Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE OS CRUSTÁCEOS.

Palavra-chaves: CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ARTRÓPODES, CRUSTÁCEOS, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Existem mais de 40.000 espécies de crustáceos e, dentre essas inúmeras espécies incluem-se neste o grupo os siris, caranguejos, camarões, lagostas, cracas, tatuzinhos de jardim, anfípodes, copépodes, cladóceros entre outros. No tocante ao ensino de Ciências e Biologia, trabalhos que visem identificar os conhecimentos prévios dos estudantes podem auxiliar o professor no momento de planejamentos de suas aulas relacionando o conteúdo ao interesse dos alunos, contribuindo ainda para uma melhor mediação dos conceitos científicos em sala de aula. Neste sentido, o objetivo do trabalho consistiu a presença de identificar as concepções alternativas sobre o tema “Crustáceos” (morfologia e ecologia) junto aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de escola pública. O trabalho foi realizado na Escola Estadual José Fernandes Machado, Natal/RN, durante julho e agosto, no 7º ano do Ensino Fundamental II, junto a 23 alunos. Esta escola é lócus de intervenção do PIBID/UNIFACEX, Subprojeto Biologia. A proposta metodológica baseia-se em três etapas: etapa 1→ elaboração do questionário; etapa 2→ aplicação do questionário na escola; etapa 3→ análise dos dados. Os dados quali e quantitativos foram categorizados e organizados de acordo com a proporção da apresentação das concepções dos alunos. Constatamos que eles conhecem pouca variedade de crustáceos e, dentre estes, apenas os que têm relação com a alimentação, tais como caranguejos, lagostas e camarão. Fizeram associação satisfatória com relação ao ambiente em que estes organismos vivem (habitai), porém não reconhecem especificamente sua importância (nicho ecológico). No entanto, os alunos relacionaram apenas os crustáceos que pertencem a ambientes aquáticos. Consideramos que os alunos apresentaram poucas informações relacionadas a esses animais antes de ter contato com o ensino de Ciências formal e que isso deve ser aproveitado e trabalhado a pelos docentes.

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