Transformar o ensino em uma prática inovadora e emancipadora é um desafio e quando se trata do ensino de Língua Portuguesa, esse parece intransponível. O artigo que segue apresentará os resultados exitosos de um projeto de pesquisa desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa, partindo do princípio de que os jovens do ensino médio devem desenvolver a capacidade de aprender por si mesmos, de emancipar-se intelectualmente assegurando, dessa forma, a possibilidade de uma aprendizagem significativa. Acredita-se na necessidade de aquisição de um conhecimento novo, de aprender a aprender e de encontrar razões para o estudo. Para tanto, se faz necessário ensejar oportunidades que motivem a sua descoberta e a independência do pensamento e isso só é possível através da pesquisa no ensino médio, promovendo uma multidisciplinaridade entre as disciplinas. O estudo em questão tem como objetivo expor práticas de incentivo à pesquisa e à leitura com alunos da Escola de Ensino Médio Amália Xavier em Juazeiro do Norte – CE, assim como demonstrar resultados satisfatórios quanto à aprendizagem e o ingresso no ensino superior de forma mais eficaz. Estimular o indivíduo a investigar um tema equivale a plantar nele a curiosidade, a despertar-lhe a vontade de saber sempre mais um pouco por meio da investigação, pelo fazer ciência. Acredita-se que, se no ensino médio for viável instigar a curiosidade se terá um número mais qualitativo e menos quantitativo nas instituições de ensino superior e a promoção da aprendizagem, certamente, será muito mais eficaz, afastando de vez o mecanicismo no ensino de língua.