O presente trabalho trata-se do uso do lúdico como processo educativo, com isso possibilita trabalhar didaticamente o conteúdo que o professor deseja, de forma que o aluno ao mesmo tempo que brinca também constrói seu conhecimento especifico sobre o tema proposto e levando em consideração a competição, percepção e imaginação dos alunos. O lúdico proporciona o individuo crescer emocionalmente, esperar sua vez de jogar, aceitar as regras, superar obstáculos e aceitar os resultados mesmo que eles não sejam satisfatórios, e com isso, aprender a lidar com frustações, aperfeiçoar mais seu conhecimento e vencer desafios. Ainda sobre a ludicidade e didática é importante destacar o desenvolvimento, visando que cada um encara seus anseios de forma diferentes, cada criança, cada ser é único na forma de construir esse conhecimento pessoal. É necessário que haja uma atenção por parte dos educadores considerando que nem sempre um método de ensino atinge a todos com a mesma valência, e para atingir em maior sucesso no ensino-aprendizagem é interessante que o docente medie vários tipos de mecanismos de ensino sendo de forma lúdica ou tradicional. Diantes disso, este trabalho visa debater sobre a intervenção realizada por graduandos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Em uma escola da rede estadual de ensino, com a veemência de explorar o lúdico, foi desenvolvido maquete e jogo sobre citologia, com propósito de promover maior aprendizado sobre a importância do assunto. A realização da intervenção começou no inicio de Maio até o final de junho de 2016, incluindo a construção e execução do projeto.