O presente artigo tem por objetivo identificar os diferentes tipos de perfis estudantis que compõem o curso de Pedagogia, analisando as oportunidades nas esferas de acesso; referente às possibilidades de formas de ingresso na universidade; permanência; as condições concretas que a universidade oportuniza para o desenvolvimento do exercício da vida estudantil e de continuidade; as perspectivas de futuro, expectativas de novos estudos, de aprofundamento intelectual/acadêmico e o crescimento profissional dentro da universidade para sua inserção no exercício da profissão, a pesquisa que foi realizada com os alunos do Curso de Pedagogia, Campus Central, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, com estudantes do turno matutino, parte da premissa da democratização do ensino superior objetivando analisar e discutir o conceito de democratização para além das oportunidades de acesso gerados por ela, mas se a democratização desse ensino superior oportuniza condições para o desenvolvimento completo das habilidades cognitivas e sociais dos indivíduos inseridos nesse processo, continuidade da vida acadêmica além da sala de aula, proporcionado familiarização e desenvolvimentos de pesquisas e extensões visando uma melhor perspectiva de formação profissional e humana, para então o ingresso ao mercado de trabalho. O aporte teórico perpassa pelos estudos de Balsa (2008); et all (2001), visando compreender a democratização como “valor” e como “processo”, considerando todas as particularidades dos indivíduos inseridos nos processos abordados, buscando o aprofundamento do conhecimento sobre o objeto de estudo; para qualificar o estudo, utilizamos de aplicação de formulários on-line para a obtenção de respostas dos alunos da amostra utilizada.