Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 271
A INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DO ANO DE 2015, DO CENTRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM TEMPO INTEGRAL-CEPTI DE REGENERAÇÃO-PI

Palavra-chaves: INSERÇÃO, EGRESSO, MERCADO DE TRABALHO Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho sobre a inserção profissional dos egressos do curso técnico de informática do ano de 2015, do centro de ensino profissional em tempo integral-cepti (Unidade Escolar Aurora Barbosa de Oliveira) de Regeneração-PI, permite conhecer a concepção dos egressos sobre a oferta do curso considerando a demanda e a realidade da região. Tendo como objetivos especificos: Identificar o perfil social dos egressos do curso de informática. Identificar se os egressos estão atuando no mercado de trabalho em sua área de formação. Apresentando como problemática a inserção profissional dos egressos do curso técnico de informática da turma de 2015 do CEPTI no mercado de trabalho. Considerando a hipótese de uma boa inserção desses profissionais no mercado de trabalho pela amplitude de aplicação do seu trabalho que vai além do computador e da informática, sendo necessário esses profissionais nos diversos setores da economia e das empresas de modo geral. A realização desse estudo é baseada em alguns autores como: Frigotto, Dicsin, Machado, Milione, Parasuraman e Handy. o que os mesmos falam sobre o tema. O trabalho apresenta dados de uma pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualitativa, utilizando entrevistas, com aplicação de questionários aos egressos do curso técnico em informática que concluíram em 2015 . Por fim, os resultados obtidos foram analisados e discutidos, mostrando de modo geral que os egressos tiveram dificuldades de serem inseridos no mercado de trabalho na sua área de formação, o que levou uma grande maioria procurar outras áreas no mercado sem ligação com suas competências como técnico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.