Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DOS TEMAS GERADORES NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO EM UMA GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

Palavra-chaves: COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA, INTERAÇÃO VIRTUAL, FÓRUM DE DISCUSSÃO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35410
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3400
    "inscrito_id" => 2993
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DOS TEMAS GERADORES NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO EM UMA GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA"
    "resumo" => "Os fóruns de discussão são ferramentas de comunicação fundamentais ao desenvolvimento da aprendizagem na educação à distância, portanto, este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre os temas geradores dos fóruns de discussão com o desempenho e a participação de uma turma de 40 alunos do 1º semestre do Curso de Ciências Biológicas à distância, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, pelo programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, polo Maracanaú-CE, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A análise se deu por meio de critérios qualitativos e quantitativos, sendo utilizada a observação dos diálogos e o desempenho dos alunos em 15 fóruns temáticos, distribuídos ao longo das cinco disciplinas que compunham o 1º semestre do curso (fevereiro a junho/2017). Foi observado que a temática geradora do fórum de discussão repercutiu significativamente na participação dos alunos, tanto em relação à quantidade, quanto em relação à qualidade das postagens. Em fóruns cujos temas geradores instigavam a discussão, foi percebida uma média de 3,57 participações por aluno. Entretanto, em fóruns cuja temática central estava vinculada à definição de conceitos a média caiu para 2,78 participações por aluno, nos revelando a necessidade de refletirmos e planejarmos a escolha dos temas geradores dos fóruns de discussão, privilegiando aqueles que favorecem a discussão em grupo. Fóruns cuja temática central está voltada somente à definição de conceitos (fóruns conceituais), embora tenham sua importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, favorecem a presença de participações isoladas, ao passo que fóruns cujo tema central está relacionado a uma discussão sobre uma determinada situação problema (fóruns discursivos), favorecem a discussão no grupo. O trabalho nos evidencia que, para uma maior efetividade dessa ferramenta educacional, é necessário que o planejamento das disciplinas preze pela elaboração de fóruns cujos temas, além de conterem objetivos claros, bem definidos e pertinentes à disciplina, contenham enunciados contextualizados, com questões problematizadoras que instiguem o aluno a ampliar suas ideias, buscar recursos didáticos diversos como subsídios que fundamentem suas postagens e que provoquem, efetivamente, as discussões e promovam uma maior participação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA, INTERAÇÃO VIRTUAL, FÓRUM DE DISCUSSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID2993_12102017125142.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTAVIO VIEIRA SOBREIRA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OTAVIO JUNIOR"
    "autor_email" => "otaviojunior99@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35410
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3400
    "inscrito_id" => 2993
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DOS TEMAS GERADORES NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO EM UMA GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA"
    "resumo" => "Os fóruns de discussão são ferramentas de comunicação fundamentais ao desenvolvimento da aprendizagem na educação à distância, portanto, este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre os temas geradores dos fóruns de discussão com o desempenho e a participação de uma turma de 40 alunos do 1º semestre do Curso de Ciências Biológicas à distância, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, pelo programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, polo Maracanaú-CE, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A análise se deu por meio de critérios qualitativos e quantitativos, sendo utilizada a observação dos diálogos e o desempenho dos alunos em 15 fóruns temáticos, distribuídos ao longo das cinco disciplinas que compunham o 1º semestre do curso (fevereiro a junho/2017). Foi observado que a temática geradora do fórum de discussão repercutiu significativamente na participação dos alunos, tanto em relação à quantidade, quanto em relação à qualidade das postagens. Em fóruns cujos temas geradores instigavam a discussão, foi percebida uma média de 3,57 participações por aluno. Entretanto, em fóruns cuja temática central estava vinculada à definição de conceitos a média caiu para 2,78 participações por aluno, nos revelando a necessidade de refletirmos e planejarmos a escolha dos temas geradores dos fóruns de discussão, privilegiando aqueles que favorecem a discussão em grupo. Fóruns cuja temática central está voltada somente à definição de conceitos (fóruns conceituais), embora tenham sua importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, favorecem a presença de participações isoladas, ao passo que fóruns cujo tema central está relacionado a uma discussão sobre uma determinada situação problema (fóruns discursivos), favorecem a discussão no grupo. O trabalho nos evidencia que, para uma maior efetividade dessa ferramenta educacional, é necessário que o planejamento das disciplinas preze pela elaboração de fóruns cujos temas, além de conterem objetivos claros, bem definidos e pertinentes à disciplina, contenham enunciados contextualizados, com questões problematizadoras que instiguem o aluno a ampliar suas ideias, buscar recursos didáticos diversos como subsídios que fundamentem suas postagens e que provoquem, efetivamente, as discussões e promovam uma maior participação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA, INTERAÇÃO VIRTUAL, FÓRUM DE DISCUSSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID2993_12102017125142.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTAVIO VIEIRA SOBREIRA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OTAVIO JUNIOR"
    "autor_email" => "otaviojunior99@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os fóruns de discussão são ferramentas de comunicação fundamentais ao desenvolvimento da aprendizagem na educação à distância, portanto, este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre os temas geradores dos fóruns de discussão com o desempenho e a participação de uma turma de 40 alunos do 1º semestre do Curso de Ciências Biológicas à distância, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, pelo programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, polo Maracanaú-CE, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A análise se deu por meio de critérios qualitativos e quantitativos, sendo utilizada a observação dos diálogos e o desempenho dos alunos em 15 fóruns temáticos, distribuídos ao longo das cinco disciplinas que compunham o 1º semestre do curso (fevereiro a junho/2017). Foi observado que a temática geradora do fórum de discussão repercutiu significativamente na participação dos alunos, tanto em relação à quantidade, quanto em relação à qualidade das postagens. Em fóruns cujos temas geradores instigavam a discussão, foi percebida uma média de 3,57 participações por aluno. Entretanto, em fóruns cuja temática central estava vinculada à definição de conceitos a média caiu para 2,78 participações por aluno, nos revelando a necessidade de refletirmos e planejarmos a escolha dos temas geradores dos fóruns de discussão, privilegiando aqueles que favorecem a discussão em grupo. Fóruns cuja temática central está voltada somente à definição de conceitos (fóruns conceituais), embora tenham sua importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, favorecem a presença de participações isoladas, ao passo que fóruns cujo tema central está relacionado a uma discussão sobre uma determinada situação problema (fóruns discursivos), favorecem a discussão no grupo. O trabalho nos evidencia que, para uma maior efetividade dessa ferramenta educacional, é necessário que o planejamento das disciplinas preze pela elaboração de fóruns cujos temas, além de conterem objetivos claros, bem definidos e pertinentes à disciplina, contenham enunciados contextualizados, com questões problematizadoras que instiguem o aluno a ampliar suas ideias, buscar recursos didáticos diversos como subsídios que fundamentem suas postagens e que provoquem, efetivamente, as discussões e promovam uma maior participação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.