O presente artigo tem como objetivo destacar a necessidade da literatura fazer parte do dia a dia das crianças, assim como a televisão e a internet e verificar como está sendo desenvolvido o trabalho com a literatura infantil na sala de aula das series iniciais do Ensino Fundamental das escolas. Abordaremos a literatura infantil como uma ferramenta de suma importância para o processo de formação de pequenos leitores. Pretendo provar que, ao contrário do que muitos pensam sobre como nossas crianças estão somente submetidos ao mundo da internet e jogos eletrônicos, há uma valorização do gênero literário, mesmo que em proporções menores, porém significativas. Por acreditarmos que seja um veículo que possa proporciona às crianças o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, analisamos de que forma professores trabalham a mesma em sala de aula, identificando se as leituras são adequadas ao nível de desenvolvimento da criança, averiguando se reconhecem a sua importância para o desenvolvimento desta, analisando se em sua prática conseguem despertar o interesse e atenção de seus alunos e avaliando a possibilidade desta prática influenciar no comportamento leitor destes. Para isso, realizamos uma pesquisa com intervenções pedagógicas na sala de aula e observação de como nossos alunos se comportaram diante do desenvolvimento da nossa proposta de trabalho com a literatura infantil e se as crianças reconhecem a importância da literatura, despertando o interesse dos alunos com nossa forma de contar história e ainda pudemos perceber que a sua prática influi positivamente no comportamento leitor das crianças, aumentando a frequência de escolha das mesmas em relação aos livros infantis em suas atividades.
Literatura Infantil; Formação do leitor.