Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DA CARREIRA DOCENTE A PARTIR DAS AÇÕES DO (PDVL) NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Palavra-chaves: AÇÕES DO PDVL, CARREIRA DOCENTE, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35505
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 838
    "inscrito_id" => 1550
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DA CARREIRA DOCENTE A PARTIR DAS AÇÕES DO (PDVL) NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo entender as percepções dos estudantes sobre a carreira docente. O campo da pesquisa foi às escolas Antônio Dias Cardoso e Amélia Coelho, como campo de atuação dos extensionistas do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas - PDVL da cidade de Vitória de Santo Antão. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do ensino médio das duas escolas que são participantes das ações do PDVL. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto com 04 (quatro) perguntas sobre a carreira docente. Espera-se que a pesquisa apresente dados relevantes a respeito da docência. De antemão é importante frisar que, de acordo com a literatura, nota-se que é perceptível o desinteresse dos estudantes em seguirem a carreira docente, e os motivos que explicam este fato são diversos, uns apontam para própria profissão de professor, elencando fatos como por exemplo: desvalorização social, baixa remuneração, condições precárias de trabalho, salas muito lotadas, entre outros e o outro ponto, refere-se à própria abordagem do professor na sala de aula, no que se refere principalmente ao sistema avaliativo, uma vez que, se o aluno não consegue ser “aprovado” na disciplina de Química, por exemplo, ou melhor, não consegue compreendê-la, logo, não optará em lecionar, especificamente se for esta a área do conhecimento. De um modo geral, diante desta pesquisa, percebeu-se que apesar de uma grande parte dos estudantes considerarem muito importante a profissão de professor, não é a área de sua escolha do vestibular, ou seja, não optam por essa profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AÇÕES DO PDVL, CARREIRA DOCENTE, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1550_05092017225952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS SALGADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS SALGADO"
    "autor_email" => "douglassalgado525@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35505
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 838
    "inscrito_id" => 1550
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DA CARREIRA DOCENTE A PARTIR DAS AÇÕES DO (PDVL) NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo entender as percepções dos estudantes sobre a carreira docente. O campo da pesquisa foi às escolas Antônio Dias Cardoso e Amélia Coelho, como campo de atuação dos extensionistas do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas - PDVL da cidade de Vitória de Santo Antão. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do ensino médio das duas escolas que são participantes das ações do PDVL. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto com 04 (quatro) perguntas sobre a carreira docente. Espera-se que a pesquisa apresente dados relevantes a respeito da docência. De antemão é importante frisar que, de acordo com a literatura, nota-se que é perceptível o desinteresse dos estudantes em seguirem a carreira docente, e os motivos que explicam este fato são diversos, uns apontam para própria profissão de professor, elencando fatos como por exemplo: desvalorização social, baixa remuneração, condições precárias de trabalho, salas muito lotadas, entre outros e o outro ponto, refere-se à própria abordagem do professor na sala de aula, no que se refere principalmente ao sistema avaliativo, uma vez que, se o aluno não consegue ser “aprovado” na disciplina de Química, por exemplo, ou melhor, não consegue compreendê-la, logo, não optará em lecionar, especificamente se for esta a área do conhecimento. De um modo geral, diante desta pesquisa, percebeu-se que apesar de uma grande parte dos estudantes considerarem muito importante a profissão de professor, não é a área de sua escolha do vestibular, ou seja, não optam por essa profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AÇÕES DO PDVL, CARREIRA DOCENTE, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1550_05092017225952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS SALGADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS SALGADO"
    "autor_email" => "douglassalgado525@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo entender as percepções dos estudantes sobre a carreira docente. O campo da pesquisa foi às escolas Antônio Dias Cardoso e Amélia Coelho, como campo de atuação dos extensionistas do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas - PDVL da cidade de Vitória de Santo Antão. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do ensino médio das duas escolas que são participantes das ações do PDVL. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto com 04 (quatro) perguntas sobre a carreira docente. Espera-se que a pesquisa apresente dados relevantes a respeito da docência. De antemão é importante frisar que, de acordo com a literatura, nota-se que é perceptível o desinteresse dos estudantes em seguirem a carreira docente, e os motivos que explicam este fato são diversos, uns apontam para própria profissão de professor, elencando fatos como por exemplo: desvalorização social, baixa remuneração, condições precárias de trabalho, salas muito lotadas, entre outros e o outro ponto, refere-se à própria abordagem do professor na sala de aula, no que se refere principalmente ao sistema avaliativo, uma vez que, se o aluno não consegue ser “aprovado” na disciplina de Química, por exemplo, ou melhor, não consegue compreendê-la, logo, não optará em lecionar, especificamente se for esta a área do conhecimento. De um modo geral, diante desta pesquisa, percebeu-se que apesar de uma grande parte dos estudantes considerarem muito importante a profissão de professor, não é a área de sua escolha do vestibular, ou seja, não optam por essa profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.