Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES

Palavra-chaves: ESCOLA;, LITERATURA INFANTIL;, FORMAÇÃO DO LEITOR. Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35454
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 3737
    "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES"
    "resumo" => """
      O presente artigo tem como objetivo destacar a necessidade da literatura fazer parte do dia a dia das crianças, assim como a televisão e a internet e verificar como está sendo desenvolvido o trabalho com a literatura infantil na sala de aula das series iniciais do Ensino Fundamental das escolas. Abordaremos a literatura infantil como uma ferramenta de suma importância para o processo de formação de pequenos leitores. Pretendo provar que, ao contrário do que muitos pensam sobre como nossas crianças estão somente submetidos ao mundo da internet e jogos eletrônicos, há uma valorização do gênero literário, mesmo que em proporções menores, porém significativas. Por acreditarmos que seja um veículo que possa proporciona às crianças  o desenvolvimento  cognitivo, emocional  e  social, analisamos de  que  forma  professores  trabalham a mesma em sala de aula, identificando se as leituras são adequadas ao nível de desenvolvimento da criança,   averiguando   se reconhecem   a sua importância   para   o   desenvolvimento desta, analisando se em  sua  prática  conseguem despertar  o  interesse  e  atenção  de  seus  alunos e avaliando a  possibilidade desta  prática influenciar  no  comportamento  leitor destes. Para isso, realizamos uma pesquisa com intervenções pedagógicas na sala de aula e observação de como nossos alunos se comportaram diante do desenvolvimento da nossa proposta de trabalho com a literatura infantil e se as crianças reconhecem a importância da literatura, despertando o interesse dos alunos com nossa forma de contar história e ainda pudemos perceber que a sua prática influi positivamente no comportamento leitor das crianças, aumentando a frequência de escolha das mesmas em relação aos livros infantis em suas atividades. \r\n
      Literatura Infantil; Formação do leitor.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ESCOLA;, LITERATURA INFANTIL;, FORMAÇÃO DO LEITOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3737_20062017173853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CILMARA CRISTINA RODRIGUES MAYORAL BRUNATTI"
    "autor_nome_curto" => "CILMARA"
    "autor_email" => "cillrodrigues@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35454
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 3737
    "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES"
    "resumo" => """
      O presente artigo tem como objetivo destacar a necessidade da literatura fazer parte do dia a dia das crianças, assim como a televisão e a internet e verificar como está sendo desenvolvido o trabalho com a literatura infantil na sala de aula das series iniciais do Ensino Fundamental das escolas. Abordaremos a literatura infantil como uma ferramenta de suma importância para o processo de formação de pequenos leitores. Pretendo provar que, ao contrário do que muitos pensam sobre como nossas crianças estão somente submetidos ao mundo da internet e jogos eletrônicos, há uma valorização do gênero literário, mesmo que em proporções menores, porém significativas. Por acreditarmos que seja um veículo que possa proporciona às crianças  o desenvolvimento  cognitivo, emocional  e  social, analisamos de  que  forma  professores  trabalham a mesma em sala de aula, identificando se as leituras são adequadas ao nível de desenvolvimento da criança,   averiguando   se reconhecem   a sua importância   para   o   desenvolvimento desta, analisando se em  sua  prática  conseguem despertar  o  interesse  e  atenção  de  seus  alunos e avaliando a  possibilidade desta  prática influenciar  no  comportamento  leitor destes. Para isso, realizamos uma pesquisa com intervenções pedagógicas na sala de aula e observação de como nossos alunos se comportaram diante do desenvolvimento da nossa proposta de trabalho com a literatura infantil e se as crianças reconhecem a importância da literatura, despertando o interesse dos alunos com nossa forma de contar história e ainda pudemos perceber que a sua prática influi positivamente no comportamento leitor das crianças, aumentando a frequência de escolha das mesmas em relação aos livros infantis em suas atividades. \r\n
      Literatura Infantil; Formação do leitor.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ESCOLA;, LITERATURA INFANTIL;, FORMAÇÃO DO LEITOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3737_20062017173853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CILMARA CRISTINA RODRIGUES MAYORAL BRUNATTI"
    "autor_nome_curto" => "CILMARA"
    "autor_email" => "cillrodrigues@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar a necessidade da literatura fazer parte do dia a dia das crianças, assim como a televisão e a internet e verificar como está sendo desenvolvido o trabalho com a literatura infantil na sala de aula das series iniciais do Ensino Fundamental das escolas. Abordaremos a literatura infantil como uma ferramenta de suma importância para o processo de formação de pequenos leitores. Pretendo provar que, ao contrário do que muitos pensam sobre como nossas crianças estão somente submetidos ao mundo da internet e jogos eletrônicos, há uma valorização do gênero literário, mesmo que em proporções menores, porém significativas. Por acreditarmos que seja um veículo que possa proporciona às crianças o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, analisamos de que forma professores trabalham a mesma em sala de aula, identificando se as leituras são adequadas ao nível de desenvolvimento da criança, averiguando se reconhecem a sua importância para o desenvolvimento desta, analisando se em sua prática conseguem despertar o interesse e atenção de seus alunos e avaliando a possibilidade desta prática influenciar no comportamento leitor destes. Para isso, realizamos uma pesquisa com intervenções pedagógicas na sala de aula e observação de como nossos alunos se comportaram diante do desenvolvimento da nossa proposta de trabalho com a literatura infantil e se as crianças reconhecem a importância da literatura, despertando o interesse dos alunos com nossa forma de contar história e ainda pudemos perceber que a sua prática influi positivamente no comportamento leitor das crianças, aumentando a frequência de escolha das mesmas em relação aos livros infantis em suas atividades. Literatura Infantil; Formação do leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.