estadual de ensino, com a veemência de explorar o lúdico, foi desenvolvido maquete e jogo sobre citologia, com propósito de promover maior aprendizado sobre a importância do assunto. A realização da intervenção começou no inicio de Maio até o final de junho de 2016, incluindo a construção e execução do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.