A PERCEPÇÃO DA CARREIRA DOCENTE A PARTIR DAS AÇÕES DO (PDVL) NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35505 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 838 "inscrito_id" => 1550 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DA CARREIRA DOCENTE A PARTIR DAS AÇÕES DO (PDVL) NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo entender as percepções dos estudantes sobre a carreira docente. O campo da pesquisa foi às escolas Antônio Dias Cardoso e Amélia Coelho, como campo de atuação dos extensionistas do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas - PDVL da cidade de Vitória de Santo Antão. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do ensino médio das duas escolas que são participantes das ações do PDVL. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto com 04 (quatro) perguntas sobre a carreira docente. Espera-se que a pesquisa apresente dados relevantes a respeito da docência. De antemão é importante frisar que, de acordo com a literatura, nota-se que é perceptível o desinteresse dos estudantes em seguirem a carreira docente, e os motivos que explicam este fato são diversos, uns apontam para própria profissão de professor, elencando fatos como por exemplo: desvalorização social, baixa remuneração, condições precárias de trabalho, salas muito lotadas, entre outros e o outro ponto, refere-se à própria abordagem do professor na sala de aula, no que se refere principalmente ao sistema avaliativo, uma vez que, se o aluno não consegue ser “aprovado” na disciplina de Química, por exemplo, ou melhor, não consegue compreendê-la, logo, não optará em lecionar, especificamente se for esta a área do conhecimento. De um modo geral, diante desta pesquisa, percebeu-se que apesar de uma grande parte dos estudantes considerarem muito importante a profissão de professor, não é a área de sua escolha do vestibular, ou seja, não optam por essa profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AÇÕES DO PDVL, CARREIRA DOCENTE, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1550_05092017225952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS SALGADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS SALGADO" "autor_email" => "douglassalgado525@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35505 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 838 "inscrito_id" => 1550 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DA CARREIRA DOCENTE A PARTIR DAS AÇÕES DO (PDVL) NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo entender as percepções dos estudantes sobre a carreira docente. O campo da pesquisa foi às escolas Antônio Dias Cardoso e Amélia Coelho, como campo de atuação dos extensionistas do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas - PDVL da cidade de Vitória de Santo Antão. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do ensino médio das duas escolas que são participantes das ações do PDVL. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto com 04 (quatro) perguntas sobre a carreira docente. Espera-se que a pesquisa apresente dados relevantes a respeito da docência. De antemão é importante frisar que, de acordo com a literatura, nota-se que é perceptível o desinteresse dos estudantes em seguirem a carreira docente, e os motivos que explicam este fato são diversos, uns apontam para própria profissão de professor, elencando fatos como por exemplo: desvalorização social, baixa remuneração, condições precárias de trabalho, salas muito lotadas, entre outros e o outro ponto, refere-se à própria abordagem do professor na sala de aula, no que se refere principalmente ao sistema avaliativo, uma vez que, se o aluno não consegue ser “aprovado” na disciplina de Química, por exemplo, ou melhor, não consegue compreendê-la, logo, não optará em lecionar, especificamente se for esta a área do conhecimento. De um modo geral, diante desta pesquisa, percebeu-se que apesar de uma grande parte dos estudantes considerarem muito importante a profissão de professor, não é a área de sua escolha do vestibular, ou seja, não optam por essa profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AÇÕES DO PDVL, CARREIRA DOCENTE, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1550_05092017225952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS SALGADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS SALGADO" "autor_email" => "douglassalgado525@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }