Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL EM AULAS DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/ UEPB.

Palavra-chaves: LITERATURA DE CORDEL, ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35417
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2832
    "inscrito_id" => 1921
    "titulo" => """
      A INSERÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL EM AULAS DE\r\n
      HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/ UEPB.
      """
    "resumo" => """
      A literatura de cordel apresenta-se como uma das mais ricas manifestações da cultura\r\n
      popular do Nordeste, com capacidade de ser contextualizada e reproduzida no ambiente escolar; com uma\r\n
      linguagem interessante e como uma importante ferramenta pedagógica capaz de promover questionamentos,\r\n
      despertar o imaginário e a reflexão, assim como incitar a capacidade cognitiva. Sabe-se que a História é vista\r\n
      como mais uma disciplina exaustiva, difícil e abstrata, segundo a opinião da maioria dos alunos do ensino\r\n
      médio. Dessa forma, é com base nessa proposta de inovação que a equipe do PIBID realizou um relato de\r\n
      experiência com a turma do 2° ano D, na escola atuante Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio\r\n
      Solon de Lucena, utilizando-se da literatura de cordel. A proposta inicial foi a apresentação de um exemplo\r\n
      de cordel pronto e uma folha distribuída aos alunos, ensinando-os como produzir seus próprios cordéis, isso\r\n
      para auxiliar na compreensão. Será abordado no decorrer do artigo como o uso da literatura cordel na\r\n
      História pode contribuir na dinâmica do aprendizado, pontuando também as problemáticas envolvidas nessa\r\n
      prática, pelo simples fato de que o professor, muitas vezes, ignora práticas pedagógicas novas, fazendo seu\r\n
      aluno perder o interesse e achar a aula de história desinteressante. No entanto, para mudar essa visão é\r\n
      necessário que o docente mude sua postura e acompanhe as mudanças na sua forma de ensino, buscando\r\n
      novos recursos. De forma a criar um elo entre o ensino e a modalidade didática proposta, mostrando que arte\r\n
      e cultura podem ser um suporte para disciplinas como a História.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1921_22092017162335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ DOS SANTOS BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ SANTOS"
    "autor_email" => "beatrizbatistas2@outlook."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35417
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2832
    "inscrito_id" => 1921
    "titulo" => """
      A INSERÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL EM AULAS DE\r\n
      HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/ UEPB.
      """
    "resumo" => """
      A literatura de cordel apresenta-se como uma das mais ricas manifestações da cultura\r\n
      popular do Nordeste, com capacidade de ser contextualizada e reproduzida no ambiente escolar; com uma\r\n
      linguagem interessante e como uma importante ferramenta pedagógica capaz de promover questionamentos,\r\n
      despertar o imaginário e a reflexão, assim como incitar a capacidade cognitiva. Sabe-se que a História é vista\r\n
      como mais uma disciplina exaustiva, difícil e abstrata, segundo a opinião da maioria dos alunos do ensino\r\n
      médio. Dessa forma, é com base nessa proposta de inovação que a equipe do PIBID realizou um relato de\r\n
      experiência com a turma do 2° ano D, na escola atuante Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio\r\n
      Solon de Lucena, utilizando-se da literatura de cordel. A proposta inicial foi a apresentação de um exemplo\r\n
      de cordel pronto e uma folha distribuída aos alunos, ensinando-os como produzir seus próprios cordéis, isso\r\n
      para auxiliar na compreensão. Será abordado no decorrer do artigo como o uso da literatura cordel na\r\n
      História pode contribuir na dinâmica do aprendizado, pontuando também as problemáticas envolvidas nessa\r\n
      prática, pelo simples fato de que o professor, muitas vezes, ignora práticas pedagógicas novas, fazendo seu\r\n
      aluno perder o interesse e achar a aula de história desinteressante. No entanto, para mudar essa visão é\r\n
      necessário que o docente mude sua postura e acompanhe as mudanças na sua forma de ensino, buscando\r\n
      novos recursos. De forma a criar um elo entre o ensino e a modalidade didática proposta, mostrando que arte\r\n
      e cultura podem ser um suporte para disciplinas como a História.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1921_22092017162335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ DOS SANTOS BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ SANTOS"
    "autor_email" => "beatrizbatistas2@outlook."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A literatura de cordel apresenta-se como uma das mais ricas manifestações da cultura popular do Nordeste, com capacidade de ser contextualizada e reproduzida no ambiente escolar; com uma linguagem interessante e como uma importante ferramenta pedagógica capaz de promover questionamentos, despertar o imaginário e a reflexão, assim como incitar a capacidade cognitiva. Sabe-se que a História é vista como mais uma disciplina exaustiva, difícil e abstrata, segundo a opinião da maioria dos alunos do ensino médio. Dessa forma, é com base nessa proposta de inovação que a equipe do PIBID realizou um relato de experiência com a turma do 2° ano D, na escola atuante Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, utilizando-se da literatura de cordel. A proposta inicial foi a apresentação de um exemplo de cordel pronto e uma folha distribuída aos alunos, ensinando-os como produzir seus próprios cordéis, isso para auxiliar na compreensão. Será abordado no decorrer do artigo como o uso da literatura cordel na História pode contribuir na dinâmica do aprendizado, pontuando também as problemáticas envolvidas nessa prática, pelo simples fato de que o professor, muitas vezes, ignora práticas pedagógicas novas, fazendo seu aluno perder o interesse e achar a aula de história desinteressante. No entanto, para mudar essa visão é necessário que o docente mude sua postura e acompanhe as mudanças na sua forma de ensino, buscando novos recursos. De forma a criar um elo entre o ensino e a modalidade didática proposta, mostrando que arte e cultura podem ser um suporte para disciplinas como a História.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.