A LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR: TEORIA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35442 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2088 "inscrito_id" => 674 "titulo" => "A LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR: TEORIA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA" "resumo" => "A Língua Brasileira de Sinais, doravante Libras, é reconhecida como língua através da Lei nº 10.436/02 como também é regulamentada pelo decreto nº 5.626/05 sendo um dos princípios basilares o ensino dessa língua nos cursos de formação docente. Tal regulamentação fez com que nas instituições de ensino superior fossem implementadas as disciplinas de Libras de forma obrigatória para as licenciaturas e como componente optativo para os demais cursos. Dessa forma, o presente trabalho visa apresentar um quadro da disciplina de Libras na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no que se apresentam a sua ementa, conteúdos e didatização do professor na aprendizagem da língua pelos alunos. Para atingir esse objetivo, fizemos uso de análise documental da ementa e consequentemente dos conteúdos, como também observações das aulas do professor. Amparamo-nos nas teorias de aprendizagem de Libras como segunda língua de Quadros (2004) e Gesser (2010), bem como fundamentamo-nos na legislação referente ao uso e ensino da língua. Percebe-se com o trabalho, que o componente curricular é bastante voltado para a comunicação e percepção visual dos alunos, seus conteúdos mostram-se básicos neste momento voltados a problematização de questões de inclusão da pessoa surda e desmistificação da língua de sinais tendo uma abordagem até um pouco linguística. Percebemos que é um componente bastante requisitado mesmo por alunos de outros cursos além das licenciaturas, tais como engenharia e bacharelado em ciência e tecnologia, sendo um passo importantíssimo na promoção da língua e consequentemente menos barreiras comunicacionais para as pessoas surdas em nosso ambiente. Isto posto, fica evidente a necessidade de elaboração de diretrizes curriculares para o ensino de Libras na educação básica e no ensino superior principalmente, pois este segundo em sua maioria (no que tange aos professores) volta a lecionar na educação básica, e darmos provimentos para que esta melhore, é imprescindível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LIBRAS, ENSINO SUPERIOR, APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA, PROFESSOR SURDO, PROFESSOR SURDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID674_11092017171249.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EBSON GOMES SOUSA" "autor_nome_curto" => "EBSON GOMES" "autor_email" => "ebsongomess@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35442 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2088 "inscrito_id" => 674 "titulo" => "A LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR: TEORIA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA" "resumo" => "A Língua Brasileira de Sinais, doravante Libras, é reconhecida como língua através da Lei nº 10.436/02 como também é regulamentada pelo decreto nº 5.626/05 sendo um dos princípios basilares o ensino dessa língua nos cursos de formação docente. Tal regulamentação fez com que nas instituições de ensino superior fossem implementadas as disciplinas de Libras de forma obrigatória para as licenciaturas e como componente optativo para os demais cursos. Dessa forma, o presente trabalho visa apresentar um quadro da disciplina de Libras na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no que se apresentam a sua ementa, conteúdos e didatização do professor na aprendizagem da língua pelos alunos. Para atingir esse objetivo, fizemos uso de análise documental da ementa e consequentemente dos conteúdos, como também observações das aulas do professor. Amparamo-nos nas teorias de aprendizagem de Libras como segunda língua de Quadros (2004) e Gesser (2010), bem como fundamentamo-nos na legislação referente ao uso e ensino da língua. Percebe-se com o trabalho, que o componente curricular é bastante voltado para a comunicação e percepção visual dos alunos, seus conteúdos mostram-se básicos neste momento voltados a problematização de questões de inclusão da pessoa surda e desmistificação da língua de sinais tendo uma abordagem até um pouco linguística. Percebemos que é um componente bastante requisitado mesmo por alunos de outros cursos além das licenciaturas, tais como engenharia e bacharelado em ciência e tecnologia, sendo um passo importantíssimo na promoção da língua e consequentemente menos barreiras comunicacionais para as pessoas surdas em nosso ambiente. Isto posto, fica evidente a necessidade de elaboração de diretrizes curriculares para o ensino de Libras na educação básica e no ensino superior principalmente, pois este segundo em sua maioria (no que tange aos professores) volta a lecionar na educação básica, e darmos provimentos para que esta melhore, é imprescindível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LIBRAS, ENSINO SUPERIOR, APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA, PROFESSOR SURDO, PROFESSOR SURDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID674_11092017171249.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EBSON GOMES SOUSA" "autor_nome_curto" => "EBSON GOMES" "autor_email" => "ebsongomess@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }