A INFLUÊNCIA DOS TEMAS GERADORES NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO EM UMA GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35410 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3400 "inscrito_id" => 2993 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DOS TEMAS GERADORES NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO EM UMA GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA" "resumo" => "Os fóruns de discussão são ferramentas de comunicação fundamentais ao desenvolvimento da aprendizagem na educação à distância, portanto, este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre os temas geradores dos fóruns de discussão com o desempenho e a participação de uma turma de 40 alunos do 1º semestre do Curso de Ciências Biológicas à distância, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, pelo programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, polo Maracanaú-CE, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A análise se deu por meio de critérios qualitativos e quantitativos, sendo utilizada a observação dos diálogos e o desempenho dos alunos em 15 fóruns temáticos, distribuídos ao longo das cinco disciplinas que compunham o 1º semestre do curso (fevereiro a junho/2017). Foi observado que a temática geradora do fórum de discussão repercutiu significativamente na participação dos alunos, tanto em relação à quantidade, quanto em relação à qualidade das postagens. Em fóruns cujos temas geradores instigavam a discussão, foi percebida uma média de 3,57 participações por aluno. Entretanto, em fóruns cuja temática central estava vinculada à definição de conceitos a média caiu para 2,78 participações por aluno, nos revelando a necessidade de refletirmos e planejarmos a escolha dos temas geradores dos fóruns de discussão, privilegiando aqueles que favorecem a discussão em grupo. Fóruns cuja temática central está voltada somente à definição de conceitos (fóruns conceituais), embora tenham sua importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, favorecem a presença de participações isoladas, ao passo que fóruns cujo tema central está relacionado a uma discussão sobre uma determinada situação problema (fóruns discursivos), favorecem a discussão no grupo. O trabalho nos evidencia que, para uma maior efetividade dessa ferramenta educacional, é necessário que o planejamento das disciplinas preze pela elaboração de fóruns cujos temas, além de conterem objetivos claros, bem definidos e pertinentes à disciplina, contenham enunciados contextualizados, com questões problematizadoras que instiguem o aluno a ampliar suas ideias, buscar recursos didáticos diversos como subsídios que fundamentem suas postagens e que provoquem, efetivamente, as discussões e promovam uma maior participação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA, INTERAÇÃO VIRTUAL, FÓRUM DE DISCUSSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID2993_12102017125142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTAVIO VIEIRA SOBREIRA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "OTAVIO JUNIOR" "autor_email" => "otaviojunior99@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35410 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3400 "inscrito_id" => 2993 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DOS TEMAS GERADORES NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO EM UMA GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA" "resumo" => "Os fóruns de discussão são ferramentas de comunicação fundamentais ao desenvolvimento da aprendizagem na educação à distância, portanto, este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre os temas geradores dos fóruns de discussão com o desempenho e a participação de uma turma de 40 alunos do 1º semestre do Curso de Ciências Biológicas à distância, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, pelo programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, polo Maracanaú-CE, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A análise se deu por meio de critérios qualitativos e quantitativos, sendo utilizada a observação dos diálogos e o desempenho dos alunos em 15 fóruns temáticos, distribuídos ao longo das cinco disciplinas que compunham o 1º semestre do curso (fevereiro a junho/2017). Foi observado que a temática geradora do fórum de discussão repercutiu significativamente na participação dos alunos, tanto em relação à quantidade, quanto em relação à qualidade das postagens. Em fóruns cujos temas geradores instigavam a discussão, foi percebida uma média de 3,57 participações por aluno. Entretanto, em fóruns cuja temática central estava vinculada à definição de conceitos a média caiu para 2,78 participações por aluno, nos revelando a necessidade de refletirmos e planejarmos a escolha dos temas geradores dos fóruns de discussão, privilegiando aqueles que favorecem a discussão em grupo. Fóruns cuja temática central está voltada somente à definição de conceitos (fóruns conceituais), embora tenham sua importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, favorecem a presença de participações isoladas, ao passo que fóruns cujo tema central está relacionado a uma discussão sobre uma determinada situação problema (fóruns discursivos), favorecem a discussão no grupo. O trabalho nos evidencia que, para uma maior efetividade dessa ferramenta educacional, é necessário que o planejamento das disciplinas preze pela elaboração de fóruns cujos temas, além de conterem objetivos claros, bem definidos e pertinentes à disciplina, contenham enunciados contextualizados, com questões problematizadoras que instiguem o aluno a ampliar suas ideias, buscar recursos didáticos diversos como subsídios que fundamentem suas postagens e que provoquem, efetivamente, as discussões e promovam uma maior participação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA, INTERAÇÃO VIRTUAL, FÓRUM DE DISCUSSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID2993_12102017125142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTAVIO VIEIRA SOBREIRA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "OTAVIO JUNIOR" "autor_email" => "otaviojunior99@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }