Os fóruns de discussão são ferramentas de comunicação fundamentais ao desenvolvimento da aprendizagem na educação à distância, portanto, este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre os temas geradores dos fóruns de discussão com o desempenho e a participação de uma turma de 40 alunos do 1º semestre do Curso de Ciências Biológicas à distância, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, pelo programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, polo Maracanaú-CE, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A análise se deu por meio de critérios qualitativos e quantitativos, sendo utilizada a observação dos diálogos e o desempenho dos alunos em 15 fóruns temáticos, distribuídos ao longo das cinco disciplinas que compunham o 1º semestre do curso (fevereiro a junho/2017). Foi observado que a temática geradora do fórum de discussão repercutiu significativamente na participação dos alunos, tanto em relação à quantidade, quanto em relação à qualidade das postagens. Em fóruns cujos temas geradores instigavam a discussão, foi percebida uma média de 3,57 participações por aluno. Entretanto, em fóruns cuja temática central estava vinculada à definição de conceitos a média caiu para 2,78 participações por aluno, nos revelando a necessidade de refletirmos e planejarmos a escolha dos temas geradores dos fóruns de discussão, privilegiando aqueles que favorecem a discussão em grupo. Fóruns cuja temática central está voltada somente à definição de conceitos (fóruns conceituais), embora tenham sua importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, favorecem a presença de participações isoladas, ao passo que fóruns cujo tema central está relacionado a uma discussão sobre uma determinada situação problema (fóruns discursivos), favorecem a discussão no grupo. O trabalho nos evidencia que, para uma maior efetividade dessa ferramenta educacional, é necessário que o planejamento das disciplinas preze pela elaboração de fóruns cujos temas, além de conterem objetivos claros, bem definidos e pertinentes à disciplina, contenham enunciados contextualizados, com questões problematizadoras que instiguem o aluno a ampliar suas ideias, buscar recursos didáticos diversos como subsídios que fundamentem suas postagens e que provoquem, efetivamente, as discussões e promovam uma maior participação.